Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 2 de julho de 2015


      Mas o Atlético Paranaense arranjou um guri de 21 anos  pra jogar na sua meia-cancha que me impressionou. Otávio é o seu nome. Vi ontem pela primeira vez, contra o São Paulo. O menino corre pelo resto time. Uma pena que é baixinho, mas é veloz e se movimenta o jogo inteiro. Prestem a atenção nele.  É formado no próprio clube e ontem jogou com a camisa número sete.

O que a Copa America fez com eles !

        Está até engraçado ouvir as transmissões do Brasileirão, depois do que houve com a Seleção lá no Chile. A toda hora entra alguém dizendo que temos mudar nossas táticas, nossos esquemas de jogar, coisas desse tipo.  Ontem, ouvi até um profissional dizer que "o Brasil precisa aprender com Paraguai, que coloca duas linhas de quatro em campo e complica seus adversários".  É claro que mudei de canal.  "Aprender com o Paraguai" é demais pra mim.  Os 'caras' voltaram do Chile abobalhados.

O que fizeram com o Marin ?



            Só se sabe que a Justiça dos Estados Unidos pediu a extradição do brasileiro José Maria Marin. Mas ninguém tem notícias de como está o ex-presidente da CBF, a sua saúde, etc. Suíça não é o Brasil.  Aqui a gente sabe tudo o que acontece nesta Operação Lava Jato. Cada "pum" que o doleiro solta, saí nos jornais e dá na televisão.  Lá não. Trancaram os dirigentes do futebol e ninguém mais fala nos caras.

             Tudo bem que esse velho não presta mesmo, mas é estranho que a gente não veja o nosso governo  se movimentando. Afinal, é um cidadão brasileiro.  Se ele é bandido ( e eu acho que é mesmo) que seja julgado aqui, fique preso aqui. Mas não podemos submeter a nossa gente aos caprichos de suíços ou norte-americanos. Não é mesmo ?

       

Vejam aonde está o dinheiro !




        Esse bom pessoal da "Música Sertaneja" está com muito dinheiro no bolso mesmo.  Vejam que o Mateus (da dupla Jorge&Mateus) construiu um lago artificial para praticar o wakeboard, que é o seu esporte favorito.

         O lago terá ampla estrutura, com cinco torres de cabos para puxar as pranchas que levam os atletas. Assim, eles não precisam de barcos ou lanchas para serem rebocados. Coisa moderna, estrutura semelhante a dos maiores "cable parks" (parques com teleféricos) do mundo. E vejam como já está o lago, que será inaugurado em dezembro.
         
         Uma praia artificial com 100 metros de extensão, piscina, bar, restaurantes e até um hotel serão algumas atrações do "Sunset Wake Park", que vai atrair muita gente de fora para Goiânia. Uma loucura.
SPORT, UM LIDER LEGÍTIMO



     E o Sport confirmou mesmo aqueles 3 a 0 do primeiro tempo, derrotando o Inter, ontem à noite lá no Recife (foto) . Que campanha é essa, hein ? É o único invicto do Brasileirão, com 6 vitórias e 4 empates em 10 jogos. Se continuar ganhando em casa e empatando fora, o Sport vai ser campeão.

       Outro que desandou a ganhar é o meu Grêmio, que derrotou o Cruzeiro em POA, por 1 a 0, gol de Douglas cobrando pênalti. Com Roger no comando, o espírito de luta do Tricolor é outro. Esta foi a quarta vitória seguida.

       O nosso Atlético Paranaense respirou de novo, vencendo o São Paulo por 2 a 1 e retornando ao G4. Em compensação, o nosso Coritiba perdeu de novo, agora para o Galo, lá em Minas Gerais, por 2 a 0. É água de morro abaixo.

         E o Palmeiras, que ganhou de novo. Será que o Verdão se ajeitou mesmo?  Meteu 2 a 0 na Chapecoense. Mas vamos ver como será fora de casa, contra a Ponte Preta.
           O ex-goleiro do Goytacaz Futebol Clube que virou puxador oficial da Escola de Samba Império Serrano e que fez uma linda carreira de cantor. Mas o diabetes lhe tirou a visão de um dos olhos, e ele acabou morrendo atropelado, com apenas 55 anos.

                        R O B E R T O      R I B E I R O


                    

         Aprendi a admirar o talento de ROBERTO RIBEIRO por causa deste samba de Nelson Rufino, que aparece no vídeo acima, e que se chama "VAZIO", gravado em 1979.  Eu estava numa roda de samba em Pelotas-RS, quando escutei aquela letra incrível feita em cima de uma melodia irretocável: "Está faltando uma coisa em mim  / E é você amor, tenho certeza sim / Nossos momentos foram algo mais / Sem eles hoje eu / Não tenho paz..."  
        Muita gente conhece esse samba como "Está faltando uma coisa em mim".   De qualquer forma,  é mesmo um samba magnífico.  Ouça aí pra ver.
       
          O nome de Roberto Ribeiro era na verdade Dermeval Miranda Maciel. Ele nasceu em Campos dos Goytacazes, Estado do Rio de Janeiro, no dia 20 de julho de 1940, filho do jardineiro Roberto Ribeiro de Miranda e da dona Júlia Maciel Miranda.  Apesar de ser do interior, Roberto desde menino era um verdadeiro carioca, apaixonado por futebol e samba. Aos 9 anos, trabalhava como entregador de leite, mas já frequentava a Escola de Samba Amigos da Farra, da cidade de Campos. Também participava das festas de tradição "Boi Pintadinho".


                         Roberto foi jogador de futebol profissional em sua cidade natal. Ele era conhecido como "Pneu", o goleiro do Goytacaz Futebol Clube, até 1965, quando se mudou para o Rio, em busca de um lugar em um clube grande carioca. E chegou a treinar no Fluminense, mas começou a trabalhar com música e a se apresentar na Rádio Mauá do Rio. O futebol ficou pra trás.
                          E foi sua performance como cantor que chamou a atenção da compositora Liette de Souza (irmã do compositor Jorge Lucas), que viria a ser esposa de Roberto.  E foi ela que  se encarregou de apresentá-lo aos sambistas da Império Serrano.  Roberto passou a frequentar as rodas de samba da tradicional escola de Madureira. Impressionou e foi convidado pelos dirigentes para puxar na avenida o samba-enredo do Carnaval de 1971, o que não foi possível, porque Roberto teve que se empenhar para lançar seus primeiros discos. Mas a partir de 74 , ele firmou-se como puxador oficial da Império, defendendo a Escola até o Carnaval de 81.
                        Sua carreira de cantor ganhou impulso em 72, com a gravação de três compactos em parceria com a cantora Elza Soares e, logo em seguida, os dois gravaram então o LP "Elza Soares e Roberto Ribeiro - Sangue, Suor e Raça", que fez sucesso.  No ano seguinte, a parceria foi com Simone, com novo sucesso. E finalmente veio o primeiro álbum solo, "Roberto Ribeiro".
                       Roberto Ribeiro gravou mais de 20 discos, com grandes sucessos populares, como as canções "Acreditar",  "Estrela de Madureira",  "Todo Menino é um Rei",  Vazio (que está no nosso vídeo), "Malandros Maneiros",  "Fala Brasil",  "Amor de Verdade" e vários outros.

                      E a carreira de Roberto continuava crescendo, até que ele passou a sofrer de um sério problema de vista, acabando por perder um olho, em razão de uma contaminação por fungo, agravada pelo diabetes.  E foi então que ele acabou sendo atropelado no bairro de Jacarepaguá, perdendo estupidamente a vida, quando tinha apenas 55 anos.



                           Sua vida está contada no livro "Dez anos de saudade", escrito por sua esposa Liette de Souza Maciel e distribuído pela Potiguar Editora.


                    




                                     

AS MELHORES DO FACEBOOK

    
      A gente precisa se gostar mesmo. Linda postagem da amiga Romanella Roman, que é de São Paulo