Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 23 de junho de 2012

Brasileirão tem novo lider

           O Cruzeiro meteu 3 a 1 no Vasco, em pleno Estádio São Jaunário, no Rio, e é o novo lider do Brasileirão. Montillo fez o primeiro (foto), Wellington marcou o segundo e Anselmo Ramon consolidou a vitória mineira, fruto de uma grande apresentação da Raposa.  Rodolfo fez o gol  vascaíno.
           Foi provavelmente a melhor apresentação do Cruzeiro na atual temporada. O time conquistou sua quarta vitória seguida na competição. Pelo jeito, é candidato ao título.

Esta derrota o Leão não segura

                  Com um gol de Ivan, a Portuguesa derrotou o São Paulo, por 1 a 0, esta tarde no Canindé, num resultado até surpreendente. Eliminado na Copa do Brasil, o Tricolor buscava reabilitação, mas seus craques de Seleção (Lucas, Fernandinho, Casemiro e Jadson) não funcionaram mais uma vez.
                 Cá pra nós, eu acho que Emerson Leão não aguenta mais esta derrota. Podem esperar que nas próximas horas teremos novidades no Morumbi. O goleiro Dida (foto), campeão mundial, teve ótima estréia na Lusa. Foi muito exigido e fez grandes defesas.

Série D começou com vitória do Sampaio

     O Sampaio Corrêa, do Maranhão, foi o primeiro time a vencer na Série D do Campeonato Brasileiro. E ganhou fora de casa, derrotando o Mixto de Cuiabá, por 3 a 1. O  jogo abriu o campeonato, hoje à tarde, e os maranhenses ganharam de virada.

      O Mixto saiu na frente, com gol de Furlan logo aos 10 minutos. Mas ainda no primeiro tempo Célio Codó (foto) marcou duas vezes e virou a partida. Na fase final, o Sampáio continuou dominando e, aos 18 minutos, Cleitinho deu números finais ao jogo, que valeu pelo Grupo 2 da competição.
       Amanhã, mais 15 jogos completarão a primeira rodada, inclusive com a presença dos dois representantes do Paraná. O Cianorte estréia em casa, contra o Marília, enquanto o Arapongas vai o Rio Grande do Sul para enfrentar o Brasil de Pelotas.

Mais um jogo fraco. França eliminada

      A maior parte dos jogos da Eurocopa tem sido ruins. E hoje também foi.  Sem brilhar, a Espanha eliminou a França, fazendo 2 a 0, com dois gols de Xabi Alonso, o segundo deles na cobrança de um penalti. Na Europa a situação é a seguinte: a Espanha troca passes e os outros morrem de medo, jogam pra perder de pouco.

        O próximo compromisso os espanhois será contra Portugal, já pelas semifinais, na terça-feira, também em Donetsk (Ucrânia), mesmo local da partida de hoje. Meu palpite é de que os portugueses vão tremer também. Mas vou torcer por eles.

Na Argentina, River volta à Elite

       Foi emocionante a volta do River Plate à Primeira Divisão Argentina, ocorrida esta tarde, no Estádio Monumental de Nuñez, com a vitória de 2 a 0 sobre o Almirante Brown. A faixa aberta por um torcedor na arquibancada diz tudo: "363 Noites Sonhando Com Esse Dia".
       Dono de uma enorme torcida e do maior estádio da Argentina, o River conquistou hoje o título da Segunda Divisão. O vice-campeão foi o Quilmes, que também sobe para a Primeira Divisão.
        Jogadores que estavam atuando na Europa voltaram ao País para ajudar o River a subir. Entre eles, Davi Trézéguet, francês criado na Argentina, onde começou a jogar futebol pelo Platense. Retornando à Europa, foi campeão mundial de 98 com a Seleção Francesa e jogou dez anos na Juventus, da Itália. Aos 34 anos, ele foi o autor dos dois gols da vitória do River, agora há pouco, e ainda perdeu um penalti. E vejam na foto como ele vibrou com a vitória.
       O técnico que devolve o River Plate à Elite Argentina é Matias Almeida, ex-craque da Seleção Platina, que terminou a partida aos prantos. E nas tribunas, entre muitos nomes famosos, estava Daniel Passarella, capitão argentino na conquista do Mundial de 78, roendo as unhas nervosamente na torcida pelo seu River.
 

Está certo o Felipão. Só Barcos descansa

        É por atitudes assim que o técnico Luiz Felipe Scolari é respeitado há tantos anos. Enquanto a maior parte dos treinadores fica poupando jogadores as vésperas das grandes decisões, o palmeirense convocou praticamente todo o mundo para o clássico de amanhã com o Corinthians, pelo Brasileirão. Só o centroavante Barcos será poupado, porque está apresentando um alto índice de cansaço.
         Marcos Assunção, que também não jogará amanhã, já ficou de fora da segunda partida com o Grêmio e ainda continua sentindo dores.Os demais estão relacionados para o jogo, muito importante para o Palmeiras, que é o antepenúltimo na classificação, apenas um ponto a frente do seu adversário de amanhã. Os corinthianos disputarão o clássico com uma formação mista.

Vettel é pole, em Valência

            O piloto alemão Sebastian Vettel conquistou hoje cedo em Valência, a 33ª pole position de sua carreira, igualando-se a Jim Clark e Alain Prost.  Os únicos que ainda continuam a frente de Vettel agora, são Michael Schumacher (com 68 poles) e Ayrton Senna (61).  Desta forma, Vettel largará na frente no GP da Europa, que será disputado amanhã, a partir das 9 horas de Brasília.
            Lewis Hamilton larga em segundo e o venezuelano Pastor Maldonado será o terceiro. Felipe Massa e Bruno Senna foram mal outra vez. Vão largar em 13º e 14º, respectivamente.

Paraná Clube vai muito bem na Série B

       Com a vitória alcançada ontem à noite sobre o Joinville, 2 a 0 na Vila Capanema, o Paraná Clube chegou ao sétimo lugar do Campeonato Brasileiro, com 11 pontos conquistados em sete jogos. O Tricolor contou com  o apoio de 6 mil torcedores, que vibraram muito com os gols marcados por Cambará, aos 46 minutos do primeiro tempo, e pelo estreante Lúcio Flávio (foto), aos 24' da etapa final.
        Foi a terceira vitória seguida do time de Ricardinho, que está quatro pontos a frente do Atlético Paranaense, o outro representante do nosso Estado na Série B Nacional. Mas o Furacão joga hoje à noite, em Fortaleza, contra o Ceará.
       Amanhã à tarde, os paranistas já estarão de volta ao gramado, desta vez pela Segundona Paranaense, contra o Cascavel, também no Estádio Durival de Britto, na Capital.

Isso é que é ser azarado

     O tenista brasileiro Thomaz Bellucci está mesmo no seu ano de azar. Além de estar caindo no ranking da ATP e sem chance de participar dos Jogos Olímpicos, o canhoto de Tietê-SP levou azar também no sorteio para o Torneio de Wimbledon. Vai enfrentar na estréia o poderoso espanhol Rafael Nadal, que está ancioso para se recuperar do fracasso em Rolan Garros.
     O torneio começa segunda-feira, na "grama sagrada" do All England Club, em Londres (foto). A capital inglesa, que já vive em clima de euforia por causa das Olímpiadas, aguarda com grande expectativa o momento de rever os melhores tenistas do mundo.