Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 18 de abril de 2015

Goleiro reserva coloca
o Botafogo na decisão
 
 
            Terminou agora a dramática semifinal carioca, entre Botafogo e Fluminense. E foi uma loucura. Na partida, o Fogão devolveu os 2 a 1 sofridos no jogo de ida. E nos pênaltis, nova vitória alvinegra, por 9 a 8, com os goleiros decidindo a parada na derradeira cobrança.
         E aí, enquanto Diego Cavalheri mandou a bola longe da meta, o reserva botafoguense Renan, que substituiu Jefferson (contundido), fez o gol que colocou o time da estrela solitária na decisão do Estadual Carioca, contra o vencedor da partida de amanhã, entre Flamengo e Vasco.  Sobrou emoção no Estádio Nilton Santos, o "Engenhão".

  Grêmio está na final do Gauchão 



            O primeiro finalista do Campeonato Gaúucho de 2015 foi conhecido nesta tarde de sábado, em Porto Alegre. Na sua Arena, o Grêmio teve alguma dificuldade, mas voltou a derrotar o Juventude, por 2 a 1, e agora fica esperando o vencedor de Inter x Brasil de Pelotas, jogo de amanhã no Beira-Rio.  Os gremistas já haviam vencido o jogo de ida, em Caxias do Sul, por 1 a 0 e jogavam por um empate, esta tarde.

                Os gremistas querem muito mesmo esse título, para quebrar um jejum de quatro anos sem conquistas. Mais de 32 mil torcedores estiveram na Arena hoje, superando o público do último Grenal no Beira-Rio, que foi 29 mil pessoas. O primeiro tempo terminou empatado (1 a 1). Luan e Geromel fizeram os gols gremistas, com Douglas marcando para o Juventude, que jogou com uniforme totalmente laranja, um grande absurdo, diga-se de passagem.
   AMANHÃ É DIA DO ÍNDIO

        O domingo marca no Brasil o "Dia do Indio".  A comemoração foi criada por Getúlio Vargas em 1939.  O dia 19 de Abril é portanto uma data importante pra todos nós. Afinal, foram eles que cuidaram de tudo isto aqui, até que a gente chegasse nas caravelas portuguesas. Deveríamos dar carinho permanentemente aos nossos povos indígenas. Não apenas neste dia.

"OLHA O FRIO AÍ, GENTE"

               Pode esperar que o frio logo estará aqui no Paraná. Lá embaixo, a temperatura já caiu pra valer. Neste sábado, fez 7,9°C em Quaraí, no Rio Grande do Sul.  E em Santa Catarina tivemos 11,6°C no Morro da Igreja.  No nosso Estado, a temperatura mais baixa foi a de Clevelândia, 15°C.  Vou preparar os meus "moletons".

        Ontem, fui visitar a ExpoLondrina 2015 e, como ocorre todos os anos, voltei feliz com o que vi lá no Parque de Exposições Ney Braga. Nossa Feira continua sendo uma das melhores do Brasil. Mas a festa termina neste domingo.  Corra lá !

Dira Paes está grávida aos 45 anos !


 
            Ela ainda não fala sobre o assunto, mas todo mundo já sabe que, aos 45 anos de idade, a ótima atriz  (gosto muito dela) Dira Paes está esperando o seu segundo filho.   Uma fêmea e tanto, não é verdade ?
            Dira e o fotógrafo Pablo Baião já são pais do pequeno Inácio de cinco anos. A atriz global não quer falar sobre o assunto, porque o embrião ainda não completou três meses, tempo considerado de risco. Mas especialmente entre seus familiares e amigos lá de Belém, terra natal de Dira não há mais segredo. Inácio vai mesmo ganhar um irmãozinho. Ou irmãzinha.

É muito gol para um cara só !



           Marcar quatrocentos gols por um único clube é sim uma marca altamente expressiva. Lionel Messi chegou a esta marca neste sábado, na vitória do Barcelona sobre o Valência, por 2 a 0. O jogador argentino, que tem 28 anos, está no clube catalão desde 2004, 11 anos portanto. É o maior goleador da história do Barça. !
GP DO BAHREIN
Hamilton é pole. Já está perdendo a graça




         O Campeonato Mundial de Fórmula 1, que este ano prometia ser sensacional, já começa a cair numa indesejável monotonia. Hoje, Lewis Hamilton garantiu novamente a pole.  O GP do Bahrein será disputado amanhã, a partir do meio-dia de Brasília.
         Só dá Mercedes na frente e Ferrari logo em seguida. Os outros são apenas participantes. No circuito de Sakhir, os cinco primeiros a largar serão Hamilton (Mercedes), Vettel (Ferrari), Rosberg (Mercedes), Raikkonen (Ferrari) e Bottas (Williams).
          Os nossos brasileiros estão na balada de sempre. Felipe Massa desta vez foi superado por seu companheiro Valtteri Bottas e vai largar em sexto. E Felipe Nasr, que corre pela Sauber, já não impressiona tanto. Amanhã começa em 12º.

Já tem cheiro de decisão no ar !

        O melhor do fim-de-semana futebolístico virá amanhã, com grandes jogos.  Mas este sábado já nos traz pelo menos duas ótimas decisões semifinais dos certames estaduais.
           Daqui a pouco, a partir das 16 horas, já teremos Grêmio x Juventude, a primeira semifinal do Campeonato Gaucho. No jogo de ida, em Caxias do Sul, o Grêmio venceu por 1 a 0, com um golaço do Juliano. A vantagem é grande: é só o Tricolor não levar dois gols no jogo hoje que a vaga estará garantida.

           É incrível como o Grêmio está levando a sério esse Gauchão.  E com razão, pois está há quatro anos sem ganhar uma taça sequer, e sua torcida não aguenta mais. Com uma Arena tão grande e bonita, o Tricolor não pode mais ficar sem comemorar um título. O sonho é ganhar hoje e esperar o vencedor da semifinal de amanhã, entre Inter e Brasil de Pelotas. E então, fazer finalmente uma grande festa no seu estádio.



               Mas o sábado tem outro grande atrativo, a partir das 18h30. Botafogo e Fluminense também estarão brigando pra chegar a uma decisão. Jogam hoje para garantir uma vaga na final do Campeonato Carioca.  O Flu ganhou por 2 a 1 na primeira partida. Hoje só precisa empatar.

                 O jogo será o Estádio Nilton Santos, o "Engenhão". O grande ausente do Flu será Fred, suspenso. Mas o Fogão não terá o seu melhor jogador, o goleiro Jefferson. que está em recuperação de uma lesão.  Os dois vão fazer falta.

Um som de primeira



             Perdi uma boa chance de curtir boa música, na manhã deste sábado, no Mercadão da Prochet, aqui na Zona Sul de Londrina. A banda The Brothers esteve por lá, com o seu show. Um dos líderes da banda, o amigo Wilmar Aparecido Cirino, me mandou um convite, mas quando recebi não havia mais tempo. Fica para a próxima.
             Gosto muito de ver e ouvir o Wilmar tocar e cantar, com um dos seus companheiros, na Igreja da Paróquia Rainha dos Apóstolos, nas habituais missas que lá são realizadas às quintas-feiras, sempre ao meio-dia. O som é sensacional. E eles são muito bons também na música popular.

            Os críticos são praticamente unânimes em apontá-la como uma das mais afinadas vozes da história da música brasileira. O som perfeito sai da sua garganta. Não foi a toa que o saudoso maestro Oscar Castro Neves confiou a ela a sua melhor canção "ONDE ESTÁ VOCÊ", que abre esta postagem

                                  A L A Í D E      C O S T A    



                     



                                                       Na primeira vez que eu ouvi Alaíde cantando, meu corpo tremeu da cabeça aos pés. Foi em 1964, poucos meses antes de eu vir morar em Londrina. Eu tinha 23 anos e ela tinha então 29.  No clima barulhento de um festival, percebi que ela não errava uma nota sequer. E foi a partir deste momento que passei a me interessar por tudo o que ela cantava. Nunca mais perdi ela de vista.

                     
                                        
                                 Alaíde Costa Silveira Mondin Gomide é uma carioca que começou a aparecer para a música num programa chamado A raia miúda, produzido e apresentado por Renato Murce na famosa Rádio Nacional.  Cantava também na Tupi e, em 1950, participou do programa "Calouros em desfile", de Ary Barroso, ganhando a nota máxima.

         
                                                  Ela iniciou sua carreira profissional em 1955, como crooner do dansing Avenida, famoso no Rio de Janeiro. E em 57 gravou um 78 rotações com a canção "Tarde demais", de Hélio Costa e Lenita Andrade. E outras músicas  foram em seguidas por ela gravadas.
                                                Quem levou Alaíde para a Bossa Nova foi João Gilberto, depois de vê-la cantar pela noite. Ela  já chegou na Bossa Nova gravando muito. Todo mundo queria  lhe confiar composições, percebendo o seu grande talento.

                                                  E Alaíde falava do mesmo jeito que cantava, com incrível suavidade. Certamente por esta razão, foi lançado em 1960 o LP "Alaíde canta suavemente", que teve grande aceitação. Neste disco, aparece inclusive uma das minhas canções favoritas "Fim de Noite", de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli :   "Num fim de noite / Nossas mãos se separaram /  Nossos rumos se trocaram /  Nunca mais eu vi você..."

                                                  Mas a música que realmente marcou a carreira de Alaíde Costa foi mesmo "ONDE ESTÁ VOCÊ", que o maestro Oscar  Castro Neves (falecido em 2012), que vemos na foto abaixo, fez em parceria com Luvercy Fiorini.  Era impressionante como o barulho infernal dos festivais de Bossa Nova fazia silêncio, para ouvir Alaíde cantar este verdadeiro poema.  E ouça no vídeo, ao final da canção, Alaíde falar um pouquinho do seu começo de vida. É lindo.

      ALAÍDE COSTA TEM HOJE 79 ANOS        
 
A ousadia e a franqueza do Facebook é o que surpreende e encanta as pessoas, especialmente as mais sinceras, despidas de preconceitos. Esta postagem eu encontrei na página da amiga Marcia Souza