Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Muito barulho e pouco futebol

       Sãopaulinos e corinthianos fizeram muito barulho, prometeram mundos e fundos, mas mostraram um futebol ruim, esta noite no Morumbi, ficando no zero a zero. Foi mesmo um clássico bem fraco. Com o empate, o Tricolor dorme na liderança, porque tem melhor saldo de gols do que o Vasco. Os dois agora tem 45 pontos, mas se o Vasco vencer em casa amanhã (Atlético Goianense) abre 3 pontos de vantagem.
      Nos outros jogos de ontem, Fluminense 3 x Avaí 1, Coritiba 2 x Cruzeiro 1, América Mineiro 1 x Santos 2, Atletico Mineiro 1 x Flamengo 1 e Figueirense 1 x Inter 1.

700 mil na Cidade do Rock

      Começa sexta-feira o Rock in Rio, que volta ao Brasil dez anos depois da última edição. Foi em 2001. E o povo está com saudade. Os ingressos estão esgotados para todo o evento. Espera-se que mais de 700 mil pessoas vão a Cidade do Rock, que fica na Barra da Tijuca, numa área de 150 mil metros quadrados, com dois palcos.
      Na primeira noite estarão no "Palco Mundo", a partir das 19 horas, Paralamas do Sucesso, Titãs, Milton Nascimento, Orquestra Sinfônica Brasileira, Maria Gadu, Claudia Leite, Katty Perry e Elton John.  Mas, as duas e meia da tarde, no "Palco Sunset", outros artistas já estarão mostrando seu trabalho.

Sócrates está voltando


 Ainda  não se trata de uma notícia confirmada, mas o ex-jogador Sócrates está muito perto de receber alta do hospital. Deve ocorrer no máximo até amanhã. O "doutor" está animado e já fala em voltar ao trabalho e à vida normal. Porém, vai precisar de mais um mês de tratamento. A tal da cirrose é mesmo danada. Mas já não se fala em transplante de fígado, como chegou a ser ventilado.

Domínio londrinense na Terceirona

        O Londrina Esporte Clube ganhou a Segunda \Divisão do Paraná e, agora, três clubes da Cidade estão dividindo a liderança da Terceira Divisão, com 12 pontos ganhos após 5 rodadas. O Cincão Esporte Clube é o mais novo deles e representa a região Norte da Cidade, o chamado Cinco Conjuntos Habitacionais. Vai indo bem o Vermelho e branco, que fala até em construir um estádio lá no seu setor.
        O Londrina Junior Team( foto) nasceu em 2001, dentro do Londrina  EC, e administrou por um bom tempo a escolinha do Tubarão. É bastante conhecido, até porque seus principais dirigentes já trabalharam muito pelo Londrina: Iran Campos, Jurandir Barrozo, Serginho Rolla, dr.Luis Carlos Miguita , Julio Lemos e João Severo, entre outros. Suas cores são o azul, o vermelho e o branco.
         Finalmente figura o PSTC - Paraná Soccer Technical Center, o mais antigo dos três clubes londrinenses da Terceirona, e que já revelou vários jogadores que chegaram a Seleção Brasileira, como Kleberson, Jadson e Fernandinho. Outros craques de primeira linha começaram carreira no clube, como Dagoberto, destaque do São Paulo, e Chico, do Palmeiras. Suas cores são o azul, o amarelo e o vermelho.
         Por tudo isso, se qualquer domingo desses você não tiver programação marcada, vá ao Estadio do Café para conhecer o provável futuro futebol  londrinense.

Valeu Guilherme Lima

        Do companheiro Guilherme Lima, comentarista da Rádio Brasil Sul de Londrina, recebo uma amável mensagem. Entre outras coisas, ele me conta que está acompanhando diariamente o nosso blog. Muito bom.  Lima  é o coordenador do Depto.de Esportes da Brasil Sul, com um ótimo trabalho.
        Vale mencionar que um artigo do jornalista londrinense Guilherme Lima ("Da emoção à descrição - a história da narração esportiva no rádio") foi incluído num livro digital "Mídia Sonora em 4 dimensões"  lançado durante o Intercom 2011, em Recife. Vai muito bem a carreira de Guilherme.

Guarani começa a reagir

Surpreendente a vitória do Guarani de Campinas sobre o Americana, ontem à noite, pela Série B Nacional. O Bugre escapou momentaneamente da zona de rebaixamento, chegando aos 30 pontos. E foi de virada. Perdia no 1º tempo por 1 a 0 e virou pra 2 a 1 na etapa final. Pode ser a vitória que faltava para iniciar uma arrancada. Até porque,  terminou ontem a interdição do Estádio Brinco de Ouro. Na próxima rodada, o Guarani já vai jogar em casa, contra o Bragantino. Na outra partida de ontem, o Vila Nova-GO ganhou do ABC, também de virada e fora de casa: 2 a 1. Mas os goianos continuam na zona de perigo, com 27 pontos.

E a gente sempre por baixo

       Estou ansioso para ver nos jornais  da TV de logo à noite  para quanto foi o dólar hoje. Certamente subirá de novo. Sobe todo o dia. Ao meio-dia já passava de R$ 1,80. E cada vez entendo menos de câmbio. Só me lembro que, quando o Brasil estava por baixo, a gente precisava de quatro ou cinco mil reais para comprar um dólar. Nosso dinheiro não valia nada. Agora, são os Estados Unidos que estão por baixo, mas seu dinheiro cresce a cada dia.
        Resumindo: um dia a gente fica por baixo e eles por cima; no outro, eles ficam por cima e a gente por baixo.

Volei sem graça em Cuiabá

          Tentei assistir ao jogo de ontem à noite em Cuiabá, pelo Campeonato Sul-Americano. Foi um sacrifício, não tem a menor graça. O Chile já não possui um time forte, e ainda veio com uma equipe formada por juvenis. Resultado: 3 a 0, com 25/21, 25/19 e 25/10. Na segunda-feira foi ainda pior, pois o Uruguai também entreou na quadra com um time de novos e obviamente apanhou de 3 a 0 (25/10, 25/10 e 25/14).  Hoje e amanhã será a mesma coisa, porque Paraguai e Colombia são igualmente fraquíssimos. A disputa só vai melhor no sábado (Brasil pega a Venezuela) e no domingo (contra os argentinos). É tudo treino para a Seleção de Bernardinho. O nível do volei sul-americano é muito baixo.
           Já na Europa, é bem diferente. Também na segunda-feira, a Sérvia ganhou de virada da Itália, por 3 sets a 1, e conquistou o Campeonato Europeu Masculino. Os parciais foram de 17/25, 25/20, 25/23 e 26/24. A Polônia ficou com a medalha de bronze.

Noite de medo no Morumbi ?

         Sinto no ar a sensação de que o clássico de hoje à noite no Morumbi será uma jogo muito perigoso. Acho que exageraram na promoção da partida e na troca insultos. Haja policiamento para segurar tricolores e corinthianos. Tomara que não se tenha violência. Afinal, é apenas um jogo de futebol.
        Não sei se a destinação de apenas 3 mil ingressos para a torcida alvinegra foi um bom negócio. Se todos os 62 mil ingressos forem todos vendidos, teremos no Morumbi 59 mil pessoas contra apenas 3 mil.  Uma situação preocupante, quando se sabe que torcedor só pensa na vitória do seu time, sem respeito algum ao adversário.