Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 31 de outubro de 2015

   Londrina fez tudo errado
   mas ganhou nos pênaltis



                 O Londrina garantiu a vaga para a grande final da Série C do Campeonato Brasileiro, porém quase matou seus torcedores do coração. Mais uma má apresentação e mais um zero a zero. A vitória só veio nos pênaltis, aí sim com muito competência de Batata, Germano, Paulinho, Netinho e Silvio (foto), que converteram todas  as cobranças. E, como Vitor defendeu  o chute de Marco Goiano no primeiro pênalti do Tupi, o Tubarão  garantiu o resultado de 5 a 3.
 
                Foi mais gente do que eu esperava ao Estádio do Café: 17.720 torcedores enfrentaram o tempo chuvoso, proporcionando uma renda de R$ 162.300. A torcida fez a sua parte. Quem não fez foi mais uma vez o ataque do Londrina, desta vez com participação do técnico Claudio Tencati, que mexeu mal no time, durante o jogo. Ele tirou Edmar, Zé Rafael e Itallo, desarrumando taticamente a equipe, mas manteve Bruno Batata, que a cada partida joga menos.
    
                 É com a força do goleiro Vitor, da defesa e do meio-campo, que o Londrina vai para a final, contra Vila Nova de Goiânia ou Brasil de Pelotas, que se enfrentam na segunda-feira para definir a outra vaga. Uma coisa é certa: Deus e a Sorte estão ajudando demais o Tubarão.

                                                                                    (Foto JL)
 
                          


     Se não deu no futebol...


         Mal no futebol, o Cruzeiro de Belo Horizonte tentará se recuperar perante a torcida, conquistando o título mundial de vôlei masculino, daqui a uma hora (15 horas), no ginásio Divino Braga, em Betim.  Mas o adversário, o Zenit Kazan da Rússia, está sendo apontado com o favorito deste Mundial de Clubes.  O jeito é conferir e torcer pela televisão
FELIPÃO É PENTA NA CHINA !

 

 
            O técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari ganhou hoje o título de futebol da China, comandando o Guangzhou Evergrande.  Para garantir o pentacampeonato nacional por antecipação, o Guangzhou derrotou neste sábado o Beijing Guoan, por 2 a 0.
 
             O gaúcho Felipão chegou em junho na China e conta com quatro brasileiros no seu time: Ricardo Goulart e Paulinho, que marcaram os gols hoje, e mais Robinho e Elkeson. O título está sendo ruidosamente festejado pela torcida do Guangzhou. E os jogadores carregaram Felipão pelo gramado, logo após o fim do jogo.
      Com quatro brasileiros,
   Chelsea está em 15º lugar




                 Tomem nota aí: logo teremos muitos jogadores  brasileiros voltando do Exterior. O que tem de gente nossa "enganando" por aí é "uma grandeza".  Vejam por exemplo o que está acontecendo com o Chelsea no Campeonato Inglês. Ficou em 15º lugar depois da derrota sofrida hoje para o Liverpool, por 3 a 1 (foto).
 
                O Chelsea entrou em campo como mandante do jogo, com quatro brasileiros. Ramires até fez um gol, logo aos quatro minutos. Os outros três eram Willian, Oscar e Diego Costa.   Mas no resto da partida só deu LiverpoolL, que tem três patrícios nossos:  Roberto Firmino, Lucas Leiva e Philippe Coutinho, que fez dois gols.
 
O Liverpool, sétimo colocado, tem 17 pontos ganhos e 14 perdidos, em 11 jogos disputados, com saldo de gol zero.
 
O Chelsea, 15º classificado, ganhou 11 pontos e perdeu 22 nos onze jogos que disputou. Seu saldo de gols é de menos seis.
 
Por estes números já dá pra ver que os jogadores brasileiros não estão ajudando muito, não é mesmo ?
 
                    
A vitória do Paraná e o
 interesse do Londrina
por jogadores tricolores



                    Assisti ontem pela televisão a vitória do Paraná Clube sobre o Macaé, por 3 a 0,  jogo válido pela Série B do Campeonato B, que agora passou a nos interessar mais, em função do acesso do Londrina para esta divisão. Com  a vitória, o Tricolor praticamente eliminou o risco de rebaixamento, pois chegou a 43 pontos e abriu 11 de vantagem do Ceará, que o primeiro integrante do Z4, com 32.  Podem esperar que teremos Londrina x Paraná Clube no ano que vem.
 
          Por outro lado, fiquei sabendo agora há pouco, através do companheiro Lúcio Flávio (no BondeNews) que o Tubarão tinha ontem na Vila Capanema dois "olheiros" observando três jogadores paranistas que interessam a SM Sports. Realmente o mineiro Henrique, atacante de 22 anos, foi dos três o que mais se destacou, marcando o terceiro gol e fazendo os cruzamentos que resultaram nos outros dois.
 
                  O lateral-esquerdo Rafael Carioca (foto)  também mostrou virtudes, sabe jogar. Mas me pareceu um pouco gordo. E o volante Fernandes, sinceramente não me chamou a atenção.
                  Na verdade, o que me agradou foi a atuação de Lucas Pará, que entrou no segundo tempo, fez o primeiro gol e mostrou habilidade em alguns outros lances.

                  
Avião russo cai com 224
 pessoas. Caiu mesmo ?

                                                                                                         (g1)
 
            Um Airbus A-321 da empresa russa Metrojet (como este que se vê na foto abaixo) caiu nesta última madrugada com 224 pessoas bordo, numa região montanhosa, na altura da cidade de Larnaka, na Ilha de Chipre. A princípio, todos teriam morrido, mas as primeiras equipes de socorro zontam ter ouvido gritos vindo de uma parte da aeronave, que se partiu em dois.  A visão, segundo os socorristas é terrível, com muito mortos espalhados pelo chão e outros tantos ainda presos às suas poltronas.
 
           O avião decolou de uma cidade do litoral egípcio e, 23 minutos  após a decolagem, perdeu contato com os radares.  Ele estava  a 30 mil pés e caiu extremamente rápido.  O destino era São Petersburgo, na Rússia. Haviam a bordo 217 passageiros, sendo 214 russos e 3 ucranianos. Eram na maioria turistas.
 
           As investigações sobre as causas do acidente já começaram, em meio a grandes desconfianças. Como é que um avião moderno de repente se parte em dois e cai rapidamente ?

    Minha primeira filha se chama Juliana. E o seu nome saiu da maravilhosa canção "DOMINGO NO PARQUE", que aparece no vídeo de abertura desta postagem dedicada a um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Uma das melhores canções que conheço, escrita por 
 
                              G I L B E R T O       G I L


                     

          A história de GILBERTO GIL, hoje com 73 anos,  é amplamente conhecida de todos.  Afinal, ele tem mais de 50 anos de expressão artística, mais de 50 álbuns lançados, 12 discos de ouro, 5 discos de platina, 7 "Grammy Awards" e cerca de 5 milhões de discos vendidos. Ele não é um mero cantor, músico e compositor. Ele ultrapassa a tudo isso ao representar a genialidade brasileira em sua totalidade e constante renovação.
 
            Entre 1989 e 1992, Gilberto Gil foi vereador na Câmara Municipal de Salvador, pelo Partido Verde. E no dia 2 de janeiro de 2003, tomou posse no cargo de Ministro da Cultura, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, demitindo-se em julho de 2008 para dar sequência e entregar-se inteiramente à carreira artística.
                        
        
Nascido no bairro do Tororó, em Salvador da Bahia, Gilberto Passos Gil Moreira viveu suas primeiras influências musicais em Ituaçu, para onde a família se mudou  durante o começo da infância. Lá ele ouvia Luiz Gonzaga pelo rádio. Mas quando ganhou um violão, desertou para  a expressão de João Gilberto.
Não aprovado em Engenharia, Gil  fazia administração, já em Salvador, ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé e  Bethânia. Juntos, eles realizaram sua primeira apresentação intitulada '"Nós, Por Exemplo".
 

Gil destacou-se com os Mutantes e com eles classificou a canção do vídeo, "Domingo no Parque" em terceiro lugar no 3º Festival de Música Popular Brasileira de 1967, transmitido para todo o Brasil pela TV Record.
Foi o começo da longa parceria com Caetano Veloso, e a consequente criação do Tropicalismo que acabou rotulado como subversivo, no auge da Ditadura. Gil e Caetano foram presos em 68 e se exilaram na Inglaterra, onde logo nasceu uma das músicas mais famosas da carreira de Gil : "Aquele Abraço".  
 
 
Em 1968, Gil lançou 14 músicas, entre as quais "Procissão ".  Mas em 1972,  voltou ao Brasil, lançando "Expresso 2222" . E em 76 formou com Caetano, Gal e Bethânia o conjuntos "Doces Bárbaros".
 
 
Dentre os maiores sucessos musicais da carreira de Gilberto Gil destacam-se "Preciso Aprender a Só Ser",  "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos/Anastácia),  "Punk da Periferia",  "Parabolicamará",  "Sitio do Pica-pau Amarelo",  "Lamento Sertanejo",   "Realce",  "Soy Loco por Ti América" (com Capinam), "Toda Menina Baiana",  "Drão", "Refazenda" ,  "Lugar |Comum"  e dezenas de outros.
 
 
 
 
 

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Lindo e verdadeiro esse texto do saudoso mineiro Rubem Alves, postado por minha filha Camila Scalassara Campos Rodrigues na sua página do Facebook