Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

"Esse tal de Borghettinho"

          Está sendo lançado hoje, em Porto Alegre,  o livro "Esse tal de Borghettinho", uma biografia do conhecido gaiteiro Renato Borghetti, o maior nome da gaita ponto no País. O músico tem 52 anos e é adorado pelos gaúchos. Márcio Pinheiro é o autor do livro, que tem 256 páginas.

    O jogador uruguaio Forlan, que jogou uma temporada pelo Internacional, está acionando o clube gaúcho na Justiça. Quer receber R$ 5 milhões. O Colorado vai ter que vender um titular do seu time só para pagar esta dívida.
 
 
         Acho que a presidente Dilma vai despencar de vez junto ao povo, se decidir reimplantar a famigerada  CPMF.  Os brasileiros odeiam esse chamado "imposto do cheque". Será um tiro no pé apoiar a sua volta
 Tudo isso por dinheiro ?




            Não sei o quanto ganha um Procurador Geral da República, mas agora tenho certeza de que é uma grana muito alta. Se assim não fosse, um advogado com mestrado, como o dr. Rodrigo Janot Monteiro de Barros, não estaria se humilhando tanto por mais dois anos de salários.

             Em nenhuma outra entrevista de emprego alguém é tão investigado, acusado e em determinados momentos até ofendido, como Janot foi nos últimos dias. Alguém solta a acusação, e ele é obrigado a  provar que é inocente. É muito vexame. Nem uma montanha de dinheiro justifica que alguém se exponha tanto.

              E o pior é que Janot sai desta sabatina sem ser o "santo" que parece ser necessário ser para exercer o tal cargo. Em algumas respostas, ele deixou dúvidas. E na verdade, só deveria ser "procurador geral da República" um homem acima de qualquer suspeita. Uma pessoas de ilibada conduta !
TRI NOS 100. TETRA NOS 200




                Usain Bolt continua mesmo sendo o homem mais rápido do mundo. Não há mais nenhuma dúvida. Ele já havia conseguido o tri nos 100 metros, e agora obteve o tetra nos 200m, neste Mundial que está sendo disputado na China.
           
                Com o tempo de 19s55, ele voltou a derrotar o norte-americano Justin Gatlin, que tem feito o possível e o impossível para acabar com esta "escrita".  Mais uma vez, Gatlin ganhou a prata, com 19s74. Certamente, Bolt vai chegar ao Rio, no ano que vem, como grande favorito olímpico.

                Ruim é não ver o Brasil com um bom velocista no atletismo. Tem jamaicano, americano, panamenho, mas brasileiro não tem. Os nossos "atletas" só são rápidos pra fugir da polícia !
          Acho que esta ventania que andou fazendo estragos por aí, não passou muito longe de Londrina não. Me acordei por volta das quatro da madrugada com o barulho de telhas batendo e aquele rastro  meio sinistro que o vento  sempre deixa. Dá até medo, né ?

O índio aprendiz  


          O São Paulo fez a sua obrigação e eliminou o Paysandu, que só tem o Yago Pikachu e mais nada. Mas acho que os tricolores não devem se animar muito, porque o time continua fraquinho. Estive mais uma vez acompanhando os trejeitos do técnico colombiano Juan Carlos Osorio. Eu acho que ele está aqui no Brasil pra aprender mesmo. Não sabe nada, ainda é muito ingênuo.

         Não é mais do que um índio colombiano, apaixonado por futebol. As vezes, veste roupas modernas, mas não perde aquele jeito caipira de se agachar a beira do campo. Como fazem os índios ou os "colonos" gaúchos do interior, que ficam agachadinhos na beira da estrada, esperando o ônibus. Uma "figurinha", o tal Osorio. Mas tem jeito de ser boa gente. Como todo o índio, todo o colono.
  Londrina tem boas cantores na sua movimentada noite. A cada dia conheço uma nova intérprete londrinense de qualidade. São várias, mas acho que a melhor do grupo é esta gracinha de 28 anos, que merecia muito mais no The Voice Brasil 2014. E que vai acabar fazendo sucesso nacional.

                      C  A  R  L  A      C  A  S  A  R  I  M

                       


              Bairrismo à parte, acho que a Globo desperdiçou a grande chance de revelar uma cantora realmente sensacional. Anotem isto: CARLA CASARIM ainda será uma estrela nacional. Aliás, a princípio não entendi porque Carla não participou do programa The Voice Brasil cantando samba, como faz habitualmente nos seus shows, aqui em Londrina e onde mais se apresenta, especialmente em São Paulo, onde está fixada. Mas ela explica que "o samba tem pouca visibilidade na mídia e outros sambistas novos se escondem na hora de mostrar seu potencial em eventos deste nível".

              Escolhi o vídeo acima, gravado com seu grupo "Estação Derradeira" na Record News, justamente para que todos possam sentir o grande potencial de sambista que Carla Casarim tem.  A facilidade com que ela solta a voz é impressionante. O filme nos oferece também a chance de ver o desembaraço dela na conversa com o apresentador. E ela canta três sambas sensacionais, de Chico Buarque, Nelson Cavaquinho/Guilherme Brito e Assis Valente.



              Carla nasceu em Londrina e tem 28 anos. Foi uma menina bem criada, que chegou a ganhar um concurso de "Miss Brasil Infantil".  E a música chegou cedo pra ela.  Desde os oito já cantava no coral da escola, para onde foi leva pelo incentivo da mãe, que também bancou suas aulas de canto, decisivas para a sua evolução. Na verdade, ela só está honrando uma tradição de família. Seus avós e seus tios são cantores, "todo mundo é superenvolvido com música" - conta Carla que, aos 17 anos, começou a cursar Licenciatura em Música e a cantar numa banda de pop rock. Foi na faculdade que Carla se identificou definitivamente com o samba e a MPB, seus estilos musicais preferidos.
 


          Mas Carla não parou por aí. Para buscar maior aperfeiçoamento, ela foi para os Estados Unidos, onde passou por experiências interessantes, participando inclusive de um projeto de música brasileira com músicos americanos. "Me indicaram uma banda americana e deu super certo" - explica Carlos.  Ela até recebeu convite para ficar por lá, mas preferiu voltar para o Brasil.


        No retorno, optou por morar em São Paulo, mas encontrou dificuldades iniciais, segundo ela "porque eu não conhecia ninguém por lá, e tive que trabalhar numa lojas de roupas para sobreviver. Mas foi para os barzinhos, deu "canja" e começou a fazer eventos. O começo foi mesmo difícil.


       A chegada do The Voice Brasil foi a grande chance para ficar mais conhecida. Foi muito bem nas duas primeiras etapas, mas na terceira etapa acabou eliminada por uma decisão do jurado Daniel, que optou por outro intérprete.  Mas aí já era mais conhecida e tem conseguido realizar muitos shows e cantar inclusive com artistas conhecidos, como Paula Lima e Simoninha. Sua carreira parece estar bem encaminhada. Esta semana, por exemplo, ela está contratada para um grande evento em Londrina.


  

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
           Maria da Graça Bittencourt é uma amiga nova no meu Facebook. E achei na sua página uma postagem que vem bem de encontro à situação que estou acabando de enfrentar. Só que esta virose que ela propõe é ótima !