Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

A Foto do Dia


      Em Istambul, na Turquia, o proprietário desta casa se negou a vendê-la para uma empresa construtora. Toda a área de vizinhança foi demolida, mas o homem continua morando na casa ilhada, como contou o G1 hoje. Para sair de casa, todos os dias, ele tem que descer o barranco para ter acesso às ruas próximas. É a nossa Foto do Dia.

Um celular para cada um

       Segundo fontes ligadas à ONU (Organização das Nações Unidas), ainda este ano o número de linhas celulares no mundo vai se igualar ao número de habitantes do planeta: 7 bilhões. Os dados foram divulgados pela UIT (União Internacional de Telecomunicações).
 
                               
 
      Mais da metade das linhas celulares - 3,6 bilhões - estarão instaladas na região Ásia-Pacífico.  O crescimento, segundo a UIT, deve-se ao aumento de linhas móveis nos países em desenvolvimento, onde a penetração cresce o dobro do que nos países desenvolvidos. Os números são entusiasmantes, mas a ONU admite que o mercado está próximo do seu nível de saturação.
       Outro número significativo: até o fim do ano, cerca de 3 bilhões de habitantes do mundo estarão usando a Internet. Onde vamos parar ?

Mais uma rodada de poucas emoções

       A terceira rodada do Campeonato Brasileiro foi igual às duas primeiras.  Mais uma vez não tivemos um grande jogo. Parece que está todo mundo com a cabeça voltada pra Copa. Acho que até os torcedores estão se guardando para o grande momento que vem aí. Média de 15/17 mil pessoas para os jogos mais atraentes. Só o jogo do SP com o Coritiba é que teve mais de 31 mil  torcedores no Pacaembu, no sábado. A pergunta que está no ar: será que vamos ter grandes partidas ainda nesta primeira fase do Brasileirão ? Acho difícil.
       Ficou claro que ainda não há um time pronto para brigar de verdade pelo título. O Fluminense, que era líder antes da rodada, acabou caindo para sexto lugar, depois da inesperada derrota para o Vitória baiano, em pleno Maracanã.  Em compensação, o Corinthians ganhou em Chapecó com gol de Guerrero (foto) e deu um pulo para a liderança, embora os quatro primeiros colocados estejam todos com o mesmo número (7) de pontos.
      Acho que quem conseguiu no mínimo 5 pontos nestas três primeiras voltas (Corinthians, Cruzeiro, Inter, Goiás, Flu, Bahia e São Paulo)  pode dizer que teve um começo razoável. E quem está pra baixo deste nível, deve começar a se preocupar rapidamente, para depois não cair no desespero.  
       Perigosa começa a ser a situação começa a ser a situação do Figueirense, que perdeu os três jogos, mais Botafogo, Chapecoense e Atlético Mineiro que estão com um empate e duas derrotas. É claro que é só vencer dois jogos para pular lá pra cima, porém quem se acostuma com a zona de rebaixamento depois sofre para sair dela.
       A queda do Atlético Mineiro é a mais surpreendente. Ontem, sem Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli, o Galo perdeu para o Goiás por 1 a 0, em pleno Horto. Leonardo Silva, Pierre e Leandro Donizete também não jogaram, mas isto não serve com desculpa. E o próximo jogo será o clássico com o Cruzeiro. Se perder esta também, cai até o presidente Kalil.
                           
       O Botafogo é outro que continua me surpreendendo. Eu até arrisquei um palpite, há duas ou três semanas, acreditando que o técnico Vagner Mancini fosse "emplacar" no clube. Mas ontem perdeu outra vez, para o Bahia por 1 a 0 (foto).  O grupo é fraco e, para piorar, amanhã será apresentado o "reforço":  Carlos Alberto, aquela "mala" que mais atrapalha do que ajuda, e que já passou por Grêmio, Vasco, Bahia e mais um monte de times conhecidos.  Desse jeito, o Mancini terá vida curta no Fogão. 
       Dos nossos paranaenses, por enquanto o Atlético continua sendo o melhor, apesar da derrota de ontem para o Cruzeiro, por 3 a 2. O Furacão está com uma vitória, um empate e uma derrota.  Já o Coritiba não ganha, nem perde. Só empata. Desta vez ficou nos 2 a 2  com o São Paulo (foto).

        E nós ainda reclamamos que nossos ônibus andam superlotados e não nos oferecem conforto. Na África e na Ásia, situações como esta que a amiga Mahoko Kasuia postou no Facebook são frequentes.