Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

O drama dos argentinos !



                     A Argentina protagonizou nesta última terça-feira um dos maiores vexames das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo da Rússia. No segundo jogo sob o comando de Jorge Sampaoli na competição, a equipe não conseguiu vencer a já eliminada Venezuela e ficou apenas no empate por 1 a 1, no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.  Nem Messi (foto) resolveu !

                  O impensável resultado  complicou a Argentina nas Eliminatórias: soma 24 pontos e está em quinto lugar, o que a levaria para a repescagem. Pela penúltima rodada, em 5 de outubro, a equipe recebe o Peru em duelo decisivo, que pode valer uma vaga no Mundial de 2018.
Sérvio exagera na comemoração !




                            Uma classificação para a Copa do Mundo é motivo de comemoração efusiva para qualquer jogador de futebol. E o sérvio Dusan Tadic já perdeu a linha após vitória da Sérvia sobre a Irlanda. O resultado ainda não garantiu a Sérvia no Mundial, mas o habilidoso meia tirou a roupa em pleno gramado.

                           Em meio à comemoração dos jogadores e da comissão técnica depois do triunfo por 1 a 0, com gol de Kolarov, Tadic apareceu apenas de cueca e meião, totalmente sem seu uniforme.
                            A vitória fez com que a Sérvia encaminhasse sua classificação para a Copa do Mundo da Rússia. Com 18 pontos, a equipe do Leste Europeu lidera seu grupo nas Eliminatórias e precisa de apenas mais dois pontos para se garantir na competição.
                         Nas próximas rodadas, os sérvios enfrentam a Áustria e a Geórgia. Será que Tadic protagonizará novas cenas do tipo, caso a vaga seja confirmada?
William Bonner, 53 anos, ficará afastado do "Jornal Nacional" pelos próximos dias. O jornalista quebrou o pé direito e terá de passar um período de oito semanas em repouso.


Depoimento de Palocci 
      incrimina Lula


       Em seu depoimento nesta quarta-feira ao juiz Sergio Moro, o ex-ministro Antonio Palocci afirmou que o ex-presidente Lula o procurou em 2007 dizendo saber do funcionamento do esquema de corrupção das diretores de serviço e de abastecimento da Petrobras.

                " Quando o presidente Lula foi reeleito em 2007, ele me chamou no Palácio da Alvorada e falou: 'soube que na área de serviço e abastecimento está havendo muita corrupção'.  Eu falei: é verdade, está havendo, sim" - contou Palocci.

                   Em seus depoimentos, Lula tem negado que soubesse de qualquer esquema de corrupção na estatal. No depoimento do dia 10 de maio, o petista chegou a afirmar que ele não sabia, nem Moro, nem o Ministério Público de qualquer ilícito que ocorria na empresa.
                     Na sequência da conversa, ainda nas palavras do ex-ministro, Lula perguntou “o que é isso?”, em referência à corrupção relatada por Palocci.
" Falei que era aquilo que foi determinado para esses diretores: operar para o PP num caso e para o PT no outro.
O ex-presidente teria perguntado se Palocci “considerava aquilo adequado”.
- Eu falei não, eu acho que isso está muito exagerado.
Ainda no prosseguimento da conversa, Lula relatou que estava “pensando em tomar providência porque não estava gostando e a coisa estava repercutindo de forma muito negativa”.
- Mas logo depois veio o pré-sal e o pré-sal pôs o governo em uma atitude frenética em relação a Petrobras. Aí esse assunto de ilícitos de diretores ficaram para o terceiro plano e as coisas continuaram correndo do jeito que eram.


E vem mais feriados por aí  !


                    O Brasil tem 11 feriados nacionais e, se depender das propostas em tramitação na Câmara dos Deputados, poderia ganhar mais cinco. Dentre os projetos estão os que instituem folga em datas comemorativas já consagradas, como o Dia da Mulher, de São João e da Consciência Negra. Há ainda quem queira instituir alguns feriados nacionais pitorescos, como o Dia de Adoração a Deus e o Dia de se Declarar Amor ao Brasil.

                  Por outro lado, há deputados querendo extinguir feriados e os feriadões emendados. E tem também quem implicou com o nome de data comemorativa e pretende modificá-la. 


Houve queda da inflação, 
 apesar dos combustíveis

              A inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 0,19% em agosto, informou o IBGE nesta quarta-feira. No acumulado em 12 meses, a alta é de 2,46%, a menor desde fevereiro de 1999, quando ficou em 2,24%. Para meses de agosto, a taxa é a menor desde 2010 (0,4%).
O resultado ficou bem abaixo da expectativa de analistas, que, segundo levantamento da Bloomberg, projetavam avanço de 0,3% no mês e de 2,58%, em 12 meses. Em julho, o IPCA registrou alta de 0,24%.

               O resultado foi influenciado pela queda nos preços dos alimentos. O grupo registrou queda de 1,07%, a quarta deflação seguida da categoria. Os destaques foram as quedas no feijão carioca (-14,86%), tomate (-13,85%), açúcar (-5,9%) e leite longa vida (-4,26%). Os preços menos salgados são resultado da safra recorde de produtos agrícolas: quanto mais produtos no mercado, mais baratos para o consumidor.

               O recuo nos preços de alimentos foi tão intenso que anulou completamente a alta dos combustíveis, que deveria ser a principal vilã da inflação de agosto. No mês passado, os combustíveis registraram aumento de 6,67%, resultado da elevação da alíquota de PIS/Cofins sobre gasolina, etanol e diesel.


   Jovem advogado gaúcho
é esfaqueado em NovaYork


                     O advogado gaúcho Mateus Martins Machado, 23 anos, entrou para as estatísticas da polícia de Nova York. No último domingo (3), poucas horas após chegar aos Estados Unidos, o brasileiro foi esfaqueado enquanto caminhava no entorno do Central Park, um dos principais cartões postais da cidade. O agressor, ainda não identificado, desferiu uma facada nas costas do jovem, que foi socorrido e encaminhado a um hospital da cidade. O suspeito não disse nada antes do ataque e fugiu sem levar nada do brasileiro.

                      A mãe de Machado, a também advogada Solange Martins, 55 anos, disse que o filho segue internado e seu estado de saúde é estável. Solange informou que o jovem não precisou passar por cirurgia, mas os médicos não o liberaram por medidas de precaução.
   "Falei agora pouco (tarde desta terça-feira) com o Mateus. Ele está bem. Está recebendo toda a assistência. Agora,  está realizando exames e em repouso sob cuidados dos médicos. Tem uma amiga minha que mora nos Estados Unidos, que é quase uma irmã, cuidando dele também."
         Machado nasceu em Porto Alegre, mas foi criado em Taquara, no Vale do Paranhana, terra natal de sua mãe. Ele retornou a Porto Alegre para cursar direito na PUC-RS e reside na Capital há cinco anos. Atualmente, faz mestrado em Direito.
               O brasileiro estava em Nova York esperando uma conexão para Roma, na Itália. Da capital italiana, o brasileiro seguiria para Braga, em Portugal, onde apresentaria artigo jurídico em um congresso internacional de Direito. No breve período em Nova York, Machado aproveitou para passear pela Big Apple enquanto esperava o horário do novo embarque. Segundo Solange, o filho foi atacado instantes após tirar uma foto em frente à Trump International Hotel and Tower New York:  " Ele me disse que fez uma fotografia. Colocou o celular no bolso, deu uns cinco passos e veio um cara e fincou a faca nele. Depois de dar a facada, o homem correu e fugiu do local."
             Um homem que trabalhava em um food truck e policiais que estavam próximos ao local do ataque ajudaram nos primeiros socorros a Machado. Até o momento, o suspeito não foi detido e nem identificado pelas autoridades.
             O  setor de comunicação da Polícia de Nova York informou que divulga apenas o nome de vítimas mortas em casos de violência. No entanto, o órgão confirmou que um homem de 23 anos foi agredido nas proximidades do Central Park por volta das 13h23m de domingo (horário local).  "A investigação está em curso. Até o momento, ninguém foi preso. Suspeito é descrito como um homem branco" - informou o órgão via e-mail.
Mesmo sabendo que Machado está bem e não corre risco de vida, Solange diz que está angustiada com a situação e que gostaria de estar ao lado do filho neste momento:
— A situação é muito angustiante. Só vou sossegar meu coração quando eu conseguir abraçar ele e ver que ele está totalmente fora de perigo e está comigo, disse a advogada, que também tem uma filha de 27 anos.
                      Ontem,  Mateus fez um post em sua conta no Facebook para tranquilizar amigos e familiares:   "Não virei estatística no Brasil, mas virei notícia internacional! Pessoal, está tudo bem comigo, não corro risco de morte, apenas sigo internado por questões de protocolo norte-americano"- escreveu.
                Em razão do incidente, Machado não vai mais participar do evento em Portugal. Após receber alta, ele deverá permanecer mais alguns dias em Nova York para colaborar com eventuais pedidos da polícia, segundo Solange. A expectativa é de que ele retorne ao Brasil até o fim de semana.
 A paciência do Neymar, a competência 
de Alisson e a fragilidade de Marquinhos




            Três coisas que me chamaram a atenção no empate do Brasil com a Colômbia. Em primeira lugar, a paciência demonstrada por Neymar para atender as pessoas. Todo mundo quer tirar foto com ele, bater um papinho.  E ele atendeu a todos, lá em Barranquilla. Só de gandulas haviam uns 20 querendo falar com ele.

           Também observei a evolução técnica do goleiro Alisson.  Como amadureceu esse cara, desde que deixou o Inter pra ir embora.  Tem tudo para ser o titular da Seleção na próxima Copa. É alto, forte, focado no que faz.

            Mas não tenho a mesma confiança no zagueiro Marquinhos. Ele é um bom jogador, mas vacila em lances importantes, como  no gol colombiano, quando deixou o Falcão Garcia se antecipar. Já fez até gol contra na Seleção. Me parece frágil fisicamente. Não confio no seu futebol.
  O show da cachorrinha




             O jogo Colômbia x Brasil de ontem não foi um show de técnica, mas foi gostoso de ver. Digamos que foi uma tarde realmente agradavel.  E uma das atrações foi aquela cachorrinha que invadiu o gramado. O cuidado  dos funcionários para não machucar o animal foi lindo.

              Ela deve estar amamentando sua ninhada. Suas tetinhas estão cheias.  Mas ela não estava a fim de sair do campo para  o jogo continuar !