Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Emoção e tensão na chegada do Papa



        Impossível assistir sem chorar. Foi emocionante o primeiro contato do Papa Francisco com os cariocas. O Brasil inteiro viveu horas de extrema emoção, com a chegada do Pontífice ao País, ocorrida agora à tarde no Rio. E também de muita tensão. Depois de viajar por 11 horas, da Itália até o Brasil, e ser recebido pela presidente Dilma Rousseff, o Papa foi submetido a um fortíssimo teste físico e emocional.


         Bem ao estilo carioca, tivemos improvisações e erros durante a primeira fase do percurso. Num carro de pequeno porte (um Idea), Francisco teve alguns momentos de corpo-corpo com as pessoas, que tentavam desesperadamente tocar nele ou pelo menos em suas roupas. Entre o público e o Papa, havia apenas um pequeno número de seguranças, que teve que fazer muita força para impedir  que algo mais desagradável pudesse ocorrer.
        Foi muito bonito, até comovente, mas também irresponsável o que aconteceu. Por graça de Deus, as pessoas queriam apenas demonstrar seu amor pelo Papa. Só por isso ele não foi atingido fisicamente, porque a proximidade com o público era muito grande. Um risco enorme. E, para completar, Francisco fez questão de fazer o trajeto do aeroporto à Catedral com o vidro do carro abaixado. Apertou as mãos das pessoas e beijou crianças, para desespero dos seguranças que temiam qualquer incidente.


       O momento mais tenso foi quando, em plena Avenida Presidente Vargas, o cortejo ficou preso em um engarrafamento, atrás de dezenas de ônibus. Houve um erro de logística que deixou todo mundo preocupado. Mas felizmente tudo acabou bem, e o desfile no Papamóvel foi bem mais tranquilo.
 
                           Ficou uma certeza: chegou o Papa do Povo !

A incrível simplicidade de Francisco


         É neste quarto de 45 metros quadrados, com detalhes que demonstram sua íncrivel humildade, que o Papa Francisco dormirá nas próximas seis noites, em sua estada no Brasil. O Pontífice ficará hospedado no Palácio Apostólico do Sumaré, residência oficial da arquidiocese do Rio, que está localizada no alto da estrada do Sumaré, em Campo Comprido, na zona norte da capital fluminense. Frrancisco ficará no mesmo local em que se hospedou João Paulo II, quando visitou o Brasil em 1980 e 1997.  

           No quarto há uma cama de solteiro, um crucifixo de madeira na parede, um cabideiro, uma poltrona de descanso de linho claro, uma mesa de escritório e um frigobar. Há ainda uma varanda, com vista para a mata.
           Francisco não aceitou uma suite mais confortável, de cerca de 80 metros quadrados. E pediu que o seu quarto fosse semelhante ao que será utilizado pelos cardeais de sua comitiva.
    
                                          O FRIO CHEGOU MESMO
    A foto da UOL, feita em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul, mostra como o frio chegou realmente forte ao sul do Brasil nesta segunda-feira. O gelo cobriu a capota do carro, com os termômetros marcando -0,5ºC. Nevava em São José dos Ausentes desde as 4h30m da madrugada. Em Santa Catarina, 19 cidades registraram a ocorrência de neve.
     

Pérolas que o Facebook nos traz

 
 
          A postagem é do primo Guto Scalassara, lá de Ribeirão Preto. É mais ou menos assim que as coisas acontecem hoje em dia no nosso Brasil. Engraçado, mas lamentável