Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Treinar "gasta" o piso do ginásio ?

         Quando li a matéria limitando o uso do ginásio do Moringão para as equipes que representam Londrina nos mais variados esportes, eu não sabia se ria ou se chorava. Ocorre que a Fundação de Esportes decidiu que cada modalidade só poderá treinar a cada 15 dias. Fui a fundo na matéria do Jornal de Londrina, assinada pelo companheiro Marcos Cesar Gouveia, e fiquei sabendo que o ginásio será priorizado para captação de recursos na locação de eventos.
          Mas o detalhe mais curioso veio depois. O diretor técnico da FEL, Angelo Deliberador, explicou que existem 56 modalidades na cidade, e que todas têm o direito de reivindicar o Moringão para treinar. E saiu com esta: "Sabemos que o atleta de alto rendimento deve treinar em piso flutuante, para não correr riscos. Mas o Município só tem o Moringão com piso flutuante. E o uso constante por muitas modalidades, pode acabar com o piso. O que precisamos é parar  de fazer quadra dura, para abrir o leque de opções para treinamento em piso flutuante " - disse o dirigente ao JL.
         Vulgarizando: nossas equipes não poderão treinar como devem, para não gastar o piso do ginásio do Moringão. Dentro do mesmo raciocínio, concluo que treinar bastante é capaz de furar a sola do tenis.  Então é melhor ficar sem treinar. Dá pra entender e aceitar um negócio destes ?

Vamos muito bem na Copa do Brasil

        O futebol paranaense está indo muito bem na Copa do Brasil. Ontem, três times daqui conseguiram classificação para a segunda fase da competrição: Atlético, Cianorte e Arapongas.  Hoje, será a vez do Coritiba estrear no torneio, jogando na Paraíba, contra o Souza, a partir das 19h30m. O Coxa é favorito até para eliminar o jogo da volta, ganhando esta noite por dois ou mais gols de diferença. E o Paraná Clube, que começou empatando em São Bernardo (1 a 1), aguarda a segunda partida, marcada para o dia 25 em Curitiba.

       
           No jogo de ontem no Ecoestádio Janguito Malucelli, o Atlético encontrou alguma dificuldade, mas acabou derrotando o Brasil de Pelotas por 2 a 0. Os gols foram de Paulo Baier e Everton, com arbitragem do paulista Luiz Flávio de Oliveira. A foto é da partida, que só teve gols no segundo tempo.
            O Furacão aguarda agora o vencedor do confronto entre Ji-Paraná de Rondônia e América do Rio Grande do Norte para conhecer seu novo adversário.

            Já o Cianorte se classificou com grande facilidade, mesmo jogando fora de casa. Meteu 3 a 0 no Grêmio Barueri, com gols de Ely, Alemão e Eydison. A arbitragem na Arena Barueri foi do mineiro Alício Pena Junior. O próximo adversário do Leão do Vale será o perigoso Atlético Goianense.

             Mais sofrida foi a classificação do Arapongas, que perdeu em São Caetano por 1 a 0. Como havia ganho o jogo de ida pelo mesmo placar, o Alviverde foi para os penaltis, e aí surgiu o goleiro Edson como grande destaque, defendendo três cobranças. O Arapongão fechou a série com 3 a 1. Baiano, Bruno e Eder converteram suas cobranças.
              O carioca Rodrigo Nunes de Sá apitou no Estádio Anacleto Campanela.  Os araponguenses terão uma "pedreira" no segundo confronto, que será com o Figueirense, de Santa Catarina.

As emoções da Libertadores

         Daqui a pouco teremos mais emoções pela Libertadores da America, com Grêmio e Fluminense jogando sua sorte na competição, e o Palmeiras tentando dar sequência à sua boa campanha no torneio. O futebol brasileiro pode confirmar os 100% de aproveitamento, se Flu e Grêmio não perderem seus jogos de hoje. Basta que os dois consigam empates para que todos os times do Brasil que disputaram a Fase de Grupos prossigam na competição. Será muito bom para a nossa imagem.
         Ontem, o São Paulo conseguiu a classificação, ganhando do Atlético Mineiro num jogo estranho. O Tricolor fez duas boas jogadas de ataque em toda a partida. Numa surgiu o penalti que determinou a abertura de contagem. Na outra, aconteceu o segundo gol.
         Não foi a toa que depois do jogo, Ronaldinho Gaúcho falou com ironia sobre os novos confrontos que nos dois times terão disputar agora. Sorrindo, Ronaldinho disse: "Será uma outra partida, bem diferente desta. Eles sabem que será uma outra partida".
 
                            
 
         Não acho que Ronaldinho tenha insinuado que o Galo deixou o São Paulo ganhar. E eu também não acho que possa ter acontecido algo assim. Mas estou certo de que será mesmo outra situação. Ontem, o SP jogou "por um prato de comida". Rogério Ceni (foto) estava a mil por hora.  E o Atlético atuou com seriedade, mas visivelmente despreocupado com o resultado. Seria bom vencer e eliminar o Tricolor, mas não era  "um artigo de primeira necessidade".
          O maior trunfo do São Paulo foi a ausência de Luis Fabiano, que não estava em campo para arranjar confusão e deixar seus companheiros mais nervosos. Num novo confronto, com o Galo completo e o São Paulo conseguindo escalar seu maluco camisa 9 titular, podem apostar que dá Atlético.  É muito mais time.

Pérolas que o Facebook nos traz


      Diariamente chegam pelo Facebook mensagens nos ensinando a viver melhor. As pessoas são criativas. É só dar chance a elas de mostrar o que pensam. Vejam que linda esta postagem da amiga Andréa Gelonezi Gil