Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A Segundona está chegando

        Faltam apenas cinco dias para a largada da Segunda Divisão Paranaense. É grande a correria dos dez clubes que vão participar. Todo mundo está se mexendo e contratando jogadores. O Foz do Iguaçu, que na foto aprece treinando, contratou mais dois reforços. Trouxe o centroavante Osmar, um jogador conhecido, que já atuou no Paraná Clube, no J.Malucelli, no Marcílio Dias (SC) e estava no Lajeadense, pelo qual disputou o Gauchão. Também foi contratado o atacante Lenno que defendeu o Operário de Ponta Grossa na Primeira Divisão.
      O Foz estréia em casa, contra o Serrano, terça-feira às 17 horas, no Estádio do ABC. Mas amanhã, o time ainda faz um último amistoso preparatório.

******  Aqui em Londrina, o Cincão EC anunciou a contratação do meia Felipe, de 23 anos, que estava no Arapongas. É um jogador formado nas categorias de base do Fluminense, do Rio de Janeiro. O técnico Papagaio está animado para o jogo de estréia, contra o Cascavel, terça-feira às 15h30m no Estádio do Café.

****** O Cascavel Clube Recreativo, que joga em Londrina na terça-feira, é dirigido por Elói Kruger e também está contratando jogadores. Esta semana chegaram o meia Buiú e o atacante Alex Cruz, que disputaram o Campeonato Sul-matogrossense. Também vieram dois jogadores que estavam no Toledo, o goleiro Deyk e o meia Irineu. Mas ainda falta muita coisa para que a equipe se encorpe e faça um bom campeonato.


******   O outro representante londrinense, o Junior Team, vai disputar a Segundona com um time bem jovem. No elenco figuram alguns jogadores cedidos por empréstimo pelo Curitiba. Mas a equipe começou a treinar há apenas duas semanas e o início promete ser difícil, até porque o jogo de estréia será contra o Paraná Clube, em Curitiba, terça-feira às 15h30m. Entretanto, o técnico Carlos Sergio Fabiano está trabalhando duro para armar o time.

******

Torcida do Iraty quer a saída da SM Sports

      Não é só em Londrina que existe insatisfação com o trabalho da SM Sports. Em Iraty, o bicho está pegando pra valer. Domingo passado no jogo Iraty x Operário, apareceram faixas pedindo a saída de Sergio Malucelli e do presidente Geraldo Campanholi. A bronca da torcida é contra a maneira como o futebol está sendo tocado em Iraty.
       Começou antes do Campeonato Paranaense, quando o time quase ficou de fora porque faltavam para-raios no Estádio Emílio Gomes. O empresário Sergio Gomes doou o dinheiro e salvou o time. Depois, apesar de contar com jogadores de qualidade duvidosa, o time estava melhorando e "endureceu" o jogo com o Londrina (1 a 1). Aí, segundo os torcedores locais, Sergio Malucelli ficou irritado e dispensou o treinador Rodrigo Casca.
          Dias depois, Campanholi reclamou que tinha sido enganado, porque foram contratados atletas que estavam há muito tempo parados. E em seguida surgiu a notícia de que o futebol acabaria em Iraty, se o time caísse para a Segundona. Para completar, vieram as dívidas trabalhistas e parte do estádio seria penhorado à Justiça.
           E ainda teve mais coisa ruim: o presidente reuniu a imprensa local e ameaçou não participar do Sub-18, fato que rebaixaria o Iraty para a Terceira Divisão. O fato é que a torcida não aguenta mais e quer Campanholli e Malucelli longe do Iraty.

Chuva atrapalha preparativos para a Indy

           A Prefeitura de São Paulo gastou R$ 4 milhões com drenagem, mas a pista de rua para a Fórmula Indy de domingo próximo ficou bastante alagada, depois da chuva forte que caiu na madrugada e no início da manhã de hoje. A reta da Avenida Olavo Fontoura e a saída dos boxes da pista, no Anhembi, mostravam várias poças d'água. No ano passado, por causa do mau tempo, a prova chegou a ser adiada para a segunda-feira. Será que vamos ter problemas outra vez ?
           A programação oficial começa amanhã, com treino livre às 8 horas e o treino classificatório às 14 horas. No domingo, a largada está marcada  para 12h30m.

Não pensei que fosse tão frágil

        Em entrevista concedida na sede do clube, nesta sexta-feira, o técnico Josep Guardiola, 41 anos, anunciou sua saída do Barcelona. O contrato ia até 30 de junho próximo, e Guardiola resolveu antecipar as coisas.   Ou será que foi o clube que mandou ele embora ? 
         Mas o presidente Sndro Russel fez questão de dizer que "Guardiola foi o melhor técnico da história do Barcelona."  O treinador assumiu o time principal do Barça em junho de 2008. Antes ele dirigia o time B do clube catalão.
         À imprensa, Guardiola disse que  "quatro anos no banco do Barcelona é uma eternidade, e eu preciso descansar". Na verdade, ele não aguentou perder  o título espanhol  e ser eliminado da Liga dos Campeões. Eu particularmente, não esperava que o Barcelona e o seu treinador fossem tão frágeis assim. Bastou ficar três jogos sem ganhar e a "poderosa estrutura" já desmoronou. O castelo era de areia, esta é que é a verdade.
        O substituto de Guardiola será Tito Vilanova (foto), que era assistente do técnico demissionário. Ele também foi ex-jogador do clube e treinador das categorias de base. Tem 42 anos e ficou famoso no ano passado, quando levou um tapa de José Mourinho, após um jogo com o Real Madri.
       Depois da queda de Guardiola, eu fico ainda mais impressionado com o Claudio Tencatti, técnico do Londrina. Como é que ele se aguenta no cargo, depois de tantas derrotas do Tubarão ?
          

Tribuinal do Trabalho libera Oscar para o Inter

     O Tribunal Superior do Trabalho concedeu liminar, ontem, liberando o jogador Oscar para atuar pelo Internacional. O ministro do TST, Guilherme Caputo Bastos usou entre outros argumentos que "a obrigatoriedade da prestação de serviços a determinador empregador nos remete aos tempos de escravidão e servidão, épocas incompatíveis com a existência do Direito do Trabalho".

                        Foto arte da ZeroHora                                                                                                    

        A decisão do TST surpreendeu os advogados do São Paulo. O diretor jurídico do Tricolor, Kalil Abdala disse hoje que acha um absurdo a decisão em favor do atleta, porque há um contrato do clube com Oscar. "Assim, qualquer jogador vai embora" - protestou Abdala.
        Já Oscar, não consegue disfarçar a alegrioa de poder voltar a trabalhar: "Nem acreditei, quando me deram a notícia. Era o que eu mais queria, poder voltar a trabalhar" - disse sorridente, ao lado da esposa Ludmila e de um grupo de amigos.
        Para quem é gremista, como eu, não é uma boa ver o Oscar liberado para jogar pelo Inter, talvez até já no Grenal de domingo. Mas penso que a Justiça agiu certo, e que o São Paulo está pagando por sua arrogância. Porém, acho que esta história ainda não acabou.

Caçada policial vira trágédia na Serra

        A maior operação da Delegacia de Roubos neste ano  acabou em tragédia no interior do Rio Grande do Sul. Mais ou menos 100 policiais tentavam prender criminosos envolvidos com explosivos usados em ataques a agências bancárias no Estado. Um verdadeiro comboio seguia pela ERS-122, próximo a cidade de Farroupilha, por volta das seis horas da manhã de hoje. De repente, um gravíssimo acidente, envolvendo três carros com jornalistas que iriam cobrir a operação do Deic, três viaturas policiais e um caminhão carregado com laranjas.











         Um reporter (Enildo Paulo Pereira, 59 anos) e um cinegrafista (Ezequiel Barbosa, 27 anos) , que trabalhavam na Rede Bandeirantes de Televisão e aparecem na foto à esquerda, morreram no acidente. Outros sete jornalistas e policiais civís ficaram feridos, alguns inclusive presos nas ferragens dos veículos. O acidente ocorreu na chamada "Curva da Morte",  uma curva de 180°, no km 47 da rodovia, numa área de serra pesada.
          Alguns jornalistas conhecidos, como o reporter Cid Martins (Rádio Gaúcha), o fotógrafo Marcelo Oliveira (Diário Gaúcho)  e o reporter Eduardo Torres (Diário Gaúcho) ficaram feridos. Os três devem sobreviver.
           O motorista do caminhão, João Jopsé Araujo, disse que os freios falharam. Ele sofreu ferimentos leves e está no Hospital São Carlos, em Farroupilha.

As mudanças da Zona Azul

          Reconheço que sou meio arredio à mudanças, quando as coisas estão funcionando bem. Em time que está ganhando não se mexe. Desta forma, não sou a pessoa mais indicada para dizer se os esquemas que estão sendo implantados pela Zona Azul melhoram ou pioram a vida dos motoristas. Até porque, para início de conversa, eu já sou contra esse negócio que se instituiu, de pessoas ou instituições se adonarem das ruas e passarem a cobrar como se aquilo fosse um estacionamento privado. Considero isso uma violência ou uma sacanagem. Ninguém é dono das ruas. Elas pertencem a todas as pessoas. Tenho medo de um dia ainda ter que pagar uma taxa para alguém, quando quiser atravessar a rua, de uma calçada para a outra. Do jeito que as coisas estão indo, isso já não será surpresa.

         Parquímetros e botons a parte, o que me causa revolta é a idéia de estipular um prazo para que os talonários que nos foram vendidos sejam extintos e não sejam mais aceitos. Vão devolver o dinheiro que eu paguei por eles ?  Ainda esta semana comprei um talão, o que significa que eles continuam sendo vendidos. Como é que, de repente, alguém vai estipular uma validade pra eles ?  Não tem prazo escrito no talonário. É bom pensar muito bem, antes de tomar estas medidas restritivas do uso de algo que nos foi vendido. Se cancelarem o meu talonário, estarão me roubando. E vou chamar os responsáveis pelo cancelamento de ladrões.

Os descaminhos do Londrina-SM

        Leio na coluna do Fiori Luiz, na Folha de Londrina, que o gestor Sergio Malucelli e o presidente Claudio Canuto continuam "de mal". Dizem que os dois nem se cumprimentam. Já se fala que Canuto poderá deixar a presidência. Como é que uma parceria que caminha desta forma poderá dar certo no futuro?
         Acho que o Fiori está correto quando cobra transferência nas negociações dos jogadores que defenderam o Londrina no Paranaense e estão se transferindo para outros clubes. Os jogadores são do Malucelli, mas o Tubarão é da Cidade. Tem que dar satisfação, sim senhor.
         As informações dão conta de que Rogério foi para o Criciúma, Arthur para o Paraná Clube, Silvio para o Bragantino e Warley para o Grêmio Metropolitano de Maringá. O público que pagou ingressos caros para ir ao Estádio do Café, provavelmente não vai ficar nem sabendo por quanto eles foram vendidos ou emprestados.

O melhor handebol da América. E de graça

          Começa agora, à uma e quinze da tarde, a disputa do 5º Campeonato Pan-Americano de Clubes de Handebol Masculino, que Londrina está sediando pela segunda vez. As melhores equipes e os melhores jogadores da América do Sul estão na cidade para um torneio que promete ser sensacional. E tudo isso de graça para o público, já que não haverá cobrança de ingressos no Moringão, que está cada vez mais bonito.
            Hoje, amanhã e domingo teremos jogos da Fase de Classificação. Na segunda-feira às semifinais e no feriado de 1º de Maio a grande decisão, às cinco horas da tarde. Quem gosta realmente de esporte não pode perder um evento desta importância. Será, inclusive, a chance para muitas pessoas conhecerem melhor o handebol e o nível em que a modalidade se encontra no Sul do Mundo. O campeão vai ao Mundial do Catar, em setembro.
                                      O lindo Moringão será o palco da festa
             A Unopar/Sercomtel, que representará Londrina, já foi campeã pan-americana e sonha com a recuperação do título. Mas será uma parada difícil, porque estão aí o Pinheiros e o Metodista, equipes fortíssimas, base da Seleção Brasileira. O Pinheiros está sendo apontado como favorito.
              Os oito participantes estão divididos em dois grupos: A - Pinheiros (SP), Universidad Americana (Paraguai), River Plate (Argentina) e Taubaté (SP). B - Unopar (Londrina), Metodista São Bernardo (SP), Universidad de Los Lagos (Chile) e Quilmes (Argentina).
              Teremos três bons jogos durante a tarde de hoje, mas o ponto alto da programação do primeiro dia de disputas será a cerimônia de abertura, às 19h30m, e a estréia do time londrinense, às 20h30m, contra a Universidad de Los Lagos, que vem do Chile e promete surpreender.