Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

         Ainda não esquecemos os 7 a 1 que levamos da Alemanha na Copa. Mas já estamos todos contando os minutos, pra ver de novo a Seleção Brasileira em campo, daqui a pouco lá em Miami, contra a Colombia. Será que Dunga está melhor do que era em 2010?  Daqui a uma hora e meia, a gente vai começar a saber
      Esta partida que o Brasil disputará domingo com a Argentina será a mais importante do basquete brasileiro nos últimos anos. Já virou trauma essa história deles ganharem da gente em todas as últimas decisões importantes. Como no Mundial de 2010, quando os dois times também se encontraram nas oitavas-de-final, com derrota brasileira por 93 a 89. Até a permanência do técnico Ruben  Magnano vai ficar ameaçada, se o Brasil perder de novo. Afinal, tiramos o homem da Argentina pra que ?

Esse "pega" promete

          Se jeito regula, os dois carros da Mercedes vão protagonizar um grande duelo em Monza. Lewis Hamilton sabe que precisa da vitória, domingo na Itália, para continuar brigando com Nico Rosberg pelo título da temporada. E hoje, apesar dos problemas em boa parte do treino, o britânico conseguiu um tempo melhor do que o obtido pelo alemão Nico.
         E há também uma outra pendência que precisa ser levada em conta. É que na Bélgica, o carro de Hamilton foi tocado pelo companheiro, o que lhe tirou da corrida. Será que vem troco ?
         De qualquer forma, o "pega" entre os dois é o destaque antecipado para esse GP da Itália, que terá largada às 9h40m. Hamilton (foto), garante que está "estudando toda a situação".

Sem Bruninho, Brasil ganha mais uma


       Mesmo sem o levantador Bruninho, poupado porque está com a mão machucada, a Seleção Brasileira ganhou mais um jogo pelo Mundial de Vôlei Masculino, hoje na Polônia. Apesar do resultado de 3 sets a 0, foi uma partida difícil, como mostram os parciais: 27/25, 25/21 e 26/24.
       Por sorte, Lucarelli (foto) estava em outro dia de grande inspiração. Ele marcou 19 pontos e conseguiu 6 aces.  O resultado já garantiu a classificação para a Segunda Fase do Mundial, pois o Brasil não pode mais ser alcançado pelo quarto colocado, que é a Seleção Cubana.
        O próximo jogo será amanhã, às 15h25, contra a Coréia do Sul.

Agora, são os gremistas que estão sendo violentados

          Racismo é um crime pavoroso, que merece ser punido com rigor.  Tenho muitos amigos negros, e fico louco da vida quando vejo um deles sendo discriminado. Mas esse não é o único crime que tem sido "tolerado" pela Justiça e pela imprensa brasileira. Temos visto muita coisa pior aqui no Brasil, todos os dias. São jovens que matam velhos, filhos que assassinam os pais, pedófilos que destroem crianças, doentes que são judiados nos hospícios e por aí a fora. Será que estas coisas não são no mínimo tão graves quanto o preconceito racial ?  Se são, por que não estão sendo combatidas com esta mesma fúria aplicada no caso de racismo contra o goleiro Aranha, recentemente em Porto Alegre ?
            Sou gremista sim, mas aplaudi o fato do Grêmio ter sido punido pelo que aconteceu em seu estádio. Também acho plenamente justo que as pessoas que praticaram o crime, chamando Aranha de "Macaco" e de outras coisas, sejam afastadas dos estádios e respondam na Justiça pelo erro que certamente cometeram.
            Mas não posso aceitar que pessoas de outros centros, que há muitos anos vêm discriminando o povo gaúcho através de "brincadeiras" de extremo mau gosto, se aproveitem do momento para tentar destruir um clube brasileiro de grandes conquistas e serviços prestados ao País.
 
             Tampouco não concordo com o que estão fazendo com esta menina de apenas 23 anos, Patrícia Moreira. Ela está sendo execrada nacionalmente, amaldiçoada como se fosse uma bruxa ou uma assassina violenta. É claro que ela tem que responder a um processo, mas não vamos achar que ela é a pior criminosa do Brasil, como estão tentando fazer.  Patrícia está sendo ameaçada, teve sua casa apedrejada e precisou até  mudar de residência para escapar da violência. Ela já está punida, para o resto da vida. Tem muita gente que ainda não imagina o que é uma pressão gigantesca sobre uma pessoa. E tudo porque Patrícia é apaixonada pelo seu time e se deixou levar por um grupo de torcedores (entre os quais vários negros) que ofenderam o goleiro santista. Lógico que ela tem que pagar, mas vamos com calma.
                Mas sinto que vem vindo coisa pior por aí. No jogo de amanhã no Maracanã (Flamengo x Grêmio), por exemplo, os torcedores cariocas foram autorizados pela Justiça Carioca a levar faixas de protesto contra o racismo, numa evidente provocação aos gremistas que comparecerem. Também já se sabe que câmeras vão monitorar a torcida tricolor, e que 250 policiais estarão vigiando, prontos para prender quem cometer novos atos racistas. Será que precisa avisar pela imprensa ?
                 O que eu estou vendo é o Grêmio sendo acuado por um monte de gente.  E isso também não é uma violência ? 
              
          

Brasileiro é campeão no US Open



       Se nas disputas individuais o tênis brasileiro não está ganhando nada, pelo menos nas duplas temos um representante campeão. O mineiro Bruno Soares, que faz parceria com a indiana Sania Mirza, conquistou nesta sexta-feira o título de campeão da categoria "duplas mistas" no US Open, em Nova York. Eles derrotaram a norte-americana Abigail Spears e o mexicano Santiago Gonzalez, numa final empolgante, por dois sets a um, com parciais de 6/1, 2/6 e 11/9.
          Foi a segunda vitória do brasileiro no torneio. Em 2012, ele também foi campeão, tendo como parceira a russa Ekaterina Makarova. Como campeões, Bruno e Sania vão dividir um premio de 150 mil dólares.
          Com esta vitória, Bruno Soares se tornou o terceiro tenista brasileiro a conquistar mais de um título de Grand Slam, se juntando a Maria Esther Bueno e Gustavo Kuerten. 

    
     O amigo Jairo Lopes me enganou com esta sua postagem no Facebook. Custei a me tocar que ela estava lá atrás no "coletivo".  Muito boa. 

VIRADA DE CAMPEÃO

    Terminou agora, a zero hora e quarenta minutos, uma das melhores partidas de tênis dos últimos anos. Depois de perder os dois primeiros sets, Roger Federer mostrou que está cada vez mais forte. Virou para 3 a 2, em cima do francês Gael Monfils.  Foram 3h20m de partida, com 4/6, 3/6, 6/4, 7/5 e 6/2.  Foi o melhor jogo do US Open 2014.  Azar de quem não viu !