Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Não vai sobrar ninguém ?


           Pelo jeito, não vai sobrar ninguém fora das investigações.  É incrível como o cerco vai se apertando. Os últimos nomes que começam a ser muito comentados são os do vice-presidente Michel Temer e do senador Romário. E cada vez as investigações chegam mais perto do ex-presidente Lula.
 TÁTICA INFALÍVEL
                  (Efeito Dominó)

        A tática que os condutores da Operação Lava Jato estão adotando é infalível. Sempre traz bons resultados. Eles vão jogando uns contra os outros, através de opiniões emitidas. E quem está sendo interrogado acaba "se abrindo".
 
         Foi o que aconteceu mais uma vez hoje, quando mostram ao senador Delcídio críticas que o ex-presidente Lula teria feito a seu respeito. O homem se descontrolou e nem conseguiu continuar depondo.
 
 VEM AÍ UM ASSUNTO POLÊMICO




             Acompanhei hoje pela Rádio Brasil Sul, no programa "Na Grande Área", notícias sobre a possibilidade que cresce, da Prefeitura vir a entregar a administração do Estádio do Café à empresa que toca o futebol do Londrina EC, a SM Sports. Parece que há interesse dos dois lados em realizar esse negócio.
 
              Conhecendo há muito tempo como tudo funciona em nossa cidade, é claro que já posso antever muita polêmica. Ceder um estádio municipal em comodato para um clube da cidade é uma coisa. Mas entregar a administração desse estádio à uma empresa comercial é outra coisa bem diferente.
 
               Acho que a SM Sports é uma empresa organizada e que goza de bom conceito na cidade. Nunca ouvi  alguém colocar em dúvida a honestidade dela. Portanto, é considerada uma empresa séria.  Mas é uma empresa como qualquer outra. Temos muitas empresas honestas em Londrina.
 
              É claro que todos queremos o Estádio Café bonito e bem cuidado. Entretanto, é difícil entender a passagem do comando de um bem público para um particular. Vão ter que fazer um contrato muito específico e complicado. O estádio é da cidade. É meu, é seu, é nosso. Os vereadores terão que aprovar esse negócio, haverá polêmica.
 
                Há muitos interesses em jogo. Existem outros clubes além do Londrina EC que têm o direito de pleitear  a utilização do estádio para as suas atividades. E como isso será administrado ? Por tudo isso, acho que vem aí um assunto que não será facilmente resolvido.
 
               Enfim, hoje já temos um "time de dono" aqui em Londrina. Se tivermos também um "estádio de dono", será que todos os munícipes aceitarão ?
 THE  VOICE BRASIL 2015
 Londrinense se classifica
e já está entre as favoritas



           A cantora londrinense Allice Tirolla, de 24 anos,  deu ontem mais um passo importante na edição 2015 do programa The Voice Brasil. Cantando a canção "Sky Fall", de Adele, ela mostrou todo o seu talento e se classificou para mais uma etapa da  disputa.
 
            E mais: pelos comentários emitidos por Lulu Santos e Claudia Leitte, bem como pelo apresentador Thiago Leyfert, a representante de Londrina está entre favoritas da disputa. Canta muito mesmo essa guria !
 
              Já a outra londrinense, a menina Adna Souza, de apenas 17 anos, não teve a mesma sorte. Sua apresentação foi impecável, e ela impressionou também pelo vestido belíssimo que tomou conta de todo o palco. Mas o grupo comandado por Carlinhos Brown  era muito forte e Adna acabou não se classificando.
 
               Outro destaque que me agradou na edição de ontem foi o sertanejo Edu Santa Fé, que surpreendeu a todos cantando "Luar do Sertão". Com sua viola e uma voz linda e serena, Edu foi um dos classificados do time de Michel Telló.  Foi muito bonita a programação desta quinta-feira.
 
   CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                 "A  U  T  U M  N      L  E  A  V  E  S "
                     (Joseph Kosma / Jacques Prévert)


                          


  
              Foi Marialba Plaisant (foto) , uma amiga londrinense de muitos anos, que me sugeriu a postagem de "AUTUMN LEAVES", certamente uma das canções mais tocadas em todo o mundo. Marialba adora esta canção, especialmente na versão do vídeo acima, gravada  pelo inesquecível Billy Vaughn.
 
              O nome original da canção francesa é "Les Feuilles Mortes".  A versão para o inglês foi de Johnny Mercer: "Autumn Leaves".  E Juvenal Fernandes fez a versão para o lançamento no Brasil, cantada por Carlos Galhardo, com o título de "Folhas Mortas".
 
 
             A versão americana da canção ocorreu no filme "Autumn Leaves", que chegou ao Brasil com o título de "Folhas Mortas". Tive a felicidade de assistir, em 1956, estrelado por Joan Crawford e Cliff  Robertson. Um lindo filme em branco e preto


                                             AUTUMN LEAVES é uma canção escrita em 1947 pelo húngaro Joseph Kosma e pelo francês Jacque Prévert.  Nascido em Budapest, em 12/10/1905, Kosma fez a música. Ele era um ótimo pianista e compôs muitas outras canções na França. Morreu cedo, aos 64 anos. Já Prévert, que era parisiense, nasceu em Paris em 1900. Famosíssimo por seu talento, foi um homem de muito amores. Faleceu aos 77 anos e até hoje é admirado pelos franceses.



 
 
Sucesso com Billy Vaughn
 
Billy Vaughn morreu em 1991, mas até hoje, 24 anos depois, é tocado no mundo inteiro. E faz uma falta danada para música universal.
A Orquestra de Billy Vaughn fez enorme sucesso em todas as partes da terra por muito anos, especialmente nas décadas de 50/60, quando gravou clássicos da música mundial, como "Melody of Love,  Sail Along Silvery Moon,  Whells, My Papa,  Oh,  The Apartment,  Look For a Star,  La Paloma,  El choclo,   La  Golondrina,  Estrellita,  La Cumparsita,   El Manisero,  Aquarela do Brasil e muitas outras.  Marcou época, ao lado das orquestras de Ray Conniff,  Lawrence Welk  e outras não tão famosas.
 
William Rchard "Billy" Vaughn nasceu em Glasgow, no Kentucky, filho de um barbeiro que adorava música e o ensinou a tocar bandolim, com três anos de idade.  E Billy acabou se tornando um grande maestro, arranjador e compositor norte-americano. Ele morreu de um câncer, em Escondido, Califórnia, aos 72 anos de idade.
                     
                                           
        Veja na postagem seguinte a versão de "Autumn Leaves" para o português, cantada pelo nosso querido Carlos Galhardo.
      E curta também a letra de "Folhas Mortas"

   











                           A VERSÃO BRASILEIRA DE  "AUTUMN LEAVES"

                       " F o l h a s       M o r t a s "

                 Grande sucesso com CARLOS GALHARDO

                     


                       A versão para o lançamento no Brasil, em português, foi feita por JUVENAL FERNANDES  e interpretada por CARLOS GALHARDO, com grande sucesso. Depois, vários outros cantores brasileiro gravaram a canção.

                                             " folhas mortas "

          " Folhas de outono /
              Fazem lembrar /
                 Eu e você /
                     A luz do Luar /
                          Beijo seus lábios /
                              A murmurar /
                                  Doces palavras /
                                      Do verbo amar /
                                           Mas você partiu /
                                               Sem um adeus /
                                                   Triste eu fiquei /
                                                       Com minha dor /
                                                           Vejo em sonhos /
                                                                Só você, você /
                                                                    Folhas de outono /
                                                                        Do nosso amor. "

AS MELHORES DO FACEBOOK

  
             Minha sobrinha Dani Campos, lá de Pelotas-RS, "matou a pau"com esta postagem que fez na sua página do Facebook