Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

            Grammy 2016: Gilberto Gil perdeu na categoria Melhor Álbum de World Music, mas a  brasileira Eliane Elias venceu na categoria de Melhor Álbum Latino de Jazz com o disco Made in Brazil

 
 
Dos três brasileiros indicados a prêmios do Grammy nesta segunda-feira quem acordou em casa depois da festa com uma estatueta foi a pianista e cantora Eliane Elias, por Made in Brazil – eleito o melhor álbum de jazz latino de 2015. Radicada em Nova York desde 1981, Eliane foi representada na cerimônia pela filha.
 
Gilberto Gil, que concorria à sua terceira estatueta pelo disco Gilbertos Samba Ao Vivo, perdeu na categoria de melhor álbum estrangeiro para Sings, da cantora Angelique Kidjo, de Benim.
 
 A terceira concorrente do Brasil ao Grammy foi a pianista Catina DeLuna, que fez os arranjos, vocais e instrumentação de Garota de Ipanema no álbum Lado B: Brazilian Project, do venezuelano Otmaro Ruiz.
 



COPA SUL-MINAS-RIO
Mais três jogos foram disputados



              O Inter cumpriu o objetivo de vencer o Avaí com saldo de gols para assumir a liderança do Grupo B da Primeira Liga. Na noite chuvosa desta quarta-feira no Beira-Rio, o time comandado por Argel Fucks bateu os catarinenses por 3 a 0, com gols de Aylon, Rodrigo Dourado (na foto comemorando) e Eduardo Sasha.

Com a vitória de 3 a 0, o Inter tem os mesmos quatro pontos do Grêmio, mas passa o rival no saldo de gols e poderá jogar pelo empate no Gre-Nal da última rodada do grupo, marcado para o dia 6 de março, na Arena, para ficar com a vaga na semifinal da competição. O Avaí está eliminado da Primeira Liga.




                  E o Flamengo não decepcionou os torcedores que compareceram ao estádio Kléber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, e venceu o América-MG por 1 a 0, na segunda rodada da Primeira Liga. Com o resultado, o time rubro-negro assume a liderança do Grupo C, com seis pontos, e o mineiro cai para a terceira posição, com três.

                  Apesar da vitória, o time carioca exibiu dificuldade para furar o sistema defensivo dos mineiros. Sem Emerson, a equipe demorou a mostrar jogadas perigosas e apostou em lançamentos longos infrutíferos. Estreante do dia, Cuellar não fez uma exibição de destaque e o esquema tático desenhado pelo técnico Muricy Ramalho não foi envolvente - e ainda se mostrou frágil defensivamente. Cobrando penalti, no começo do segundo tempo, Everton marcou o gol que decidiu o jogo.



                            E finalmente, em partida com cinco gols no primeiro tempo, o Fluminense venceu o Cruzeiro por 4 a 3, ontem à noite no  Mineirão, em Belo Horizonte, em jogo pela segunda rodada da Copa Sul-Minas-Rio. O time mineiro abriu o placar com Rafael Silva. Depois, levou três gols em menos de 15 minutos - dois de Diego Souza e um de Gustavo Scarpa. Já no fim da etapa inicial, Rafael Silva marcou de novo para o Cruzeiro. No segundo tempo, mais dois gols. Outro de Diego Souza, o segundo dele de pênalti na partida, e um de Arrascaeta.
 
A CLASSIFICAÇÃO
Grupo A - 1º Atlético Paranaense, 3; 2º Fluminense, 3; 3º Criciúma, 1; 4º Cruzeiro, 1
 
Grupo B - 1º Inter, 4; 2º Grêmio 4; 3º Coritiba 1; 4º Avaí, 1
 
Grupo C - 1º Flamengo 6; 2º Figueirense 3; 3º América Mineiro 3; 4º Atlético Mineiro 0 

LIBERTADORES
O grande vexame do São Paulo




               A fase de grupos da Copa Libertadores para o São Paulo começou nesta quarta-feira com um vexame imenso e de prejuízo difícil de calcular. O azarão boliviano The Strongest jogou com tranquilidade e eficiência exemplares para fazer 1 a 0 e calar o Estádio do Pacaembu, na capital paulista.

                Desde 1982 o The Strongest não ganhava uma partida fora de casa pela Libertadores, jejum que comprova o quanto o resultado é decepcionante. A torcida que começou o ano otimista, saiu do Pacaembu revoltada e vaiando os jogadores.

              A solução será tentar recuperar os pontos perdidos em dois jogos seguidos fora de casa - contra o atual campeão River Plate, da Argentina, e o Trujillanos, da Venezuela. O São Paulo só volta a jogar em casa em abril.
 
              O preço pelos repetidos erros cometidos na partida de ontem  chegou quando o competente The Strongest achou o gol. A defesa parou e deixou o time boliviano tabelar na área. Alonso fez de peixinho aos 17 minutos.

               A desvantagem acendeu o pavio do desespero do São Paulo. A cada instante o time perdia a calma e cada jogador queria resolver tudo sozinho. Erros de passes, impedimentos e um nervosismo imenso deixaram o jogo como o The Strongest queria.

               A noite torturante terminou com uma chance incrível de Kieza chutada para fora. O erro derradeiro mostrou que sem capricho e sem calma, ninguém consegue se dar bem no futebol.
 D'Ale tenta mostrar "sua bola" hoje




                     D'Alessandro não teve uma boa reestreia pelo River Plate, no domingo, quando o atual campeão da América foi derrotado por 3 a 2 pelo Belgrado  em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Argentino. O ex-capitão do Inter atuou os 90 minutos no retorno ao clube que o projetou para o futebol, mas no segundo tempo , o técnico Marcelo Gallardo fez mudanças ofensivas no time e com as alterações, D'Alessandro foi recuado e atuou quase como um volante armando o time de trás.  Mas o River volta a campo pelo Campeonato Argentino hoje


 
 à noite contra o Godoy Cruz. O jogo será o primeiro de D'Alessandro no Monumental de Nuñez neste retorno ao clube argentino.


LIBERTADORES
   Como sempre, o Corinthians
deu um jeito e venceu na estréia





            Está certo que a sorte jogou ao seu lado, mas o Corinthians já estreou com sucesso  na Copa Libertadores. Depois de jogar só para o gasto praticamente toda a partida, com um gol contra aos 45 minutos do segundo tempo, o Timão garantiu a vitória por 1 a 0 sobre o Cobresal, nesta quarta-feira, em El Salvador, no Chile. Já no finzinho da partida, Lucca fez um cruzamento despretensioso pela direita e o zagueiro Escalona acabou tirando a bola das mãos do goleiro e marcando contra.
 
            Apesar de o jogo ter sido disputado no acanhado Estádio El Cobre, no meio do deserto do Atacama, e a 2.600 metros de altitude, os efeitos do clima árido e do ar rarefeito não prejudicaram o Corinthians. Os jogadores correram os 90 minutos e até o fim da partida mostraram disposição e fôlego. Tecnicamente é que o rendimento não foi dos melhores. Até a jogada que deu origem ao gol, o time errou muitos lances fáceis.
 
              O fato é que o time dirigido por Tite continua sendo o mais competitivo do Brasil. Mesmo quando não joga bem, como ontem, consegue controlar o jogo e arranja um jeito de somar seus pontos.
           GALO COMEÇOU BEM
 
              Sob o comando do técnico Diego Aguirre, o Atlético-MG  também arrancou com boa vitória de virada na Libertadores. O Galo derrotou o Melgar, no Peru, por 2 a 1, nesta quarta-feira. O confronto valeu pelo Grupo 5 da competição.

              Omar Fernández abriu o placar aos 13 minutos de jogo, numa "lambança" de Leonardo Silva.  Rafael Carioca empatou com um golaço de fora da área aos 20' e Patric virou o marcador aos 39', depois de perder várias chances seguidas.

               Último time brasileiro a conquistar a Libertadores, em 2013, o  Atlético foi envolvente no Peru, com boas atuações de Hyuri e Marcos Rocha. O time mineiro mostrou um bom jogo coletivo e dominou praticamente toda a partida, até sentir o desgaste nos minutos finais, passando certo sufoco para segurar o resultado.
 
 
 
      FIASCO DO GRÊMIO

                  Não foi a estreia sonhada, a que o Grêmio teve na madrugada desta quinta-feira, no México. Com uma atuação abaixo da média, o Tricolor perdeu por 2 a 0 para o Toluca, mesmo tendo um jogador a mais por cerca de 60 minutos. Triverio anotou os dois gols da partida, válida pelo grupo 6 da Libertadores. Com a vitória, o Toluca lidera a chave. Os outros dois times do grupo, San Lorenzo e LDU, só estreiam no torneio na próxima terça-feira.
 
Graças a Deus, o malvado
 El Niño está indo embora





                     O fenômeno meteorológico El Niño 2015-2016 já iniciou seu declínio, mas sua intensidade continua sendo forte e influencia no clima do planeta, afirmou a Organização Meteorológica Mundial (OMM). O fenômeno, que acontece a cada quatro ou cinco anos e provoca tempestades e inundações, deve sofrer uma debilitação nos próximos meses e desaparecer progressivamente no segundo trimestre de 2016.

                    "Acabamos de viver um dos episódios do El Niño mais intensos jamais observados, e que provocou a aparição de fenômenos meteorológicos extremos em todos os continentes, contribuindo para os recordes de calor registrados em 2015"-  indica o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, em um comunicado publicado nesta quinta-feira. "Várias regiões da América do Sul e do Leste da África ainda não estão totalmente recuperadas das chuvas torrenciais e das inundações de que padeceram"- acrescentou. "O balanço econômico e humano da seca é cada vez mais evidente na África austral, sob o Chifre da África, na América Central e em várias outras regiões"- destacou Taalas. 

                     O fenômeno meteorológico alcança geralmente sua maior intensidade no fim do ano, daí a origem de seu nome, El Niño, alusão em espanhol ao Menino Jesus. Provoca secas e precipitações superiores ao normal em determinadas regiões.
 
    O ano mais quente

                      O ano de 2015 foi o mais quente já registrado devido à conjunção de um episódio El Niño, excepcionalmente denso, e o aquecimento do planeta pelos gases de efeito estufa, segundo a OMM. Em janeiro passado, a Califórnia sofreu particularmente com o fenômeno, com trombas d'água que provocaram inundações e deslizamentos de terra.

                     O El Niño também provocou, segundo os climatologistas, os mortais tornados no Texas das últimas semanas, incomuns nesta época, assim como o também inabitual clima suave no nordeste dos Estados Unidos. Esse se traduz em um aumento da temperatura dos oceanos, que provoca danos aos corais, segundo a OMM.

                     Os recifes de corais dos Estados Unidos foram particularmente expostos. O El Niño também contribuiu para aumentar os ciclones no Pacífico. Assim, o ciclone Patricia, que tocou a costa mexicana em 24 de outubro de 2015, seria o mais intenso já observado no hemisfério oeste. O fenômeno também é responsável por uma diminuição dos furacões no Atlântico e em torno da Austrália, onde o ano de 2015 foi o mais seco e o mais quente.

                     O El Niño, que reapareceu em 2015, é uma corrente equatorial quente do Pacífico, que se traduz por uma clara alta da temperatura na superfície da água. O La Niña é o fenômeno climático inverso, com um esfriamento das águas na superfície dos oceanos.
Uma pena que machuca,
                         mas uma pena justa !




               É claro que dói muito,  perder seis pontos numa mesa de tribunal. Dói porque foi com a gente, na nossa carne. Mas dá pra deixar de reconhecer que os homens do  TJD agiram com absoluta justiça, apenas cumpriram a regra. Perdoar o Londrina seria desmoralizar a lei, que nunca mais seria respeitada neste tópico. Não há portanto porque recorrer ao Pleno ou ao Superior. E' aprender a lição e correr dobrado pra recuperar os seis pontos que se foram. Não tem outro jeito de consertar as coisas.
 
              Dá mesma forma, não se pode crucificar o responsável pelo erro que inegavelmente o Tubarão cometeu. Quem errou pode até ser punido de alguma forma qualquer, mas não pode ser  execrado, como algumas pessoas estão tentando fazer na página do Facebook do Londrina Esporte Clube.  Muito pior do que o erro são as bobagens escritas por alguns fanáticos torcedores no Face.
 
               Se o técnico e os dirigentes do Londrina forem inteligentes, eles certamente irão utilizar esta punição como motivação para que o time corra mais e jogue muito mais do que está jogando. Os seis pontos perdidos poderão ser transformado em fator motivador de extrema validade na continuação do campeonato. Vamos ver se quem manda no time é ou não inteligente !
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
Com o Palmeiras "pipocando" seguidamente, os corintianos não perdoam. Até meu filho Zé Ivan, que torce pelo Timão, "tirou sua casquinha".