Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 20 de fevereiro de 2016

 Londrina perde no Litoral e
 Paraná mantem a liderança


                            Sem Germano pra segurar o time, o  Londrina teve até o primeiro "apagão" do ano, levando dois gols em três minutos e acabando por "ressuscitar" o Rio Branco, que vinha de quatro derrotas em quatro jogos. O time do Litoral ganhou por 2 a 1 e o Tubarão sofreu a sua primeira derrota dentro de campo neste Paranaense.
 
                            No primeiro tempo só deu Rio Branco. Basta dizer que o primeiro ataque londrinense só veio aos 21 minutos. E aí houve até uma melhora, com Welisson criando boa chance aos 28'.  Mas aí veio um daqueles apagões do Londrina (o primeiro em 2016) e a defesa se complicou toda, levando dois gols aos 30 e aos 33 minutos. O goleiro Marcelo Rangel parecia nervoso e a zaga errava seguidamente. Ratinho aproveitou um "presente" de Luizão e fez 1 a 0. E Rodrigo  Jesus surgiu após cobrança de falta, pra fazer o segundo.
 
                           No segundo tempo, com Zé Rafael no lugar de Bidia, o Londrina  voltou melhor. E em seu primeiro lance, Zé Rafael chutou de longe e, na falha do goleiro Edvaldo, fez o  gol do Tubarão, que cresceu em campo e deu a impressão de que viraria a partida. Mas aos poucos, os parnanguaras foram segurando o jogo e conseguiram garantir a primeira vitória do ano. Tencati sacou Paulinho Gaúcho e aí o ataque alviceleste se apagou de vez.
 
                            Acho que tinha mais gente torcendo para o Londrina do que para o Rio Branco, porque a partida teve apenas 733 pagantes para uma renda de R$ 16.900.   O juiz Fábio Filipus, não marcou dois pênaltis (um pra cada lado) em lances claros de "bola na mão".  E quase no final, o Londrina tentou "cavar"um outro pênalti, mas o árbitro não foi na conversa.
 
                               No outro jogo disputado agora à noite, o Paraná Clube manteve a liderança isolada e os 100% de aproveitamento. Ganhou de virada do Toledo, na Vila Capanema, por 2 a 1.
Tácio fez Toledo 1 a 0, mas Anderson Uchoa e Lucio Flávio viraram o jogo, ainda no primeiro tempo.
 
AS MELHORES DO FACEBOOK

 
 
Boa, amigo Léo Lurdim (de Itabaiana-SE). Sua postagem é mesmo muito linda. E uma lição de vida, de coragem !

 UM SÁBADO COM 25 HORAS,
 O DIA MAIS LONGO DO ANO


 
                        Estamos vivendo o dia mais comprido do ano, que terá 25 horas.  Pode se preparar para retardar o relógio, quando chegar a meia-noite. Volte para 23 horas e curta mais 60 minutos. Está terminando o Horário de Verão

Jogo de alta responsabilidade !





                     Por tudo que rolou nos últimos dias, o jogo desta noite em Paranaguá, é de enorme importância para o Londrina. Com a perda de seis pontos no tribunal, o Tubarão caiu da co-liderança para a sexta colocação no Campeonato Paranaense. Continua entre os oito que se classificam para as quartas-de-final, mas hoje iria para o mata-mata em desvantagem, decidindo fora de casa. E se esta disputa fosse agora, o adversário nas quartas seria o Coritiba. Só faltava esta, hein ?

                     O Londrina precisa tentar ganhar o jogo de hoje, porque os três pontos aliviam o sufoco do momento. Tomara que a escalação do time com três atacantes se confirme. É assim que o Tubarão tem rendido melhor. Mas também não é questão de desespero. A vitória é necessária, mas um empate não será uma catástrofe. O mais importante é jogar com responsabilidade !
 Quer dizer que o Tubarão
agora é barriga de aluguel ?
                                                                                                       





                   O que a gente tem visto por aqui, desde que esta SM Sports chegou a cidade para tocar o futebol do Tubarão, é mesmo de espantar. São negócios, acertos e até erros, como este que resultou na perda de seis pontos no Campeonato Paranaense. Mas a última agora, é que o Londrina funcionou esta semana como uma espécie de "barriga de aluguel" para o Figueirense.
 
                     Não se sabe bem porque, mas o clube catarinense utilizou o Londrina para contratar o meio-campista  Michael Javier Ortega Dieppa, de 25 anos, 1m70, natural de  Palmar de Varela, Atlántico, Colombia.   O 'cara' já  jogou no Depotivo Cali (Colombia),  Atlas (México),  Bayern Leverkusen (Alemanha);  Bochum (Alemanha) e no Junior Barranquilla (Colombia). Andou por estes clubes todos, mas nunca brilhou de verdade.
 
                       Porém,  Michael Ortega chega para vestir a camisa 10 do "Figuera".  Foi apresentado na quarta-feira, no Estádio Orlando Scarpelli. As informações são de que ele foi trazido ao Brasil pelo Londrina Esporte Clube, que repassou o seu passe ao Figueirense.
   
 Quem souber o que é que o Londrina ganhou com isso, por favor, me conte !
 
 
VEM MAIS TENIS
É o Brasil Open começando em SP

  

                     O Rio Open ainda está rolando, mas a primeira rodada do qualificatório do Brasil Open já está começando neste sábado. Os primeiros jogos foram iniciados às 11 horas. A entrada para o público é gratuita no Esporte Clube Pinheiros, zona sul de São Paulo.
 
                       Os paulistas João "Feijão" Souza (foto) e Rogério Dutra Silva, os gaúchos André Ghem e Orlando Luz, além do pernambucano José Pereira estão na disputa do quali. Eles tentam se juntar ao paulista Thomaz Bellucci, ao gaúcho Guilherme Clezar e ao cearense Thiago Monteiro na chave principal.
                                S A L D O    P O S I T I V O

 
         Acabou a boa campanha da paulista Paula Gonçalves nesta edição do Rio Open. Depois de vencer dois jogos no quali e mais dois na chave principal, um deles contra a cabeça de chave 2, a sueca Johanna Larsson, nesta sexta-feira ela enfim foi derrotada, caindo diante da norte-americana Shelby Rogers em disputada partida de três sets. Mas Paula abriu uma  novo caminho de esperança para o tenis feminino do Brasil e compensou o fracasso experimentado pela pernambucana Teliana Pereira, nº 1 do nosso ranking, que perdeu logo de cara no torneio.
 
                "Só tenho que agradecer, foi uma semana excelente, acima das minhas expectativas, saio daqui com a cabeça erguida e na semana que vem é outro torneio. Estou muito mais motivada" - comentou a campineira Paula, que havia entrado na competição carioca sem uma vitória sequer em chaves principais de torneios WTA e resolveu ganhar logo duas de uma vez. Ela é treinada pelo ex-tenista Carlos Kirmayr.



OPEN RIO 2016
Tenis brasileiro parece estar
    se firmando nas duplas



          Prejudicado pela chuvas, o Open Rio 2016 não está sendo uma boa competição. Acho que a época de realização  do torneio terá que ser repensada. No alto verão, o risco de chuvas constantes é muito grande no Rio de Janeiro.
 
          Entretanto, esta edição da competição vem nos confirmando que o melhor caminho a ser seguido pelo tênis nacional pode ser o das duplas. Individualmente, o Brasil vai mal, porém duas duplas nossas já estão nas semifinais.
 
 
           A primeira dupla brasileira a garantir vaga nas semifinais foi a formada pelo paulista Thomaz Bellucci e pelo gaúcho Marcelo Demoliner. Os dois derrotaram, nesta sexta-feira, os franceses Jo-Wilfried Tsonga e Paul-Henri Mathieu em sets diretos, com parciais de 7/5 e 6/2, depois de 66 minutos de jogo.  
            Este é o terceiro torneio que o paulista e o gaúcho jogam juntos na temporada. A primeira aparição da dupla foi no Australian Open, onde venceram a primeira, mas acabaram eliminados na rodada seguinte. O melhor resultado dos dois aconteceu no ATP 250 de Quito, onde ficaram com o vice-campeonato, perdendo a final para o espanhol Pablo Carreño e o argentino Guillermo Duran. E no Rio eles estão realmente jogando muito bem.
 
 
           Já os principais favoritos ao título de duplas do Rio Open, os mineiros Marcelo Melo e Bruno Soares continuam fazendo a sua parte no torneio. Nesta sexta-feira com chuva e alteração na programação, eles acabaram fechando o dia na quadra central e derrotaram  o sérvio Dusan Lajovic e o austríaco Dominic Thiem (grande sensação no torneio indivivual) em sets diretos, com placar final de 6/3 e 6/4, depois de 1h06m de jogo.
            Melo e Soares voltam à quadra neste sábado, às 19h30m, para duelar com os espanhóis David Marrero e Pablo Carreño, vindos do qualificatório, pelas semifinais do torneio. A final pode ser 100% brasileira, já que do outro lado da semi estão Thomaz Bellucci e Marcelo Demoliner.
 
            Mas quem não teve a mesma sorte foram os paulistas João "Feijão" Souza e Rogério Silva, que receberam um convite da organização para participar, mas acabaram eliminados na segunda rodada. Os brasileiros perderam para os espanhóis Pablo Carreño e David Marrero em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 7/5, depois de 1h13m de confronto.
 
AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Uma  amiga cearense, Rosani Maia, que não conheço pessoalmente, mas que sempre participa no Blog e no Face, postou esse texto em minha página. Muito bonito. Do alto dos meus 74 anos, recebo como uma homenagem. Obrigado, Amiga !