Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

A volta, vinte anos depois

         Os mais novos nem conhecem José Carlos Brunoro, que surgiu no voleibol e na década de 90 foi contratado como principal executivo do Palmeiras, naquela vitoriosa fase da Parmalat. Trabalhou no Verdão de 1992 a 1997, época em que o clube ganhou três títulos paulistas e dois brasileiros.

         Pois nesta quinta-feira, vinte anos depois,  Brunoro foi apresentado como novo homem forte do Palmeiras, assumindo o cargo de diretor executivo. Na apresentação, na Academia do Futebol, ele recebeu do presidente Paulo Nobre uma camisa número dez, simbolizando que será um homem poderoso no departamento.
         Brunoro permaneceu todos estes anos na área esportiva, ligado ao Grupo Pão de Açucar. E é um homem de grande capacidade. Mas voltar a atuar num clube como o Palmeiras não será uma tarefa fácil.


                                          COMIDA DE AFRICANOS
      Em Gwanda, no Zimbabwe, localizado no sul da Africa,  as larvas mopanes (foto) estão incluídas nas refeições, com farelos de milho cozido. Elas são ingredientes essenciais e consideradas iguarias nas cidades.
          As larvas são encontradas nas árvores da África. Depois, são "espremidas" para a higienização, antes de serem colocadas para secar ao sol. Elas podem ser comidas crocantes, como batatas fritas, ou cozidas com molho.  Está servido ?

Embraer faz negócio milionário

        A Embraer confirmou o anúncio da venda de 47 jatos Embraer 175 à empresa norte-americana Republic Airways. Como cada avião custa US$ 42 milhões, o negócio ultrapassou a casa dos dois bilhões de dólares.  E o acordo assinado ainda inclui a opção de compra de mais 47 aviões, o que elevaria o negócio para mais de US$ 4 bilhões.
        Logo após o anuncio da transação, as ações da Embraer dispararam na Bovespa, subindo 8,13%.
                               
 
            Os E175 têm capacidade para 76 passageiros e serão operados pela Republic Airlines em rotas regionais da American Airlines nos Estados Unidos.  Mais de 150 modelos E175 estão atualmente em serviço por 12 empresas aéreas.

Londrina 6 a 0. Está dando tudo certo

       Foi muito boa a apresentação do Londrina, ontem à noite em Paranaguá, na incrível goleada de 6 a 0 sobre o Rio Branco. O Tubarão teve mesmo uma ótima atuação, com um meio-campo muito eficiente e uma grande disposição da equipe inteira. Com isso, assumiu a liderança isolada do Campeonato Paranaense.  A arrancada é muito boa. Eu já havia escrito várias vezes aqui no blog que esta tabela é muito boa para o Alviceleste.
        Além do time mostrar boa qualidade, tudo está dando certo para o Londrina.   E o negócio é aproveitar a oportunidade,  como aconteceu ontem no Litoral. Até  a arbitragem  foi nitidamente favorável. A começar pelo primeiro gol, que nasceu de um escandaloso impedimento. E no último gol o camaronês Joel também estava impedido. Azar do Rio Branco. Mas o Londrina não tem nada com isso.
 

         Em pleno ano do seu centenário, o Rio Branco mostrou um futebol ridículo. Tanto assim, que seus dirigentes já mandaram embora o técnico Gassen Youssef e o lateral Elvis, que foi expulso.
        Os parnanguaras reclamaram com razão. Imaginem o que não aconteceria no Estádio do Café, se o Londrina perdesse um jogo por 6 a 0, com o árbitro confirmando dois gols irregulares, marcando um penalti e expulsando um jogador nosso. Íamos ficar malucos da vida.
        Mas não foram as decisões da arbitragem que determinaram a vitória do Londrina, que é muito superior ao fraco time do Rio Branco. O Tubarão venceria a partida com folga, de qualquer maneira. Só que precisamos ficar preparados, porque amanhã ou depois pode chegar a nossa vez de levar prejuizo com uma má arbitragem. É aquela história: "pau que bate em Paulo também bate em Pedro"...
        Um atestado de que tudo está dando certo para o Londrina  e que a tabela "é uma mãe" para o Tubarão é que o próximo adversário será o Nacional (mais fraco ainda que o Rio Branco). E o jogo ainda será no Estádio do Café.
        É só não inventar. Nada de mudanças no time. O Alexandre que espere no banco a sua vez. E a disposição  dos jogadores tem que ser a mesma destes dois jogos iniciais. Podem procurar nos outros resultados dos Estaduais até agora. Nenhum outro time brasileiro marcou 10 gols nas duas primeiras rodadas. Portanto, deixa assim pra ver como é que fica.

Luxemburgo está desaprendendo ?

         Sempre fui fã do técnico Vanderlei Luxemburgo, mas tenho observado o seu comportamento no Grêmio e acho que ele está desaprendendo. De uns meses para cá, desde a metade do returno do Campeonato Brasileiro, o Tricolor vem jogando um futebol burocrático, cheio de esquemas e cuidados. Deixou de ser o Grêmio guerreiro. E só assim o clube gaúcho conseguiu grandes conquistas no passado. Não falta garra não, mas parece uma equipe cheia de regras, que passou a ter uma dificuldade enorme para marcar gols em jogos importantes.
         Ontem, no Equador, foi assim. Os gremistas até chegaram a dominar o jogo, mas acabaram perdendo da LDU, por 1 a 0. Agora, terão que ganhar por dois gols de diferença o jogo da volta, na semana que vem em Porto Alegre.

                                                        
                Acho que o Luxemburgo está "cheio de pernas", com o tratamento que está recebendo por parte da direção do Grêmio. Agora mesmo, o time viajou 10 dias (é isso mesmo) antes do jogo, para se adaptar a altitude de Quito. Gastou um monte de dinheiro.  Até deu mostras de não estar sentindo problemas em campo, mas não soube fazer o gol. Em duas oportunidades, acertou a trave equatoriana. Mas sempre dá a impressão de ser um time "preso" à regras e combinações. Não se solta nunca.
        No fim, o goleiro Dida se machucou e teve que sair. Entrou Marcelo Grohe, que ainda praticou duas grandes defesas, mas não conseguiu evitar o gol de Feraud. LDU 1 a 0.