Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 8 de abril de 2015


 COXA JÁ ESTÁ NAS SEMIFINAIS




         Mas que timinho frouxo esse do Cascavel, hein ? Depois de levar 3 a 1 em casa, no jogo de domingo, veio esta noite à Curitiba, mas não ofereceu a menor resistência ao Coritiba, que fez 2 a 0 em meia hora, gols de Wellington Paulista (de pênalti) e do artilheiro Rafhael Lucas, e depois passeou em campo. A renda foi de R$ 71.900 para um público total de aproximadamente 7.500 pessoas.
         O Coxa espera agora pelo vencedor do confronto de daqui a pouco na Cidade Canção, entre Maringá e Londrina.
         

    Pronto, já arranjou clube !




        As previsões de todos nós, segundo as quais o lateral-esquerdo Fabrício ia sofrer muito, por ter feito o que fez no Internacional, não se confirmaram. O cara já está contratado pelo Cruzeiro e, podem esperar pra ver, vai fazer sucesso em Minas Gerais.
        Como já participou do torneio pelo Inter, ele não poderá defender seu novo time na Libertadores. Mas vai reforçar o Cruzeiro no Campeonato Mineiro e no Brasileirão. Olha ele aí, agora do lado Azul !

Sabella no São Paulo ?


                 Pode surgir a qualquer momento o nome do novo técnico do São Paulo. Os dirigentes queriam um  treinador europeu, mas já desistiram por questões financeiras. E agora quem ganha força é o nome de Alejandro Sabella, que levou a Seleção Argentina ao vice-campeonato mundial, ano passado aqui no Brasil. Ele não está trabalhando, o que poderá facilitar as coisas. É um homem sério. Pode ser um boa para o Tricolor do Morumbi.
     
COPA LIBERTADORES
Rodada de ontem teve 12 gols


                         A semana começou muito bem na Copa Libertadores. Nos quatro jogos disputados ontem foram marcados doze gols. E vários deles muito bonitos. Nenhuma equipe brasileira esteve em ação, mas o Cruzeiro joga hoje, às dez da noite no Mineirão, contra o Club Deportivo Mineros de Guayana, da Venezuela. Será um autêntico jogo de mineiros contra mineros.

                         Na etapa de ontem, o Racing da Argentina perdeu no Paraguai, para o Guarani local (foto), mas ainda  sustenta a liderança do Grupo 8. Num jogo arbitrado pelo londrinense Heber Roberto Lopes, o Guarani fez 2 a 0, com dois gols maravilhosos. No primeiro, Fede Santander, ex-atacante do Racing, arrancou pelo meio, driblou três argentinos e soltou uma bomba. A bola ainda bateu no travessão e caiu, num lance polêmico. Mas foi gol sim, a bola entrou. E no segundo, numa disputa renhida de bola, Marcelo Palau arriscou de fora da área e acertou o ângulo do goleiro Saja. Foi outro gol lindo.

                             Grande vitória conseguiu o Colo-Colo do Chile (de camisa azul escuro na foto), que foi ao México e aplicou 3 a 1 no Atlas,  disparando na liderança do Grupo 1. Esteban Paredes (2) e Cáceres marcaram os gols andinos, descontando Juan Carlos Medina para os mexicanos. Com a derrota, os mexicanos ficaram na lanterna da chave, com escassas chances de classificação.

                               Outro representante chileno, o Palestino,  goleou impiedosamente o Zamora da Venezuela, por 4 a 0, no estádio Santa Laura, em Santiago. Todos os gols aconteceram no segundo tempo: Diego Chavez (2), Leonardo Valencia e Mathias Vidangossy.
                                Este Grupo 5 tem o Boca Juniors como líder disparado, com 12 pontos. O Palestino chegou ao segundo lugar, ao lado do Wanderers de Montevidéo, com 7. E o Zamora já eliminado, perdeu os cinco jogos que disputou.

                              Na outra partida da rodada, no Estádio Jesus Bermúdez, em Oruro (Bolívia), o San José local só empatou com Juan Aurich, do Peru, por 1 a 1. Abdón Reyes fez o gol boliviano, e Marcos Delgado empatou para os incas. Melhor para o Juan Aurich (de vermelho na foto), que continua em segundo no Grupo 6, liderado pelo mexicano Tigres.
       OS BICHOS VOLTAM A TER VEZ

                                Como continuo apaixonado pelos animais, estou reabrindo hoje um espaço pra escrever e conversar com os amigos sobre os bichinhos.  Em 2012, cheguei a manter no blog um  quadro intitulado "Que bicho é esse ?" Os seguidores participavam bastante. Me recordo que o amigo Isnard Cordeiro interagia seguidamente. Mas depois, nem sei bem porque, parei de postar.
                          Agora, retorno, com postagens periódicas tentando mostrar o que eu já sei,  e ao mesmo tempo aprender o que ainda não descobri, sobre estas criaturas que dividem a terra com a gente.  É claro que existem animais perigosos, selvagens. Mas a princípio, todo o bicho é meu amigo, até prova ao contrário. Vou tentar manter esta amizade. Por isto, estou chamando o espaço de "Bicho Amigo".
                           E começo esta nova fase apresentando o meu "amigo" BONGO, que vive lá nas densas florestas da África equatorial. Para muita gente, o Bongo é o mais belo dos antílopes.
 
Os bongos têm características muito especiais, a começar por um impressionante casaco marrom-avermelhado com detalhes  em preto e branco. Seus chifres são levemente espiralados. E o mais curioso: é o único da espécime em que as fêmeas também tem chifres. 
Eles não são muito sociáveis. Preferem morar em florestas mais densas.  Costumam viver em média cerca de 19 anos.
O nome científico (TRAGELAPHUS EURYCERUS) já mostra que eles são uma espécie de bode (TRAGO) com veado (ELAPHOS).
As fêmeas pesam em média de 150 a 235 quilos. Já os machos vão de 330 a 518 kg. São portanto animais grandes. Como um bom cavalo puro sangue, por exemplo.
E atenção para os países nos quais você pode ficar frente a frente com um bongo :  Quênia, Camarões, República Centro-Africano, Congo, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Gabão, Gana, Libéria, Serra Leoa e Sudão do Sul
 
 
NÃO DÁ VONTADE PEGAR UM BEZERRO DESTES E LEVAR PRA CASA ? 
 
                          



          O que é que um cara que nem sabia comer com garfo vai fazer com tanto dinheiro ? Guarapuava deve estar vibrando muito com o sucesso deste filho seu, o caubói Cézar Lima, que ontem à noite ganhou o Big Brother Brasil 2015. Ele levou 65% dos votos populares e ficou com o sonhado milhão e meio de reais.  Muito boa esta legenda do jornal gaúcho "Zero Hora".
Que bom foi viver naquela época. Enquanto Pelé, Eder Jofre e Maria Estar Bueno enchiam nosso esporte de vitórias, a gente ouvia, curtia e dançava ao som feito por gente linda como
 
C A R L O S         G O N Z A G A  
 
 
 
Esta postagem de hoje é certamente uma das mais prazerosas pra mim, nesta série que destaca os músicos e as músicas. Carlos Gonzaga foi um dos meus ídolos na mocidade. Ele trazia todas aquelas canções de Paul Anka, botava tudo na nossa língua e enchia nossos corações de paixão. 
 
 
Mineiro de Paraizópolis, ele estourou inicialmente com a versão de "Diana", em 1956.  Foi um sucesso nacional, que abriu caminho para inúmeras outras baladas que tomaram conta dos nossos bailes e dos nossos shows.
 
 
Carlos Gonzaga era na época contratado da TV Record e só cantava três tipos de música: samba canção, calipso e guarânias. Era um cantor exclusivamente romântico.  Mas com a chegada de Diana as coisas mudaram. Vieram outras baladas que passaram pelas versões de Fred Jorge e caíram nas mãos do novo ídolo. E ele se tornou um dos grandes precursores do rock no Brasil.
 


 
"Quero te dizer", "Passeando na Chuva", "Só você"(Only Tou),  "Meu Fingimento", " Minha Cidade" e outras canções foram se sucedendo, jogando o prestígio de Carlos Gonzaga lá pra cima. E entre elas, apareceu "Riders In The Sky", que aqui virou "CAVALEIROS DO CÉU"  e está no vídeo que abre nossa postagem.  Foi uma loucura o que está música tocou aqui no Brasil.
E quando todos pensavam que as baladas iam terminar, Carlos Gonzaga puxou um "coringa" da manga e gravou a versão do tema da famosa série de televisão  "BAT MASTERSON", um seriado de bang-bang que alcançou incrível audiência em todo o mundo. E a canção está neste vídeo abaixo:
 
 
Aposentado, Carlos Gonzaga está hoje com 95  anos. A última vez que pude vê-lo na televisão foi em 2009, recebendo uma homenagem de gratidão da Cidade de São Paulo, pelo que fez ao longo de sua carreira pela música brasileira.
Ele virou um velho bonito, ainda elegante e simpático, como sempre foi. Carlos Gonzaga foi sempre apontado como um dos nossos artistas mais queridos.
 


Mas não posso fechar esta histórica postagem sem mostrar Carlos Gonzaga interpretando a canção de Paul Anka que impulsionou a sua carreira. Foi com ele que o Brasil inteiro cantou
D  I  A  N  A
 
 
 
 
 
 

 
O amigo Luiz Claudio dos Santos postou isto na sua página no Facebook.  Pois eu começo a achar que também perdi algumas destas aulas