Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Basquete do Brasil está no Grupo da Morte



       Os grupos para o Campeonato Mundial de Basquete Masculino foram sorteados hoje na Espanha, país sede do torneio, que será disputado de 30 de agosto a 14 de setembro. E o Brasil não levou muita sorte, pois caiu no chamado Grupo da Morte, o mais forte do campeonato. Seus rivais serão Espanha, França, Sérvia, Irã e Egito. As partidas desta chave (Grupo A) serão disputadas em Granada, e os brasileiros estreiam dia 30 de agosto, contra os franceses.
         Se ficar entre os quatro classificados, o Brasil enfrentará uma equipe do Grupo B, que terá Argentina, Croácia, Filipinas, Grécia, Porto Rico e Senegal.  No Grupo C estão Estados Unidos, Turquia, Ucrânia, República Dominicana, Nova Zelândia e Finlândia. E o Grupo D reunirá Lituânia, Coréia do Sul, Angola, Eslovênia, México e Austrália.

Série D está ficando mais longe

          Já escrevi várias vezes aqui, que este time do Londrina é muito mais fraco do que o do ano passado. Mas parece que tem gente que acha que está tudo bem. É aquele tipo de torcedor que vai empurrando com a barriga, sempre para o próximo jogo. Custa a perceber que o perigo está cada vez mais perto.
          "O campeonato está só começando" - dizem os mais descansados, sem se dar conta de que o Tubarão já jogou três vezes em casa (e contra times pequenos) e só uma fora do Estádio do Café. O sufoco só não é maior porque o time venceu (2 a 1 sobre o Toledo) esta única partida que fez fora de casa. Mesmo assim, entretanto, a situação é preocupante. Afinal, com tres jogos em casa e só um fora, o Londrina tinha que estar é liderando. O Maringa jogou duas em casa e duas fora e está solto na ponta.
 

        A sequência de jogos que vem por aí pode levar o Tubarão ao desespero total. Ou será que o Tencati e o "Papi Soberano" estão achando que será fácil ganhar em Arapongas, domingo que vem ? Podem esperar que é "pedreira". E das brabas. Na lanterna, ainda sem vitória no campeonato, o Arapongão sabe que, se não vencer esse jogo, a sua casa vai cair. E pelo que eu vi no  jogo contra o Coritiba, pela TV,  esse time que vinha sendo dirigido pelo Lio Evaristo não é pior do que o nosso. E agora, trocando de treinador, vai tentar reagir.  Será a Fome contra a Vontade de Comer.  Uma briga de foice.
          Na rodada seguinte, o Londrina receberá o melhor time do Paranaense, o lider invicto Maringá. É jogo fácil ? Claro que não. E na rodada seguinte o Tubarão estará na Capital, para enfrentar o Atlético Paranaense que, a esta altura, já estará fazendo de tudo para não cair fora do campeonato.
          Conclusão: o Londrina já teve a moleza que a Federação arranjou pra ele neste início de campeonato e não aproveitou. Agora é que vem o mais complicado.  E não vamos esquecer que a vaga para a Série D está começando a ficar distante.  
            E que tal tirar esta camisa preta, neste baita calorão que tá fazendo ?

As drogas matam mais dois

 
 
        Temos perdido grandes nomes das artes e de outros setores importantes. E, lamentavelmente, na maioria das vezes surgem as drogas como culpadas. As duas notícias tristes de hoje, por exemplo, foram as mortes de um dos maiores cineastas brasileiros e de um renomado astro do cinema mundial. E nos dois casos, vemos o rastro das malditas drogas.
        Aqui no Brasil, ficamos sem Eduardo Coutinho, 81 anos, autor de "Cabra Marcado para Morrer" e outras obras importantes do nosso cinema. Fez 12 longa-metragens. Uma perda irreparável. E tudo indica que Coutinho foi morto por se próprio filho, Daniel, que esfaqueou o pai, a mãe e depois tentou se suicidar. Dependente de drogas, o filho assassino acabou contraindo sérios problemas mentais. É um caso perdido.
 
       E nos Estados Unidos, também por causa das drogas, o ator Philip Seymour Hoffman, aquele que ganhou o Oscar pelo filme "Capote", foi encontrado morto em seu apartamento, em Nova York, supostamente por overdose. No seu braço havia uma seringa, e heroína foi encontrada pela casa toda. Hoffman tinha 46 anos. Mais um talento desperdiçado.
        Entretanto, o pior de tudo é saber que, entre as pessoas que estão lendo esta postagem, muito provavelmente existem outros malucos apaixonados pelo grande mal da atualidade, as drogas.  

A benção de "Papa"



     Gustavo Papa é um  dos mais conhecidos centroavantes do Rio Grande do Sul. Aos 34 anos, esse polaco careca nascido em Gravataí, na Grande Porto Alegre, continua fazendo muitos gols. Jogando pelo Brasil de Pelotas, só ontem ele marcou três gols na goleada de 4 a 0 sobre o Passo Fundo. É o artilheiro isolado do Gauchão 2014. E é comum vê-lo agindo como um Papa de verdade e distribuindo "bençãos" aos companheiros, nas comemorações, como se vê nesta foto da partida de ontem em Pelotas.

      Gustavo Saibt Martins tem 1m85 de altura e sempre teve mania de fazer muitos gols. Por esta razão, jogou no Grêmio, no Inter, no Juventude, no Coritiba, no São Caetano e em outros vinte clubes brasileiros. Também fez gols na Alemanha, pelo Wolfsburg, e na China, pelo Wuhan Huanghelou.
         E, pelo que está jogando, Gustavo Papa ainda vai distribuir muitas "bençãos" pelo mundo afora.

Quando crenças diferentes se misturam

       Ontem, foi dia de Nossa Senhora dos Navegantes e, como ocorre anualmente nas cidades do litoral, o povo de Pelotas, minha terra natal, comemorou pra valer.  O mais curioso é que, enquanto os católicos festejam o Dia de Nossa Senhora dos Navegantes, os umbandistas comemoram o Dia de Iemanjá, que é considerada como a Nossa Senhora deles. E uma festa lindíssima, em que a fé se mistura sobre as águas.

      O encontro entre as imagens de Nossa Senhora e Iemanjá aconteceu por volta das 16 horas na Lagoa dos Patos. Camisetas com a imagem da Santa se misturavam com as guias de proteção utilizadas no pescoçopelos seguidores de Iemanjá.
          Para chegar ao encontro, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes saiu da Colônia Z3 dos Pescadores, acompanhada por dezenas de embarcações enfeitadas. No Balneário dos Prazeres, a 56ª Festa de Iemanjá foi realizada pela Federação Sul-riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros.
           No final, com a temperatura chegando a 31°, as pessoas banharam-se na Lagoa dos Patos, e a festa terminou no Cais do Porto de Pelotas, onde uma missa foi celebrada.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
     A mensagem selecionada para hoje foi postada pelo amigo Anibal Vieira da Cruz. Muito bem bolada