Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

E as pílulas da inteligência ?

                 Uma tal pílula que já está sendo chamada de "Viagra para o Cérebro" estaria fazendo "milagres" na inteligência das pessoas e gerando polêmica entre médicos brasileiros.

               O caso brasileiro mais famoso é o de José Rodrigues, que já era gari há mais de 15 anos, e só completou o ensino médio através de um supletivo, pois só havia estudado até a 5ª série. Natural de Juazeiro do Norte, no Ceará, o ex-gari conta que não tinha pretensão nenhuma de prestar o concurso, muito menos passar.  Mas acabou sendo aprovado para Técnico da Receita Federal.

               Ele conta: "Um amigo meu me convenceu a tomar um novo suplemento cerebral, e eu topei... Estudei apenas no dia anterior, fiz a prova e acabei tirando 3º lugar. Até agora não sei o que aconteceu, sentia como se já tivesse nascendo sabendo as respostas das questões."




Artistas estão assustados

                             


             Primeiro foi Ana Hickmann (foto), que virou o assunto da semana, após sofrer uma tentativa de homicídio no último dia 21, em Belo Horizonte, que acabou com sua assessora baleada e um fã, obcecado pela apresentadora, morto.  E dois dias depois, foi a vez de Anitta passar por um susto. Um fã invadiu o condomínio onde ela mora e tentou entrar em sua casa. 
Os casos assustaram os artistas que estão reavaliando o nível que se expõem nas redes sociais e até a segurança quando saem de casa.



O único "invicto"foi 
esquecido por Dunga


     De todos os goleiros que participaram das três rodadas do Brasileirão, partidas, Marcelo Grohe é o único que não sofreu nenhum gol. E o que chama a atenção é que ele enfrentou três times "grandes": Corinthians, Flamengo e Atlético Mineiro. Mas justamente agora que está em grande forma, Marcelo foi esquecido por Dunga para a Copa América.

Como vive Marin nos EUA !




     ( O "ESTADÃO CONTEUDO" conta como está vivendo nos Estados Unidos o es-presidente da CBF, que é hoje um homem abandonado)


                O único dirigente brasileiro preso no escândalo do futebol, José Maria Marin, já não fala da modalidade, não tem contato com cartolas e nem mesmo acompanha os resultados de seu time, o São Paulo. Em prisão domiciliar em seu apartamento de luxo em Nova York, Marin aguarda seu julgamento e uma próxima audiência no início de agosto. E, enquanto isso, começa a ganhar uma liberdade cada vez maior.


                   Em um ano, o brasileiro foi obrigado a buscar mais de R$ 60 milhões em garantias de crédito para sua fiança, para pagar por sua segurança e por um pequeno batalhão de advogados na Suíça, EUA e Brasil.
                   Com 84 anos, Marin foi autorizado a permanecer em seu apartamento. Pouco a pouco, sua rotina ganhou ares de liberdade. Se nos primeiros meses era obrigado a manter um segurança na porta de seu apartamento 24h por dia e usar uma tornozeleira, hoje Marin já não precisa ser vigiado da mesma forma.
                      Às segundas, quartas e sextas, ele desce até a academia de seu prédio para fazer exercícios e esteira, sem qualquer segurança. Às terças, pode ir ao supermercado. Toda quinta-feira, ele tem o direito de sair, entre as 13 horas e as 17 horas, em uma “programação livre”. Marin caminha pelos parques, vai a lojas de CDs e livrarias, sempre acompanhado por um segurança. Aos domingos, é a vez da Igreja com sua esposa, Neusa.
                      Marin ainda sai para ir ao escritório de seus advogados e, se necessário, ao médico. Mas, depois de realizar exames, foi constatado que ele está bem de saúde.Ele recebe todos os dias o jornal New York Times, ao qual dedica boa parte de sua manhã em leituras. Na semana passada, mostrou a seu advogado uma notícia que encontrou: a da extradição de Julio Rocha, seu ex-companheiro na Fifa e também preso no mesmo dia em que foi detido em Zurique.
                    O que, sim, preocupa Marin é a crise política no Brasil. Mostrando-se alarmado, ele acompanha o caso pela imprensa internacional e perguntando a seus interlocutores. O cartola foi sempre contrário à presidente afastada Dilma Rousseff e nunca escondeu das pessoas mais próximas a falta de simpatia com o governo.
                   Apesar da liberdade cada vez maior, a rotina se contrasta com a agenda de um ex-governador e ex-chefe da CBF, repleta de encontros, viagens e bajulação. Hoje, ele não recebe visitas e nem telefonemas de dirigentes brasileiros de clubes, algo que era diário em sua vida antes de 27 de maio de 2015. Da CBF, Marco Polo del Nero e Ricardo Teixeira, os contatos são proibidos.
Defesa
                Sua defesa, porém, garante que não existe qualquer plano de um acordo de delação premiada. O argumento dos advogados é de que as provas que existem contra Marin são frágeis e que poderiam não ser suficientes para convencer o juiz a condená-lo.O Departamento de Justiça dos EUA tem até o final de junho para apresentar para a corte as provas contra o brasileiro e uma audiência está marcada para agosto. A esperança dos advogados é de que ele ainda seja inocentado.
               Com ou sem uma condenação, pessoas próximas a ele constatam que ele não fala mais de futebol, nem sobre a seleção brasileira e nem sobre o São Paulo. Há poucas semanas, um de seus quatro advogados comentou o fato de que a escolha do dirigente de trazer Dunga depois da Copa de 2014 de volta ao comando da seleção havia sido um “desastre”. Ele apenas riu.
                       Um ano depois da operação da polícia da Suíça, em cooperação com o FBI, que levou à prisão alguns dos principais dirigentes do futebol mundial, entre eles o então presidente da CBF, José Maria Marin, 41 cartolas foram indiciados e mais de uma dezena de federações viram os seus presidentes serem presos por corrupção.
                Intocáveis como Joseph Blatter, Jérôme Valcke, Franz Beckenbauer e Michel Platini foram suspensos do futebol ou renunciaram. Mas uma entidade resistiu bem ao terremoto: a Confederação Brasileira de Futebol. Blindado pela falta de cooperação judicial entre Brasil e Estados Unidos, o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, foi o único a se manter no poder, mesmo indiciado em território norte-americano.
           Na América do Sul, renunciaram os presidentes das federações da Colômbia, Venezuela, Peru, Chile e Bolívia. Na América Central, caíram dirigentes das federações de vários países. Argentinos, uruguaios e paraguaios também sofreram com as investigações.
           No total, 15 dirigentes admitiram culpa nas irregularidades, entre eles o ex-presidente da Concacaf, Jeff Webb. Um ano depois do escândalo que abalou a sua estrutura, a direção do futebol mundial mudou. Menos no Brasil.



Barbudo não !


           Tem jogador de futebol de todo jeito. Tem alto, baixo, magro, gordo, feio, bonito...   Mas jogador de bola com barba comprida eu não aguento. É muito mau gosto !


Por onde a Tocha não passa !



                      Minha amiga Rilar Carvalho, professora lá em Natal, no Rio Grande do Norte, postou isto no seu facebook. Temos é que mostrar mesmo o que o "espírito olímpico" não alcança
E aí vem eles, outra vez !

          Prudentópolis e Cianorte começam a decidir no final-de-semana o título da Segunda Divisão Paranaense. Eles já estão com volta garantida na Elite, em 2017.  Será que vão tomar vergonha na cara ? Os dois são acostumados a subir e descer.

          Depois de uma luta pra subir mais uma vez, as duas cidades têm que assumir o desejo de permanecer entre os grandes. A falta de dinheiro não é desculpa para que não montem boas equipes. Se não estão dispostos a gastar, por que subiram ?  Fica muito mais caro subir e descer todos os anos.
Os exageros da rodada !


           Alguns resultados exagerados marcaram esta rodada de meio de semana no Brasileirão.  Na verdade, a irregularidade é clara. Está na base do "tudo pode acontecer". E a tendência é o aumento desta característica.



          Quem poderia imaginar que o Santa Cruz meteria 4 a 1 no Cruzeiro, com mais dois gols do artilheiro Grafite ? O 'cara' já está com seis na artilharia. E o nosso conhecido Arthur também fez o seu. Esse time do Milton Mendes está passando dos limites. Estão deixando o "Santa" crescer. Vai ficar difícil "segurar" depois. E o Cruzeiro já deve estar "desconfiado" com seu técnico porguguês Paulo Bento.



         Os 3 a 0 do Grêmio no Atlético Mineiro foram também inesperados, mesmo com o Galo jogando muito desfalcado. Parece que os mineiros tiraram a semana pra passar vergonha.  Mas o Tricolor fez um primeiro tempo realmente muito bom. Uma pena que não jogue sempre assim !




           E também não se esperava que o Corinthians fizesse 3 a 0 na Ponte Preta, que vinha tãobem no campeonato. O nosso Bruno Henrique (ex-Londrina) fez o seu (foto). Tá jogando muita bola. O Timão estava precisando  de uma vitória assim.

           Santa Cruz, Grêmio, Inter e Palmeiras são agora os quatro primeiros. Mas é bom o torcedor ficar preparado, porque vem por aí novas surpresas !