Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

     Estou esperando pra ver o que vai dizer agora, aquele monte de gente que achava que o Ibope estava na "gaveta" da presidente e só fazia o que ela queria, na época das eleições. Pois a Pesquisa Ibope desta quarta-feira está dizendo que Dilma Rousseff tem apenas 12% de pessoas que acham que seu governo é bom ou ótimo. E que 64% estão classificando ele de péssimo. E agora ?

É MUITA INFANTILIDADE



          Gosto do futebol praticado pelo volante Léo Maringá e tenho, inclusive, defendido a sua efetivação como titular absoluto do Londrina. Ele é até meu "amigo de Facebook". Mas acho que faltou bom senso nesta entrevista  concedida à Folha de Londrina, e publicada na edição de hoje do jornal, sob o título "Londrina conta com 'espião'  no elenco".

         Na entrevista, Léo se posiciona disposto a contar os "segredos" do seu ex-time (o Maringá) para ajudar o técnico do Tubarão, Claudio Tencati.  É claro que isto deveria ocorrer normalmente, já que hoje Léo Maringá é um profissional contratado pelo Tubarão. Mas é o tipo de coisa que se faz "na surdina", sem divulgação na imprensa. São estas infantilidades que mostram como o Londrina tem um comando fraco atualmente.

         A família de Léo mora na Cidade Canção, onde ele passa seus dias de folga. Acho que ele está criando um ambiente muito ruim, com essa entrevista. E especialmente no segundo jogo do mata-mata, a torcida da Zebra Maringaense vai hostilizar um ex-ídolo de lá que se tornou um "traíra", como costuma dizer os torcedores. Essa entrevista foi "coisa de juvenil", usando a linguagem da boleirada.

      TORNEIO DA MORTE
   JÁ COMEÇA DOMINGO


         O famigerado Torneio da Morte do Campeonato Paranaense já começa neste domingo de Páscoa, com dois jogos. O Atlético Paranaense vai estrear em casa, contra o Prudentópolis, às 18h30m na Arena da Baixada.
             A outra partida será em Paranaguá, onde o Rio Branco receberá o Nacional de Rolândia, às 16 horas.

Morre o radialista Durval Monteiro


             Morreu nesta quinta-feira em Curitiba o conhecido radialista esportivo Durval Monteiro, que por muitos anos atuou nas emissoras da Capital.  Polêmico e combativo, foi um homem respeitado na imprensa paranaense.  Por cerca de 30 anos, comandou o programa "A Caminho do Gol" pela Rádio Paraná AM 1060. Ele estava internado com problemas pulmonares.
               Durval Monteiro Castilho foi também comentarista e apresentador nas rádios Globo-CBN e Band Curitiba. Tinha 72 anos, era advogado e funcionário aposentado da Prefeitura de Curitiba. Seu corpo está sendo velado no Cemitério Parque Iguaçu, onde será sepultado amanhã às 10 horas.
              A notícia me deixou bastante triste. Durval era um bom companheiro e sempre se mostrou muito gentil e educado nos nossos contatos pelos campos de futebol.


  

"Logro pra quem é bobo"

         É assim que a gente falava para as pessoas que caiam nas pegadinhas que se fazia no dia 1º de abril. Mas isso já faz muito tempo. Como aconteceu com a maioria das coisas boas que existiam antigamente, esta brincadeira também acabou.
            Na verdade, o "Dia da Mentira" começou muito antes, lá pra 1560, na França. As pessoas mandavam presentes estranhos e convites para festas inexistentes. Da França chegou a Inglaterra e aí se espalhou pelo mundo.
             Mas agora, as brincadeiras se limitam a esse tipo de coisa que alguém postou hoje no Facebook.
E' PRECISO APRENDER COM ELES


        Acho que os brasileiros que gostam de manifestações públicas, protestos e greves poderiam fazer "um curso" com os argentinos, para aprender a fazer movimentos que realmente alcancem a repercussão desejada. Quando "é pra parar" os argentinos param mesmo, como fizeram ontem. Buenos Aires ficou morta com a greve, tudo porque o movimento começou pelo melhor caminho, os transportes.
         Não adianta os professores, os operários da construção ou os enfermeiros cruzarem os braços ou saírem pelas ruas com camisas verde e amarelas da Seleção. Quem para tudo mesmo são os transportes.  Podem ver que o movimento que mais chamou a atenção geral aqui no Brasil foi o dos caminhoneiros.  As maioria das outras classes podem parar  que não acontece nada.
          A paralização de ontem na Argentina afetou até o Brasil, porque vários voos foram cancelados. Eles não estão brincando de xingar nas ruas, que é o que os grevistas daqui sabem fazer.
Ninguém cantou mais forte do que ele, no Brasil 
 
A  G  N  A  L  D  O        R  A  Y  O  L
 
      Ontem mostrei um cantor pouco conhecido, aqui no Paraná, o carioca Cláudio Zoli. Hoje trago um que todo mundo conhece, e que é sempre muito aplaudido. Considerado como dono da voz mais potente e uma das mais afinadas do País, aos 76 anos, ele continua cantando música clássica e MBB 
 
A G N A L D O      R A Y O L
 
 
Nascido no Rio de Janeiro, em 1938, Agnaldo esbanjou talento desde que tinha 5 anos e já cantava na famosa Rádio Nacional, no programa "Papel Carbono", de Renato Murce. E logo aos 12 anos estreou como ator de cinema, no filme "Também Somos Irmãos"
Morou depois em Natal (Rio Grande do Norte), voltando ao Rio em 1951, para participar do filme "Maior Que o Ódio".

 
Com 16/17 anos, Agnaldo foi obrigado a parar momentaneamente de cantar, porque sua voz foi afetada por mudanças  hormonais próprias da adolescência. Mas no final dos anos 50, quando sua voz potente de adulto se estabilizou, ele firmou-se na carreira, seguindo o estilo impostado e operístico, comum aos cantores da geração anterior a sua, como Vicente Celestino e Francisco Alves.
Neste embalo, consagrou-se na magistral interpretação de "Ave Maria", que emocionava as noivas da época. E elas pagavam cachês altíssimos, para tê-lo cantando na cerimônia de casamento.
 
 
Contratado pela Rádio Tupi em 1956, pouco depois gravou o seu primeiro disco, pela Copacabana. Mas o auge da carreira veio na década de 60, especialmente através dos programas "Agnaldo Rayol Show" e Corte Rayol  Show", ao lado do humorista Renato Corte Real, na TV Record. Foi um sucesso sem precedentes.
 

             Sempre fiel ao estilo romântico, Agnaldo fez muito sucesso nos anos 80/90. Ganhou o Festival Internacional da Canção, no Uruguai, e cantou na Argentina, no México, nos Estados Unidos, em Portugal e na Itália.  Acabou derivando mais para as músicas italianas, certamente porque sua mãe era nascida na Itália e ele acabou dominando a língua perfeitamente.  Daí os sucessos de "Mia Gioconda"  e "Tormento d'Amore",  em novelas da Globo.     


           Acho que a fase final da carreira de Agnaldo acabou sendo prejudicada por um acidente que ele sofreu em Porto Alegre, após um show. No Aeroporto Salgado Filho, por osteoporose, ele tropeçou e caiu no chão, fraturando o fêmur da perna direita.  E foi lá no Hospital Mãe de Deus que ele comemorou o seu 68º aniversário, numa festa organizada pelas freiras que comandam o serviço de enfermagem daquela casa de saúde.



             AGNALDO RAYOL fez sucesso com muitas músicas estilo clássico ou italianas. Mas fui por meu gosto pessoal na hora de escolher os vídeos que ilustram esta postagem. Lá em cima, o bolero "ACORRENTADOS", que estourou nas paradas da época.   E aqui embaixo, uma das canções de que mais gosto e que vivo cantarolando: "ESTRADA DO SOL".   Divirtam-se com Agnaldo.        
 
     Já estava sentindo a falta da amiga Ana Luiz Maciel neste espaço. Mas ontem encontrei na sua página do Facebook  está linda postagem