Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 7 de outubro de 2017

Chile convoca jogador do Atlético-PR
   para enfrentar o Brasil, terça-feira



                 O volante Esteban Pavez, do Atlético Paranaense , foi convocado neste sábado pelo técnico Juan Antonio Pizzi para defender a seleção do Chile contra o Brasil, na próxima terça-feira), às 20h30m, no Allianz Parque, pela última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo.

                  O jogador foi chamado para substituir o meia Arturo Vidal, do Bayern de Munique, da Alemanha, que está suspenso para esta partida decisiva para os chilenos. Atualmente na terceira colocação, o Chile precisa vencer o Brasil pra não depender de outros resultados para ir para a Rússia no ano que vem.
 
           Pavez está se integrando à delegação chilena na noite deste sábado, quando a equipe desembarca em São Paulo para iniciar os treinamentos pra pegar o Brasil. Aos 27 anos, o atleta vem sendo um dos destaques do Furacão no Campeonato Brasileiro. Desde que estreou, na 16ª rodada, não saiu mais da equipe e tem nos desarmes o seu ponto forte.
 A Copa da Primeira Liga é fraca
ou a Série B é que é muito forte ?


É a pergunta que fica na cabeça do torcedor do Londrina, depois da virada sofrida neste sábado em Criciúma, no retorno alviceleste ao Campeonato Brasileiro


Nem parecia ser o mesmo time que eliminou Fluminense, Cruzeiro e Atlético Mineiro na Primeira Liga. O Londrina só jogou bola no primeiro tempo do jogo de hoje, em Criciuma. Até saiu na frente, com um gol de Negueba aos 11 minutos, mas bastou o zagueiro Dirceu "entregar o ouro" ainda nos acréscimos do primeiro tempo, para o bom futebol sumir.

Ales Maranhão aproveitou a bobeada de Dirceu para empatar,e no segundo tempo tudo foi diferente. O Tubarão tomou o segundo gol (marcado por Lucão) logo aos 4 minutos e sumiu do jogo, perdendo mais 3 pontos e ficou há onze do G4, praticamente sem chance. E o que é mais preocupante: agora estamos a apenas 6 pontos do famigerado grupo da Repescagem. E mais: a próxima partida será em Caxias do Sul, contra o forte Juventude local.


Resumindo: ganhar a Copa da Primeira Liga foi muito bonito e importante mas, ao que tudo indica, "a água vai bater no pescoço" para o Londrina, no restante desta Série B

PÚBLICO E RENDA
Público total: 2.660
Renda: R$ 46.790,00

 Dinamarqueses vão achando 
os pedaços da jornalista morta



                    O tronco de Kim Wall apareceu flutuando no Báltico, no final de agosto, quase duas semanas após ter sido vista pela última vez a bordo do Nautilus, o submarino de fabricação caseira onde entrevistaria Madsen.
                 Peter Madsen, o inventor dinamarquês de 46 anos que está em prisão preventiva sob acusação de homicídio, disse que Wall morreu depois de ter sido acidentalmente atingida por uma escotilha de 70 quilos no submarino UC3 Nautillus, e que depois disso ele a "enterrou" no mar. No entanto, sua versão difere da versão da polícia, que afirmou ter encontrado 15 feridas provocadas por facadas no tronco de Wall.
                   Os braços da jornalista ainda não foram encontrados e a causa de sua morte ainda não foi estabelecida.
                   A detenção de Madsen, que negou o homicídio, expira em 31 de outubro quando o tribunal decidirá se ele continuará detido antes de um possível julgamento. Ele também é mantido sob acusações preliminares do tratamento indecente de cadáver. Durante a investigação, a polícia encontrou vídeos no computador pessoal de Madsen de mulheres sendo torturadas, decapitadas e assassinadas. Fonte: Associated Press
                                   O último achado

                      Mergulhadores da Dinamarca encontraram a cabeça, pernas e roupas da jornalista sueca Kim Wall, que desapareceu há dois meses, quando entrevistava o inventor dinamarquês Peter Madsen, em seu submarino, informou a polícia no sábado.
As partes do corpo e as roupas foram encontradas na sexta-feira em sacos plásticos que estavam presos a "peças de metal pesado" que, provavelmente, tinham o intuito de fazê-los afundar. Uma faca também foi encontrada junto aos sacos, disse o investigador da polícia de Copenhagen, Jens Moeller Jensen. De acordo com Jensen, não houve fraturas no crânio de Wall.
                  
     Massa larga em nono,
        amanhã no Japão



                       “Estou muito feliz com a minha classificação. O Q1 foi uma boa volta, o Q2 foi uma ótima volta e o Q3 foi apenas uma volta perfeita. Então, estou muito feliz com o meu resultado. Estamos começando em uma ótima posição e você nunca sabe o que pode acontecer amanhã na corrida. Vamos tentar obter o melhor que pudermos em termos de pontos. O meu tempo de volta hoje foi semelhante a quando eu estava na pole em 2006, apenas a volta perfeita, o que lhe dá muito prazer, então estou feliz com isso” - disse o brasileiro Felipe Massa, depois conseguir o nono lugar no grid de largada para o GP do Japão, que será disputado amanhã em Suzuka.


                    O primeiro a largar será o britânico Lewis Hamilton, que também destacou o bom desempenho do Mercedes W08 depois de conquistar a pole-position em Suzuka pela primeira vez em sua carreira na Fórmula 1.  Hamilton dominou as três partes da qualificação e fez o tempo de 1:27.319, novo recorde da pista, para liderar por mais de três décimos seu companheiro de equipe Valtteri Bottas na segunda posição. Foi a pole de número 10 de Hamilton em 16 etapas neste ano, a 71 de sua carreira. “Incrível” - disse Hamilton, em uma entrevista com Jenson Button no grid após a sessão de qualificação.

            O GP do Japão será disputado na madrugada de sábado para domingo às 2 horas  de Brasília. Confira o grid de largada:
1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 1:27.319
2) Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), 1:27.791
3) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG Heuer), 1:28.306
4) Max Verstappen (HOL/Red Bull-TAG Heuer), 1:28.332
5) Esteban Ocon (FRA/Force India-Mercedes), 1:29.111
6) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes), 1:29.260
7) Valtteri Bottas (FIN/Mercedes), 1:27.651 *
8) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes), 1:29.480
9) Stoffel Vandoorne (BEL/McLaren-Honda), 1:29.778

10) Nico Hülkenberg (ALE/Renault), 1:29.879
11) Kimi Räikkönen (FIN/Ferrari), 1:28.498 *
12) Kevin Magnussen (DIN/Haas-Ferrari), 1:29.972
13) Romain Grosjean (FRA/Haas-Ferrari), 1:30.849
14) Pierre Gasly (FRA/Toro Rosso-Renault), 1:31.317
15) Lance Stroll (CAN/Williams-Mercedes), 1:31.409
16) Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari), 1:31.597

17) Pascal Wehrlein (ALE/Sauber-Ferrari), 1:31.885

18) Jolyon Palmer (ING/Renault), 1:30.022 **
19) Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso-Renault), 1:30.413 **
20) Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda), 1:30.687 ***

* punido com a perda de cinco posições
** punido com a perda de 20 posições
*** punido com a perde de 35 posições


O amor pelo futebol move as pessoas !



                             É impressionante como os brasileiros se comovem com as coisas do futebol. O idoso mineiro Alberto Bartels, residente em Londrina, superou suas limitações físicas  e foi ao Estádio do Café, assistir o jogo Londrina x Atlético, na última quarta-feira. E no espaço reservado para os torcedores de Minas Gerais, torceu por seu time.

                             Um vídeo de Alberto cantando o Hino do Galo (foto) foi parar na Internet e emocionou os atleticanos de todo mundo. E até presentes vindos de outras cidades o veterano torcedor já está recebendo, por conta do seu "ato de bravura". O Atlético perdeu a Copa da Primeira Liga, mas Alberto fez a sua parte !
Foi uma noite de terror, mesmo !




              Deu até medo. Eram mais ou menos meia-noite quando o temporal chegou a Londrina, espelhando relâmpagos, trovões e muitos raios. Muitos mesmo. Há muito tempo eu não via tantos raios seguidos. E o fenômeno atingiu praticamente todo o Paraná.

                 Na região de Londrina, o temporal  desta madrugada veio acompanhado de descargas atmosféricas e provocou queda de galhos e árvores sobre a rede elétrica. Equipes da Copel foram acionadas ainda antes da chuva, com base em informações do Instituto Tecnológico Simepar, e desde então trabalham para recompor o sistema elétrico nos pontos danificados.
                Pelo menos 14 mil imóveis chegaram a ficar sem energia no início da manhã. Neste momento, muitos ainda permanecem desligadas. O temporal também foi intenso na região de Cornélio Procópio. A recomposição já foi iniciada e prossegue para atendimento de 3.190 domicílios que estão sem energia. Já o município de Santa Mariana ficou completamente sem luz, pois tanto a fonte principal quanto a alternativa de abastecimento sofreram danos com o temporal. A Copel atende no município 5.100 ligações. Uraí e Pinhalão têm cerca de 40% dos domicílios sem energia, respectivamente 2.600 e 1.150.

               Para garantir a segurança da população, a Copel reforça a orientação de manter distância de cabos que tenham sido rompidos pelo temporal na rede elétrica. A comunicação da falta de luz pode ser feita pelo telefone 0800 51 00 116, pelo site www.copel.com e por SMS gratuito, enviando as letras “SL” (de “sem luz”) e o número da unidade consumidora que consta em destaque na conta de luz, para o número 28593. Para dispositivos móveis com acesso à internet, está disponível a instalação gratuita do aplicativo Copel Mobile.
         Mas chuvas fortes também foram registradas em Curitiba entre a noite da sexta-feira e a madrugada de sábado, causando alguns transtornos na cidade, inclusive uma grande árvore caída na Rua Pedro Artur Zanlorenzi, no Campo Comprido.
Além da queda de árvore, a prefeitura registrou ainda dois semáforos com problemas em seu funcionamento. 

                O temporal que atingiu o Estado entre esta sexta-feira e sábado também causou estrado em cidades do interior.

                 

                     Há registro de pelo menos três cidades em que os ventos fortes, de até 50 km/h, e alguns relatos de chuva de granizo começam a aparecer para a Defesa Civil.
         Os ventos fortes fizeram com que a cobertura de uma lanchonete em Guarapuava, às margens da BR-277, fossem retiradas de cima da construção, e foram espalhadas pelo entorno. Ninguém se feriu.
             Em Iretama, na região central do Paraná, e em Saudade do Iguaçu, região Sudoeste, a Defesa Civil recebeu ocorrências de destelhamento de casas. Apesar dos incidentes, não há registro de feridos nas duas cidades.
                 Além disso, há relatos de chuvas de granizo em Curitiba, principalmente vindos da região mais ao sul da capital. A Defesa Civil, porém, não registrou qualquer ocorrência em relação ao fenômeno na capital.