Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Luxemburgo sai, se a vaga não vier

         A diretoria do Flamengo já admite discutir a permanência de Vanderlei Luxemburgo no clube, se o Flamengo não conseguir a vaga para a Copa Libertadores do ano que vem. Assim, para garantir seu emprego no Mengo, o treinador terá que arranjar um jeito de derrotar o Inter, domingo no Rio, e o Vasco na última rodada.
         A rescisão prevê uma multa de R$ 4 milhões, mas o acerto é verbal. O compromisso de Luxa com a presidente Patrícia Amorim era de levar o clube a Libertadores. E 2012 é ano eleitoral no clube.

Porque Demi Moore deixou o marido

            Na última quinta-feira, surgiu a notícia de que a famosa atriz Demi Moore e seu marido Ashton Kutcher estavam se separando. No dia não apareceram novas explicações sobre o término deste casamento de seis anos. Mas o silêncio acabou logo. O site Radar Online anunciou hoje: Demi Moore é bissexual.
                                                        O fim de um casamento de seis anos
            A decisão teria sido de comum acordo, e os amigos mais chegados sabiam que aquele estranho relacionamento aberto não iria durar muito mais. Embora a traição final tenha sido de Ashton, o que realmente determinou o fim do casamento foi a bissexualidade de Demi Moore.  Diz o site que "as vezes Ashton não era suficiente para Demi, e ela ia buscar relacionamentos paralelos com mulheres."
     
                             O GLAMOUR DO ESPORTE DOS REIS

          O Turfe continua sendo um dos esportes mais charmosos. Especialmente quando se trata de um Grande Prêmio, a festa é dominada pela elegância e pela emoção. Não foi diferente no Grande Prêmio Bento Gonçalves, disputado ontem em Porto Alegre, com grande público.
           Foi a vez da capital gaúcha viver o seu dia mais especial do ano. Os melhores cavalos especialistas em pistas de areia participaram da prova, disputada em 2.400 metros e vencida pelo cavalo Stockholder, que correu representando o turfe carioca. O alazão chegou ao disco com um corpo de vantagem sobre Grapette Repete, que foi o segundo colocado.
           O volume de apostas superou a casa de R$ 1,1 milhão.O Hipódromo do Cristal viveu um grande dia. O GP Bento Gonçalves é disputado desde 1909. O "Esporte dos Reis" continua sendo muito especial.

O Furacão tem que botar a boca no mundo

         O Atlético Paranaense foi roubado, domingo em Sete Lagoas. O gol de Paulo Baier que o árbitro gaúcho Leandro Vuaden anulou, no segundo tempo do jogo, é um escândalo. Já começaram a trabalhar para tentar salvar o Cruzeiro do rebaixamento e, se o Furacão não se mexer rapidamente poderá ser o grande prejudicado.
           Alguns leitores reclamaram aqui no blog deste gol injustamente anulado. E hoje eu conferi na TV. Não houve impedimento. Roubaram o Atlético. Só acho estranho que o clube não esteja botando a boca no mundo antes que seja tarde demais. Domingo próximo, o Rubro-negro terá que retornar a Arena do Jacaré, para enfrentar o América, que por certo entrará em campo com promessa de um bicho oferecido pelos interessados na derrota atleticana. Será um jogo discreto, porque o América já está rebaixado, e aí é que mora o perigo. Se os paranaenses não abrirem a boca, o risco de outro "engano" de arbitragem é muito grande.
           Em vez de jogadores estarem brigando, como Paulo Baier e Guerron, o Atlético tem é que botar o bloco na rua. Onde estão seus dirigentes ilustres ? Já deviam estar no Rio e em São Paulo, reclamando, mostrando o video do gol anulado e alertando para um possível novo prejuízo. Só assim os atleticanos podem se prevenir adequadamente. Até os políticos paranaenses deveriam estar  protestando. Alvaro Dias é um cara bom para isso, porque tem pretígio e tem moral.
            Que se vire o Atlético, para que a gente não tenha que estar chorando outra vez, domingo que vem.

Londrina precisa de mais reforços

         Leio no Londrix e no Jornal de Londrina que o Tubarão está pretendendo trazer mais dois reforços para o Campeonato Paranaense, um meia-esquerda e um atacante. E já fico meio assustado. É muito pouco. Pretender disputar a Primeira Divisão com mais de meio-time que participou da Divisão de Acesso é uma loucura. Só se a idéia é brigar para não cair de novo para a Segundona.
          A equipe que ganhou o título do Acesso tem alguns bons valores, mas todos nós sabemos que o nível da Primeira Divisão é outro, não apenas por parte de Atlético e Coritiba, mas também através de clubes que sempre montam bons times no Interior. Os reforços que estão treinando como titulares não são grandes jogadores. Este menino Joel, de Camarões é um exemplo. Está começando, tentando a sorte. Não se poderá cobrar muito dele no Paranaense.
           O próprio Claudio Tencati ainda não é um treinador consagrado no futebol profissional do Paraná. Seria bom que ele tivesse em mãos jogadores que decidem partidas. Entendo que a empresa que está tocando o clube vai se arriscar muito, entrando no Paranaense com um time que só foi testado na Segundona. No passado, empresários que assumiram o Tubarão e investiram pouco dinheiro, quebraram a cara rapidamente.
             Não se iludam os investidores atuais  que o torcedor londrinense irá ao estádio mesmo que  o time seja perdedor. As pessoas foram em 2011 porque a meta era fazer o time retornar à Primeira Divisão e ele sempre esteve entre os primeiros colocados. Se começar a perder seguidamente, serão quinhentos ou mil torcedores que se arriscarão a ir ao Estádio do Café. Nós conhecemos bem como são as coisas na cidade. Apaixonados de verdade são poucos. Os outros vão pra ver o time da cidade ganhar. Porque de ver nosso representante perder todos já estão cansados.

Dor de barriga quase derruba Nadal

              Foi um sufoco danado. Rafael Nadal quase perdeu o jogo de estréia no ATP Finals-Masters de Londres, por causa de uma dor de barriga que chegou a tirar o espanhol da quadra no meio da partida. Mas ele conseguiu fechar o jogo por 2 a 1, com 6/2, 3/6 e 7/6 (7-3).
             A partida acabou durando quase três horas e foi considerada por Nadal como "um pesadelo". Durante todo o terceiro set ele enfrentou problemas de estômago, e chegou a pensar em desistir do jogo. O norte-americano Mardy Fish acabou se constituindo num obstáculo extremamente difícil.
                                                                        Nadal chegou a pensar em desistir do jogo

              Problemas como este que Nadal enfrentou ontem podem ocorrer com qualquer um e em qualquer profissão. Tenho um amigo cantor profissional que pegou uma barra destas em pleno show. Por duas vezes teve que parar para ir ao banheiro, e o show terminou mais cedo. É um cara super conhecido, mas o nome dele eu não digo.

Brasil vai bem na Copa de Volei

            A Seleção Brasileira conseguiu esta madrugada sua segunda vitória na Copa do Mundo de Volei Masculino, que está sendo disputada no Japão. Na Kagoshima Arena, o Brasil venceu os Estado Unidos por 3 a 1, com parciais de 25/17, 25/18, 16/25 e 25/16. Os norte-americanos só incomodaram no terceiro set, quando tentaram reagir. No restante do jogo, só deu Brasil.
            Murilo, lesionado, ficou de fora, mas Marlon recuperou-se e jogou normalmente. O destaque maior foi Leandro Vissotto, porém Giba e Lucão também brilharam. Na próxima madrugada, o Brasil fecha sua participação na primeira fase da Copa, enfrentando a Itália, às quatro hora.

Mataram o esporte de Londrina !

              Não sei nem por onde começar. Estou estarrecido com o papel que Londrina fez nos Jogos Abertos do Paraná, que terminaram sábado em Toledo. Idealizadora e fundadora da competição, nossa cidade é também a maior vencedora da história dos JAPs. Mas, pasmem, terminamos esta edição do evento em 6º lugar, atrás de Cascavel, Maringá, Campo Mourão, Paranavaí e Ponta Grossa. Ganhamos 14 medalhas de ouro, enquanto Cascavel ganhou 31.
               Quando li no jornal que Maringá tinha ganho de Londrina no basquete masculino, por 118 a quarenta e poucos, pensei que fosse engano. Mas hoje vem a confirmação dos vexames londrinenses. Nas modalidades coletivas, só o volei feminino trouxe o título. Nem o poderoso handebol da cidade, que é destaque nacional, ganhou os Jogos Abertos. O futebol, que disputa a Segunda Divisão da competição, ficou em terceiro lugar.  O basquete masculino perdeu todos os jogos que disputou e caiu também para a Segunda Divisão. O que é isso? O saudoso professor Reynaldo Ramon (fundador do JAPS) se estivesse vivo certamente morreria outra vez de vergonha.
                Nosso esporte está acabado. Me desculpem, mas nem conheço o presidente da Fundação do Esporte de Londrina. É um desconhecido na história do nosso esporte. Provavelmente seja uma boa pessoa, mas não tem compromisso com o nosso passado.  Os grandes nomes da história do nosso esporte foram afastados pouco a pouco pelo Poder Público. E só nos resta passar vergonha, como passamos em Toledo.