Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Vexame: Grêmio volta ao Olímpico

       Acreditem: o Grêmio já está pensando em jogar suas primeiras partidas oficiais do ano no Estádio Olímpico, que foi "aposentado" no dia 8 de dezembro, quando o Tricolor inaugurou a sua nova Arena. É que o gramado continua em más condições, inviabilizando a utilização da Arena para os jogos iniciais do Gauchão, que começa no dia 20 próximo.  Que vexame, hein ?

                           

       Como as traves já haviam sido transferidas para a Arena, outras foram instaladas (foto) no Estádio Olímpico, onde Grêmio está treinando. Hoje haverá um jogo-treino com o Canoas, para que as condições da Arena sejam definitivamente avaliadas. O mais provável é que o Tricolor jogue suas duas primeiras partidas do Estadual no velho Olímpico, poupando a Arena para o jogo do dia 30, contra a LDU do Equador, pela Libertadores.
       A World Sports, empresa responsável pela manutenção do gramado da Arena, prevê que serão necessários 90 dias para que as condições sejam as mais adequadas para jogos.
           Pelo jeito, o Olímpico é Imortal mesmo.

Jogador bichado está na moda ?

     Parece que agora virou moda entre os "grandes" de São Paulo contratar jogadores que costumam se envolver em constantes problemas de lesões. E o pior é que são jogadores caríssimos. O São Paulo arriscou um monte de dinheiro na contratação de Paulo Henrique Ganso, que no Santos vivia machucado. No Morumbi, Ganso foi submetido a longos exames e tratamento. Vamos ver como é que ele se comporta a partir de agora no Tricolor.

                          
   
  E o Corinthians desembolsou R$ 40 milhões para trazer Alexandre Pato. Mas hoje, logo após chegar a São Paulo, Pato foi levado para fazer uma biópsia muscular(foto) com o médico Beny Schmidt, chefe do laboratório de patologia muscular da Unifesp. O pedido foi do dr.Joaquim Grava porque, nas duas últimas temporadas pelo Milan, Pato teve 15 lesões musculares. 
      Que me perdoem os são-paulinos e corinthianos, mas eu jamais contrataria jogadores com um histórico tão ruim. 

Adversário do Tubarão está crescendo

         O Toledo, que pela tabela será o primeiro adversário do Londrina no Campeonato Paranaense, dia 20 no Estádio do Café, parece estar crescendo na preparação. Na semana passada, os toledanos estiveram no Mato Grosso e perderam por 2 a 1 em Naviraí. Mas ontem, os dois times voltaram a se enfrentar, desta vez em Toledo, e o time paranaense obteve a revanche, derrotando a Naviraiense, por 2 a 0, com gols marcados por Safira e Jales (de penalti). Bom público foi ao Estádio 14 de Dezembro para ver o jogo-treino, que mostrou progressos do time dirigido por Rogério Perrô.

                    
            Mas o melhor teste ocorrerá domingo próximo, quando o Toledo fará seu último amistoso, desta feita contra o forte Coritiba. Acho que o Londrina deveria mandar um "espião" para observar seu adversário da estréia.
           Por outro lado, o Toledo está apresentando hoje quatro reforços que foi buscar no futebol uruguaio. Estão chegando o atacante Marcelo Fernández (24  anos) que vem do Renterias; o meia Bruno Suarez (20),  contratado junto ao Defensor; o volante Rodrigo Mieles (23), do Central Español; e o zagueiro Luis Casaña (24) que procede do Plaza Colônia, da Segundona do Uruguai. 
        

Kireeff de olho em tudo

        Talvez tenha existido um certo exagero na divulgação da notícia. Não precisava tanto barulho e nem manchete de página de jornal.  Mas não há como negar que o novo prefeito Alexandre Kireeff agiu acertadamente quando determinou a substituição da servidora municipal Lucimara Campos Carrer no comitê especial de gestão orçamentária e financeira, responsável pela auditoria de todos os gastos acima de R$ 15 mil em todas as contas da prefeitura.
         É que Lucimara é cunhada do servidor federal Christian Schneider, anunciado como secretário de governo. Na verdade, não há nada de errado na indicação de Lucimara, porém Kireeff tratou de fechar uma porta que amanhã poderia gerar desgastes. Penso que só se antecipando a possíveis fatos é que o prefeito poderá evitar problemas futuros.
         Apenas acho que a medida poderia ter sido tomada de forma mais discreta. Já existe uma certa desconfiança contra Lucimara, por um fato ligado à CEI da Educação. Seu afastamento, agora, do comitê especial  é claro que prejudica a sua imagem. Não era motivo para manchete de jornal.  Mas pelo menos mostra que o prefeito está ligado em tudo.

A bandeira é bonita, mas o time está feio

         Londrina é mesmo uma cidade dos extremos. No futebol, por exemplo, é capaz de confeccionar uma bandeira enorme, como esta que foi apresentada ontem, mas não tem capacidade para montar um time realmente bom, que justifique um bandeirão deste tamanho.

                 

        De qualquer forma, o torcedor Marcelo Ceribelli fez a sua parte, mandando confeccionar em Caxias do Sul-RS esta bandeira de 41 por 40 metros, que precisa ser carregada por 50 pessoas para chegar às arquibancadas do Estádio do Café. Deve ter gasto um dinheirão. Teve mais coragem do que a SM Sports mostrou na contratação de reforços.
       Nos diversos sites e blogs existentes na cidade e na região, muita gente está dizendo que o LEC não tem um time a altura de uma bandeira tão grande. O povo não é bobo. O esforço do Marcelo Ceribelli será em vão, se o Tubarão não montar um bom time para o Campeonato Paranaense.
        Não adianta muito ter "a maior bandeira do sul do Brasil". Prefiro "o melhor time do sul do Brasil", como já tivemos no final da década de 70, quando se fazia um futebol sério por aqui.
       

Futebol londrinense morre mais um pouco

         A morte de Ticão, ocorrida ontem em Curitiba, matou mais um pouco o futebol londrinense, já tão carente de gente que realmente saiba mexer com a arte de descobrir e revelar jogadores. Com problemas de circulação, Aliomar Mansano sofreu uma parada cardíaca e nos deixou aos 65 anos. Ele trabalhava no Atlético Paranaense, mas continuava sendo londrinense de coração.
        As maiores revelações do futebol londrinense passaram por Ticão, desde Everton, Sergio Peres e Nivaldo, no fim da década de 70, passando por Adalberto e chegando a Kleberson, Dagoberto, Fernandinho, Jadson e vários outros.
                     
        Em Londrina, Ticão destacou-se no Tubarão e no PSTC. Fora daqui, trabalhou no Cruzeiro de Belo Horizonte e no Atlético, com o qual tinha vínculo até agora. Mas o Brasil inteiro conhece o trabalho de Aliomar Mansano.
          Eu conheci Ticão na década de 60. Ele era o goleiro do "Corinthinhas Londrinense", time que brilhou no futebol amador de Londrina e foi campeão estadual (Taça Paraná).  Me tornei amigo dele, como também sempre privei da amizade de seus irmãos Osmar Mansano (ex-diretor do Londrina) e do saudoso Neymar Mansano (ex-gerente do Banco do Brasil e presidente da AABB). Uma família muito querida.
        Pelo twitter, Fernandinho e Jadson, já lamentaram a perda do "segundo pai". Jadson escreveu: Que você descanse em paz, meu amigo, meu pai, meu parceiro. Muito obrigado por você ter existido em minha vida !"
        O Clube Atlético Paranaense, por meio de uma nota oficial também já manifestou sua tristeza e agradeceu "pela dedicação durante anos de trabalho no Rubro-Negro".  O clube responsabilizou-se por todas as despesas, tanto junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças, como no transporte do corpo para Londrina. Ticão está sendo velado na Acesf e será sepultado amanhã às 17 horas, no Cemitério São Pedro.
         Seu legado é inesquecível. O futebol de Londrina deve muito ao trabalho que Ticão desenvolveu. Como muitos outros abnegados, certamente não foi reconhecido como merecia ser. Descansa em Paz, meu irmão !