Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 8 de novembro de 2015

    SÉRIE C
       CONFIRA AQUI O GOLAÇO QUE
           DECIDIU O JOGO NO CAFÉ

             
SÉRIE C
   Tubarão fez o gol na hora certa
 e vai jogar pelo empate em Goiás

 
     Como sempre, foi difícil fazer gol, mas o Londrina aproveitou a oportunidade surgida e o vento forte que fazia no Estádio do Café, para decidir o primeiro jogo da Final da Série C Nacional. Com o golaço de Zé Rafael, aos 31 minutos do primeiro tempo, o Tubarão derrotou o Vila Nova por 1 a 0 e vai jogar por um empate, dia 21 em Goiânia, para ficar com o título.

              Vitória justa do Londrina, que foi superior em campo, embora tenha dado espaço aos goianos, na metade do segundo tempo. O Tubarão mereceu ganhar, mas não fez por merecer um segundo gol, que abriria definitivamente as portas para a conquista do título. De qualquer forma, vai com vantagem para o Brasil Central.

               Um público pagante de 11.201 torcedores  (público total de 13.099) e a boa arrecadação de R$ 343.230,00 foram os números financeiros do jogo, disputado com muita chuva a partir dos 30 minutos iniciais.  Alguns setores do estádio até ficaram alagados, para a alegria da criançada presente, como se vê na foto.

   É quase certo que havia
uma bomba no avião russo


        Os investigadores que estão trabalhando na queda do avião russo no Egito, recentemente, ainda não se pronunciaram oficialmente, mas já não há mais dúvida: uma bomba explodiu dentro da aeronave, provocando a sua queda, no dia 31 de outubro último.
 
         As gravações contidas na caixa preta mostram que o barulho, que abafou as conversas no cockpit do avião, foi causado por uma explosão, provavelmente de uma bomba. E militantes do Estado Islâmico continuam dizendo que derrubaram o Airbus-A321, que caiu matando todos os 224 passageiros.
   Belfort ganhou a "briga de velhos"



                Apesar da enorme divulgação, acho o MMA cada vez "se atrapalha" mais no seu andamento. Tenho criticado muito este esporte, por causa de uma sequência de coisas erradas, como o caso de Anderson Silva , a programação de luta de homens contra mulheres e outros fatos que vem ocorrendo.
          
                 Mas não se pode reclamar do apoio, que tem sido até  maior até do que o merecido. Nesta madrugada, por exemplo, sei lá eu porque razão, a Globo ( que frequentemente tem se omitido em eventos de grande importância ) transmitiu uma luta de dois veteranos. O brasileiro Vitor Belfort, de 38 anos, derrotou o norte-americano Dan Henderson, de 45 anos, no ginásio do Ibirapuera.
 
E depois do combate, Vitor Belfort chamou os governantes brasileiros de corruptos e pediu que eles deixem o poder. Disse que "o momento é de mudança".
Eu até concordo, mas acho que o MMA também precisa mudar muita coisa para se tornar um esporte realmente respeitado.
"Segura aí, São Pedro ! "


            A cidade acordou assanhada, com muitas pessoas vestindo camisas do Londrina Esporte Clube pelas ruas. A torcida está mesmo acreditando que o Tubarão pode ganhar o título da Série C Nacional, neste confronto com o Vila Nova de Goiânia, que começa hoje às 19 horas no Estádio do Café.
 
            A torcida mais imediata é para que São Pedro segure lá em cima a chuva que foi embora ontem, mas que já está ameaçando voltar. O gramado do Café já é horrível. Com chuva fica ainda pior. E a festa da torcida também fica prejudicada com chuva. "Segura aí, meu São Pedro !"
 
 

Cuidado com ele !


                        Passei muitos anos sem ver um escorpião ao vivo e a cores. Mas nos últimos meses comecei a vê-los por aí, nos jardins, na grama  e em meio a sobras de construções. Este da imagem acima foi fotografado por minha esposa Ana Lúcia, semana passada num jardim bem cuidado. E o perigo é grande.
 
                        Pela foto, imagino que esse  seja do tipo escorpião-amarelo, que antigamente só existia em Minas Gerais, mas que hoje é encontrado por todo o sudoeste e até em Santa Catarina. Seu veneno é neurotóxico, age no sistema nervoso.  Sua picada é extremamente dolorosa e se espalha por todo o corpo.

Fique sabendo que aqui em Londrina, um deles foi encontrado no box do banheiro de um amigo. Eles estão chegando mesmo.
 
                         A orientação para quem for picado é para procurar o médico, se possível levando o escorpião junto. Mas não tente pegá-lo com a mão desprotegida. Ele é mesmo perigoso.
       Para a maioria dos críticos, ele é o "pai da bossa nova".  Só sei que chegou como "o cara da batida diferente", que mudou tudo na música brasileira. Não sei se ele foi mesmo o pai, mas é certo que sem ele a bossa nova não seria o que é. Foi ele que colocou a nossa música no mapa do mundo.

                                 J O Ã O      G I L B E R T O

                      



                                    JOÃO GILBERTO compôs várias músicas de sucesso, mas escolhi para o vídeo de sua apresentação a canção 'WAVE", também conhecida por "VOU TE CONTAR". É uma das melhores que conheço, de autoria de Antônio Carlos Jobim e Newton Mendonça. Provavelmente uma das músicas mais gravadas em todo o mundo, inclusive por cantores famosos, como Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Oscar Peterson, Gal Costa e muitos (muitos mesmo) outros.
                                    A gravação deste  lindo vídeo é de 1983 e  foi feita na Itália. João Gilberto tinha então 52 anos. Vale ressaltar, que  Tom Jobim foi o autor da maioria dos sucessos de João.
 
 
Passei mais de metade da minha vida curtindo João Gilberto, através de livros e discos, que me permitiram conhecer um pouco melhor este fantástico artista brasileiro que, "pra variar", é baiano  também.
João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, que hoje está com 84 anos, nasceu em Juazeiro, cidade de aproximadamente 155 mil habitantes, localizada no Norte da Bahia, a 502 km da capital Salvador, e quase na fronteira com Pernambuco.
 
 
 
 Nascido numa família de músicos, João Gilberto ainda adolescente formou o grupo musical "Enamorados do Ritmo". Que nome mais "antigo", hein ?
Com 18 anos, mudou-se para Salvador, tornando-se crooner da orquestra da Rádio Sociedade da Bahia. E em 1950 veio para o Rio de Janeiro, onde fez parte do conjunto Garotos da Lua, que se apresentava na Rádio Tupi.
Passou anos estudando violão e, em 1958, acompanhou como violonista a "estrela" da época, Elizete Cardoso num disco com canções de Tom Jobim e Vinicius de Moraes.
 
 
 
 Mas a explosão aconteceu com a chegada da Bossa Nova, através do disco "Chega de Saudade", onde João  abriu um novo caminho para a nossa música popular.
A faixa título, composta por Tom Jobim, lançou não apenas a carreira de João Gilberto, mas um novo estilo musical e especialmente uma nova geração de compositores, instrumentistas e cantores.
 
 
Em 1960, João se casou com a cantora Astrud Gilberto, que lhe deu o filho João Marcelo.
João Gilberto começou a correr o mundo, tornando-se muito popular nos Estados Unidos.
Em 65, já separado de Astrud, casou-se com outra cantora, Miúcha, irmão de Chico Buarque de Holanda. E desta união nasceu Bebel Gilberto.
Em 1969, mudou-se para o México, onde morou dois anos, participando de festivais importantes em Guadalajara, Puebla e Cida do México. Lançou num LP por lá e ganhou muitos prêmios e muito dinheiro.
 
 
João voltou a morar no Brasil em 1980, mas continuou viajando muito, cantando inclusive no famoso Festival de Montreux, na Suíça.
Ganhou o Grammy e outros prêmios importantes, recebendo também muitas homenagens especiais, inclusive do Governo Brasileiro.
Atualmente, mora no Leblon. É pai também de Luiza Carolina, filha de sua parceira e empresária Claudia Faissol.
 

 
As 20 canções consideradas como as mais importantes da carreira de João Gilberto  foram Triste (Tom Jobim),  O Sapo (João Donato),  Wave (Tom e Newton Mendonça), Águas de Março (Tom),  Pra Machucar Meu Coração (Ary Barroso),  Outra Vez (Tom),  Doralice (Tom),  Udiú (João Gilberto/Jorge Amado),  Se é tarde me perdoa (Carlos Lyra e Ronaldo Bôscoli),  O Barquinho (Roberto Menescal),  Meditação (Tom/Newton Mendonça),  Rosa Morena (Dorival Caymmi),  Bahia com H (Denis Brean), Amor Certinho (Roberto Guimarães),  Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi),  O Pato (João Gilberto),  Samba de uma nota só (Tom/Newton Mendonça),  Chega de Saudade (Tom/Vinicius), Desafinado (Tom/Newton Mendonça) e Bim Bom (João Gilberto).
 
 
 
 
 
 


AS MELHORES DO FACEBOOK


                    O amigo Zé Fred, que chegou há pouco no nosso Facebook, já aparece neste espaço com sua bem humorada "reclamação"