Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

             
                                  GURIZADA AZARADA                                    
            Fora do Rio Grande do Sul, até ontem ninguém conhecia este grupo de rapazes integrantes da Banda Gurizada Fandangueira. Eles tiveram o azar de estar tocando na hora em que começou o incêndio na Boate Kiss, na madrugada de domingo, em Santa Maria. E foi por causa de um efeito pirotécnico utilizado por eles que o fogo começou.
           É grande a possibilidade de a Banda desapareça. O sanfoneiro Danilo Jaques, que aparece em primeiro plano, de camisa azul e blazer preto, morreu no incêndio. E dois deles já teriam sido presos pela polícia gaúcha. Todos dizem que o setor técnico é que é responsável pela parte pitotécnica.
         

Djokovic pra cima; Nadal pra baixo

           Depois da grande conquista de seu quarto título (três consecutivamente) do Aberto da Austrália, o tenista sérvio Novak Djokovic se mantem com 2.655 pontos a frente do suiço Roger Federer, no ranking da ATP. Mas o britânico Andy Murray,  finalista em Melbourne, aproximou-se mais de Federer, ficando agora 1.785 pontos atrás do suiço, na terceira posição.
         A grande mudança, entretanto, ocorreu no quarto lugar. Depois de figurar oito anos no Top 4 da entidade, o espanhol Rafael Nadal foi ultrapassado por seu compatriota David Ferrer, que é agora o quarto da ATP e o melhor tenista da atualidade na Espanha.
          Seguem-se depois, pela ordem, Tomas Berdych (6º),  Juan Martin Del Potro(7º), Jo-Wilfired Tsonga(8º), Janko Tipsaveric(9º) e Richard Gasquet(10º).
   
                    
 
 Na final de ontem na Austrália, Djokovic venceu Murray de virada, por 3 a 1, com 6/7, 7/6, 6/3 e 6/2. O sérvio jogou até deitado, como se vê na foto

De volta à vida normal

      Esse domingo não valeu. O Brasil inteiro ficou encolhido de tristeza, com a tragédia de Santa Maria. Coisa estranha o que acontece com a gente diante de fatos tão lamentáveis. Não eram pessoas conhecidas, parentes ou vizinhos. Mas nos sentimos como se tivéssemos perdido um filho ou um irmão. Que Deus socorra a todas as pessoas atingidas por este dia tão triste.
     Mas a vida segue, e a nova semana começou cheia de esperanças de que venham coisas melhores por aí. Pelo menos, o que aconteceu ontem parece estar alertando as pessoas para os perigos que nos cercam em determinadas situações. E o prefeito Kireeff quer uma fiscalização nas casas  noturnas da cidade.  Acho o amigo Anibal Vieira da Cruz talvez tenha razão, ao afirmar numa postagem feita no Facebook. Ele acha que "a maior parte das boates de Londrina também são barrís de pólvora, que podem explodir a  qualquer hora."  Deus livre os nossos jovens de uma tragédia como esta de Santa Maria.
       Uma boa semana pra todos !
     

Tubarão continua fazendo a sua parte

         O que quebrou um pouco da tristeza do domingo, pelo menos aqui em Londrina, foi a nova goleada do Tubarão no Campeonato Estadual. O Alviceleste fechou os primeiros três jogos com três largas vitórias, nove pontos, 100% de aproveitamento, liderança absoluta e artilheiro do certame (Celsinho)com 5 gols marcados.
         É o que se podia cobrar do time do Londrina nesta fase inicial do Paranaense. Com a tabela favorável marcando três partidas aparentemente fáceis, duas das quais em casa, o Tubarão só precisava confirmar para conseguir esta arrancada significativa. E ele confirmou com tranquilidade, marcando 14 gols em três jogos, uma média excepcional de 4,66 gols por partida. Fez a sua parte.


        Mas vai começar agora um outro tipo de disputa, com adversários mais fortes e mais ambiciosos. Vocês vão ver que as coisas agora ficam bem diferentes. Por exemplo: nos três jogos que disputou até aqui, o Tubarão teve a seu favor um penalti por jogo. Será que isso vai continuar ? Duvido muito.
         Se o LEC tem o melhor ataque, o Paraná Clube, próximo adversário (nesta quarta-feira), tem a melhor defesa, pois não sofreu nenhum gol até agora. Sua camisa é muito mais forte que a de Toledo, Rio Branco ou Nacional. Podem esperar por um outro tipo de jogo.
          Entretanto, o Londrina tem a seu favor um aspecto muito importante no futebol: o embalo. Um time que está acostumado a ganhar, sempre entra em campo com otimismo superior. Admito que o Tubarão tenha que jogar com um pouco mais de cuidado, mas sem desprezar esta "fome de gols" que demonstrou nas três goleadas que conseguiu.
 

A volta de Alex, após 17 anos

         No sábado, tivemos na capital do Estado um amistoso internacional, entre Coritiba e Colón da Argentina, que serviu para marcar o retorno do meia Alex (foto) ao Coxa, dezesste anos depois que ele deixou o Alto da Glória para se consagrar internacionalmente. E o jogo festivo terminou empatado (1 a 1), perante cerca de 13 mil torcedores no Estádio Couto Pereira.

         
            Alex acertou duas bolas na trave, em cobranças de faltas, e marcou um gol olímpico, que acabou sendo anulado pelo árbitro, porque a bola fez uma curva por fora das quatro linhas, antes de surpreender o goleiro argentino. De qualquer forma, a torcida cantou: "O Alex voltou, o Alex voltou..."
            Ficou claro que Alex, aos 35 anos, já não é o mesmo jogador. Mas o seu talento e a sua experiência poderão ser de grande utilidade ao Coritiba, já neste Campeonato Paranaense. No amistoso de sábado, o Colón ganhava por 1 a 0 (gol de Gicliotto) até os 49' do segundo tempo, quando Deivid "livrou a cara dos coxas".  Rafinha e o argentino Raldes brigaram e foram expulsos.