Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Virada histórica do Vasco

               Pode se dizer que o Vasco conseguiu um milagre, esta noite em São Januário, na vitória de 5 a 2 sobre o Universitário do Peru, que valeu a classificação para as semifinais da Copa Sul-Americana. Os peruanos haviam vencido a primeira partida, disputada em Lima, por 2 a 0, deixando os vascaínos obrigados a ganhar por três gols para conseguir a vaga.
                Foi um jogo tenso e muito disputado. No primeiro tempo, 1 a 1, com gols de Diego Souza (de penalti) e Ruidiaz para os incas. E no começo do segundo tempo, logos aos 2 minutos, Rabanel fez o segundo dos visitantes. O Vasco ficou então precisando de 4 gols e, incrivelmente conseguiu. Elton aos 3', Dedé aos 12' e aos 27' e Alecsandro aos 36 minutos marcaram os gols históricos que enlouqueceram a torcida em São Januário.
                 No intervalo e no final, tivemos muita confusão. Os peruanos reclamaram muito da arbitragem do paraguaio Carlos Amarilla

Neymar fica até 2014

           Penso que esta seja a melhor notícia do ano para o futebol brasileiro. Ninguém acreditava que o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, conseguisse prorrogar o contrato do maior jogador do País na atualidade. Mas hoje à tarde, a notícia foi confirmada. Neymar até posou com uma camisa do Santos com o número 2014 nas costas. E mostrou-se muito feliz.
            Para sediar a Copa do Mundo, o Brasil precisa mesmo de um grande astro. E Neymar é o "cara". Ele posou também com outra camisa com os dizeres "It's good to be the king" ("É bom ser o rei") . E disse: "Eu sempre falei que meu desejo era permanecer. Vocês não acreditaram..."
             O novo contrato foi assinado, tudo com a supervisão direta do pai do jogador. E o empresário  Wagner Ribeiro também confirmou que "não há chance de Neymar sair do Santos antes de 2041."
                                                      Neymar e o novo contrato (foto-Divulgação)

              Só não se falou nos valores do novo contrato que, certamente são altíssimos. O fato é que a história de Neymar se aproxima cada vez da história de Pelé, que se manteve na Vila Belmiro por muitos anos.

Tranqueira por tranqueira...

              Ontem, eu reclamei dos times gaúchos, que estão contratando "tranqueiras" do eixo Rio-São Paulo. Uma das bombas mencionadas era o gladiador Kleber, que vem tumultuando a vida do Palmeiras, e estava sendo pretendido pelo Grêmio. E parece que o negócio está bem encaminhado. Continuo achando que não é uma boa para Tricolor do Olímpico contratar Kleber.
              Estou até antevendo o que vai acontecer. Ele vai fazer partidas boas no Gremio,vai conquistar a torcida e logo será guindado pela apaixonada crônica gaúcha a"ídolo". E aí é que mora o perigo. Acho que Kleber causará problemas no Campeonato Gaúcho, onde o pau come solto. Como é metido a bravo (só metido, porque nunca vi ele bater em ninguém), o Gladiador vai reagir e arranjar algumas expulsões. Kleber e Douglas juntos ? Não quero nem ver.
               Entretanto, me chega a notícia de que, com a ida de Kleber para o Olímpico, o centroavante André Lima (aquele bonde) pode se transferir para o Parque Antártica. E minha opinião já muda um pouco. Afinal, "tranqueira por tranqueira"...

Futebol paulista vai bem no Brasileiro

            Muita gente tem reclamado que São Paulo, Santos e especialmente Palmeiras não estejam fazendo um bom Campeonato Brasileiro. Mas acho que, analisando as quatro divisões, o futebol paulista vive uma boa temporada.

    ***   Na Série A, o Corinthians lidera e aparece como favorito para ganhar o título, embora a classificação ainda esteja muito embolada. E os outros times de São Paulo que disputam nossa principal divisão não correm maior risco de cair para a Segundona. Santos e São Paulo vão se classificar para a Copa Sul-Americana, e até o Palmeiras pode reagir no final e arranjar uma vaguinha. O futebol paulista só deve ficar fraco é de representatividade na Libertadores do ano que vem. Acho que só o Corinthians mesmo é que vai chegar.

    ***   Na Série B, a grande vitória será mesmo de São Paulo. A Portuguesa já é campeã e a Ponte briga para ser vice. O Bragantino e o Americana ainda podem se juntar a Lusa e a Macaca, subindo para a Série A, que vai estar cheia de paulistas no ano que vem. Pelo menos seis já estão garantidos. E o que também é muito importante: dificilmente teremos um clube paulista rebaixado para a Série C. São Caetano e Guarani são os que estão piores, mas não devem cair.

     ***   Na Série C, o Santo André  e o Marília eram os únicos representantes do Estado de São Paulo, mas não conseguiram  passar da primeira fase. E o Marília foi rebaixado à Série D.

                                              O Oeste, de Itápolis, está subindo para a Série C
     ***   E na Série D, o Oeste de Itápolis já garantiu seu acesso à Série C, pois está entre os quatro semifinalistas. O Mirassol fez boa campanha, mas ficou nas quartas-de-final, eliminado pelo próprio Oeste. Porém está garantido na Série D 2012.

              Resumindo, São Paulo já tem como certo para o ano que vem 6 equipes na Série A, 5 na Série B, 2 na Série C e 1 na Série D. Não dá para reclamar, não é ?

                                                 A Portuguesa de Desportos volta à Série A

Somos uma "classe de coitados"

             A afirmação do senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), deixa os aposentados (como eu) um pouco mais animadinhos. Ele afirma que vamos ter ganho real em 2012, o que aliás não é grande coisa, depois dos tantos prejuízos que tivemos nos últimos anos. De qualquer forma, já é um progresso. Porém, é bom esperar para ver o que será esse tal de "ganho real".
             De conversa, nós aposentados já estamos cheios. E Vital do Rêgo não garantiu nem os 11,7% defendidos pelas centrais sindicais. É bom ninguém gastar um centavo que seja por conta desta promessa. A verdade é que os aposentados brasileiros dificilmente deixarão de ser eternos dependentes dos filhos, dos netos e muitas vezes até dos amigos. Tenho vergonha de dizer isso, mas somos uma "classe de coitados."

Você sabia que amanhã tem jogo do Brasil ?

          Poucas vezes eu vi um jogo da Seleção Brasileira tão pouco divulgado como este de amanhã, contra o Gabão, às 16 horas (de Brasília). Os torcedores passaram a primeira fase da semana preocupados com o Campeonato Brasileiro e nem deram bola pra Seleção. Bem feito, quem mandou a CBF marcar um jogo tão inexpressivo.

           O Gabão na verdade chama-se República Gabonesa. Trata-se de um país africano, com menos de 1,5 milhão de habitantes, e que fala a língua francesa. No futebol, é fraquíssimo. Nunca disputou uma Copa do Mundo, e na Copa das Nações Africanas o máximo que conseguiu foi chegar as quartas-de-final, em 1996.  Porém, juntamente com  a Guiné Equatorial, vai sediar a próxima edição da competição, em 2012, o que está fazendo com que a Seleção Gabonesa seja preparada com um pouco mais de atenção.

            O Stade L'Amitie, onde o Brasil joga amanhã, lembra por sua estrutura o Engenhão. Mas o gramado está muito ruim. Em Libreville, capital do Gabão, só se fala no jogo de amanhã, mas aqui no Brasil o interesse pela partida, em plena tarde de quinta-feira, é muito pequeno.

O fim da invasão da USP ?

           Felizmente, a invasão da Universidade de SãoPaulo (USP) passa a ser coisa passado. Mas o problema não parece estar resolvido. Não se trata de uma simples ação estudantil contra determinado assunto. O que está havendo é que um bando de marginais resolveu bagunçar de uma vez por todas com a maior universidade da América Latina. Quando se sabe que tudo começou porque três ou quatro pilantras estavam fumando maconha dentro da USP e foram interpelados,  não se pode mais considerar tudo isso como um protesto estudantil. É coisa de vagabundos e viciados, certamente com participação de apoio dos traficantes.
             O que se espera agora é punição dura para os causadores de toda esta confusão. Os maconheiros não podem continuar livres dentro da USP. Se o País quer acabar com o cigarro, é preciso agir primeiro contra a maconha e todas as outras drogas. Quem é que está colocando maconha dentro da USP ?
              Não podemos aceitar que os marginais que depredaram o local, continuem estudando normalmente na Universidade. Se nada for feito, os punidos serão os bons estudantes, que ficarão obrigados a conviver com esta corja. É isto que temos que cobrar das autoridades.

Chegou o Junior, novo seguidor

Com alegria registro a chegada do Junior ao nosso grupo de seguidores do Blog do Flávio Campos. Só sei que ele tem 27 anos, trabalha como representante comercial e é "tarado pelo Tubarão". Beleza Junior, seja  bem vindo e muito obrigado pelo prestigiamento. Até todo o dia !