Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Mengo cai de quatro no Engenhão

Acredite, o Flamengo foi goleado por 4 a 0 pelo Universidad de Chile, esta noite no Engenhão, em jogo válido pela Liga Sul-Americana. E o goleiro Felipe ainda defendeu um penalti. O rubro-negro, que teve Ailton expulso no primeiro tempo, terá que vencer no Chile por 5 gols de diferença para se manter na competição.

SAIU O GOL DE LUIS FABIANO

No Morumbi, pela mesma competição, o São Paulo derrotou o Libertad, do Paraguai, por 1 a 0. Saiu finalmente o gol de Luis Fabiano. No jogo de volta, fora de casa, o Tricolor vai jogar pelo empate.
Fechando a rodada da Sul-Americana, o Arsenal Sarandi derrotou o Olímpia do Paraguai, por 3 a 2, e já garantiu classificação.

Thiago Pereira iguala recorde de Hoyama

       O nadador Thiago Pereira ganhou a prova dos 200m medley, agora à noite, e igualou-se a Hugo Hoyama (do tenis-de-mesa) no recorde de medalhas de ouro em Jogos Pan-Americanos por atletas brasileiros, com 10 medalhas. Thiago ainda integrou a equipe de revezamento que ficou com a prata nos 4 x200m livres. Foram as últimas medalhas que o Brasil ganhou hoje.



                                          O QUADRO DE MEDALHAS

         Até a meia-noite, esta era a situação do Quadro de Medalhas do Pan 2011: Estados Unidos em primeiro, com 32 de ouro, 28 de prata e 22 de bronze, 82 medalhas no total. Brasil em segundo, com 12 de ouro, 11 de prata e 13 de bronze, total de 36 medalhas. México em terceiro, com 9 de ouro, 7 de prata e 15 de bronze, 31 medalhas no total.

Botafogo "amarelou" na Vila Belmiro

       O Botafogo perdeu, agora à noite, a grande chance de assumir isoladamente a liderança do Brasileirão. O time carioca não mostrou o futebol das partidas anteriores e perdeu para o Santos, por 2 a 0, na Vila Belmiro. A partida foi decidida no primeiro tempo, quando os santistas marcaram seus dois gols, através de Neymar e Borges.
        O jogo de hoje deveria ter sido disputado no dia 4 de setembro, mas foi adiado. Agora, não há mais jogos atrasados no Campeonato Brasileiro. Faltam oito partidas para cada equipe. O Santos passou a ser o 11º colocado, depois desta vitória.

Jogo ruim : Brasil 1 x Argentina 1

        Não agradou a estréia brasileira no futebol masculino do Pan 2011, agora há pouco em Guadalajara. A Seleção mostrou um time bastante limitado e ficou no 1 a 1 com a Argentina, que também não mostrou grande coisa. A verdade é que o futebol masculino dos Jogos é disputado por times jovens, ainda em fase de formação.
        Este Brasil é bem inferior ao que disputou recentemente o Sul-Americano Sub-20. Do Neymar, os meninos levaram apenas os cabelos trabalhados. Bola que é bom, parece que não levaram. Vai ser duro de aguentar o futebol do Pan. Está bem abaixo das demais modalidades, que levaram muitos craques ao México.
         O primeiro tempo deu sono e os gols não sairam, mas os argentinos atacaram mais. Melhorou um pouco na fase final, e Henrique, centroavante reserva do São Paulo abriu o marcador. Porém, Araujo empatou para os platinos, fazendo justiça ao que aconteceu no jogo.

Taekwondo, a grande decepção

          A equipe do Brasil chegou a Guadalajara como favorita para a conquista de muitas medalhas no Taekwondo. Deu "zebra". Os brasileiros foram muito mal na competição e estão voltando com apenas um bronze. O "salvador da Pátria" foi Marcio Wenceslau, terceiro colocado na categoria 58 quilos. Ele perdeu na semifinal para o mexicano Damian Villa, bicampeão mundial.
          As maiores decepções foram Natália Falavigna e Diogo Silva, estrelas maiores da modalidade no Brasil. Os dois voltam de contusão e esta é a desculpa para as derrotas. Eu entendo que um atleta que não estiver em plenas condições não pode ser inscrito para um Pan-Americano. Depois da derrota consumada, não adianta tentar justificar.

Mais uma. E é de ouro

        O Brasil acaba de ganhar mais uma medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos. Esta conquista veio no Tiro, na prova feminina de fossa olímpica. A bióloga Ana Luiz Ferrão (foto) obteve ainda o recorde pan-americano. Ela garantiu também sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres, no ano que vem.
         E no masculino, Roberto Schimits ganhou a medalha de bronze, também na fossa olímpica. O ouro foi para o guatemalteco Jean Pierre Brol, e a prata ficou com o colombiano Danilo Claro.

A primeira medalha é mais gostosa

                                                                                Inovafoto/COB

  Depois do título mundial conquistado em setembro na Eslovênia, a remadora Fabiana Beltrame deu esta tarde uma nova alegria ao Brasil. Ela se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha nos Jogos Pan-Americanos. Todas as 41 medalhas ganhas até hoje pelo remo brasileiro foram conquistadas por homens.
        Fabiana foi a segunda colocada na prova de single skiff feminino peso leve, e levou a medalha de prata, na Lagoa Zapotian, em Ciudad Gúzman, a 122 quilômetros de Guadalajara. Ontem, o Brasil foi também medalha de prata na prova masculina do "Dois Sem", com Alexis Mestre e João Borges Junior.

Futebol mineiro vai acabar ?

         Esta é a pergunta que todo o torcedor está fazendo. A cada rodada do Brasileirão fica mais dramática a situação do futebol de Minas Gerais. De uma vez só, o Estado pode perder seus três representantes na Série A Nacional. E o interesse pelo futebol nas Alterosas vai cair violentamente.
         O América é o que está mais complicado, aparecendo como "lanterna" do campeonato, com  24 pontos ganhos em 30 jogos. As oito partidas finais serão: Grêmio (em casa), Coritiba (fora), Corinthians (c), Fluminense (f), Botafogo (c), São Paulo(f), Atlético Paranaense (c) e Atlético Goianense (f). É difícil acreditar que o "Coelho" vai ganhar pelo menos 15 destes 24 pontos. Se não alcançar esta marca, é certo que cai para a Série B.
           Já o Atlético Mineiro parece um pouco mais tranquilo, até porque está apenas um ponto atrás do Cruzeiro, primeiro fora do G4. Ganhando metade dos 24 pontos que disputará, o Galo terá chance de escapar. Mas serão jogos difíceis: Fluminense (f), Palmeiras (c), Grêmio (c), Figueirense (f), Coritiba (c), Corinthians (f), Botafogo (c) e Cruzeiro.
             Finalmente, o Cruzeiro também já está na base do desespero, a um ponto da zona do buraco negro. O craque Montillo acha que o time melhorou na mão de Vágner Mancini, mas a Raposa não ganhou nenhum jogo no segundo turno, em 11 rodadas . É o fim do mundo. Para Mancini, o jogo de domingo, com o Atlético Goianense "é o mais importante da história do Cruzeiro".  Os oito jogos que faltam: Atlético Goianense (c), Botafogo (f), Flamengo (f), Inter (c), Avaí (f), Atlético Paranaense (c), Ceará(f) e o clássico com o Atlético Mineiro.
             Um detalhe que já está arrepiando todos mineiros : na última rodada, no dia 4 de dezembro, Cruzeiro e Atlético se enfrentam. Haja policiamento neste clássico.

É isso aí, Comandante

                                                                                     Divulgação

        O Londrix, meu portal favorito, me traz a notícia que eu estava esperando. Policiais militares, civís, federais e também os guardas municipais estão nas ruas de Londrina, em ações preventivas. Foi justamente o que eu pedi na segunda-feira, logo após tomar conhecimento daqueles dois assassinatos de domingo. Não podemos deixar a cidade nas mãos da bandidagem.
        Todas as forças estão juntas nesta operação denominada "Todos Por Um". Teremos todo o tipo de operação, incluindo arrastões e blitz de trânsito, tudo sob o comando do tenente-coronel Altivir Cieslak (foto), que é Comandante do 5º Batalhão. O negócio é chegar antes do bandido. E logo de cara já foram apreendidas armas e drogas. É isso aí, Comandante

Prefiro perder a Copa

        A briga Dilma x Fifa continua sendo destaque nos jornais do mundo inteiro. E as opiniões estão divididas. Ao contrário do que possa parecer, tem muita gente apoiando o Brasil nesta queda de braço com a poderosa entidade que dirige o futebol e pensa que dirige também o mundo.
        O que mais me espanta é ver a presidente do Brasil envolvida numa discussão com gente de credibilidade duvidosa, que vive acusada de ações ligadas à corrupção. Nunca se provou que Joseph Blatter seja um corrupto, mas quantas vezes já ouvimos acusações contra ele ? E esse tal de Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, quem é esse cara, de onde veio ? De repente, estamos discutindo nossas leis com um homem que está sempre com um sorriso irônico no rosto. Observem quando ele aparece na TV. Parece que está sempre tirando um sarro da cara dos brasileiros. É com um "tipo" assim que nossa presidente está discutindo. É demais pra mim.
        Acho que o Brasil deveria "endurecer o jogo" com a Fifa. Quer tirar a Copa daqui ? Pois que tire. Até agora esta Copa só nos trouxe problemas e dor de cabeça. Sou louco por futebol. Sempre fui. Mas prefiro ver a Copa indo embora do que ver o Brasil invadido ainda mais pela corrupção. E os negócios envolvendo esta Copa têm a marca das vergonhosas negociatas que o mundo inteiro conhece.

A miséria já não une mais ninguém

         "A miséria une as pessoas". Conheço esse ditado desde o meu tempo de criança e sempre acreditei nele. Porém, parece que, pelo menos aqui em Londrina,  ele já não está mais valendo. A Cidade vive momentos dramáticos, agravados com a chuva que destruiu ruas, casas e o coração de muita gente. Mas o que eu vejo nos jornais, nas emissoras de rádio e nas televisões é uma sequência de brigas poíticas e idiotas. Ninguém se une pra ajudar ninguém. Que vergonha!!!
          Pelo menos nos momentos de dificuldade extrema, os "valentes brigões" deveriam dar um tempo. Mas não é o que acontece aqui. O pau continua quebrando. Quem é que está interessado em saber se o vereador Roque foi ou não foi a sessão da Câmara ? Será que não dá para o Ministério Público esperar uma ou duas semanas para resolver o problema do aterro ?
         O povo (eu me refiro ao povo mesmo) não quer saber se o prefeito Barbosa vai ou não ser processado outra vez. Até porque não vai dar em nada mesmo. O povo quer é ajuda imediata para reconstruir sua casa, comprar alimentos e viver dignamente. E não é anunciando que 100 mil serão distribuidos pela Campanha Londrinatal que vamos resolver o problema desta gente.
         Cadê o Beto Richa? Cadê o Bernardo ? E os nossos deputados ? Todos deveriam ter vindo aqui, para comprovar os danos causados pela chuva. E, a esta altura, já deveriam estar providenciando recursos para levantar a cidade. Mas não estou vendo nada disto. A miséria já não une mais ninguém, mesmo !

As últimas medalhas brasileiras

O Brasil conseguiu novas medalhas nesta terça-feira, dentro do Pan 2011. Destaque para a proeza realizada pela paranaense Angélica Kvieczyski, de Toledo, que fechou sua participação obtendo uma Prata na prova de Maça da Ginástica Rítmica. Portanto, ela volta com 3 de Bronze e 1 de Prata, sendo o grande destaque individual da GR brasileira. Mas a modalidade também obteve uma medalha de ouro, hoje, vencendo a prova de arco e fita, na disputa por conjuntos.

    ***     Novas medalhas vieram na Natação. Thiago Pereira é bronze nos 200m nado peito, prova vencida por dobradinha norte-americana. Joanna Maranhão também levou bronze, na prova dos 200m medley. E o revezamento feminino levou a Prata no 4 x 200m livres, com Joanna, Adriana, Tatiana e Jéssica.

   ***       No Tiro, Julio de Almeida que já havia ganho bronze na prova de Pistola de Ar, repetiu a dose na Pistola Livre, ficando outra vez com o bronze.

   ***        Na Ginástica, Rafael Andrade conquistou a medalha de prata na prova de Trampolim


                                              O NOVO QUADRO DE MEDALHAS

Até a meia-noite, a situação do Quadro de Medalhas era esta:  1º Estados Unidos - 24 de ouro, 20 de prata e 18 de bronze. Total: 62 medalhas. 2º Brasil - 10 de ouro, 9 de prata e 11 de bronze. Total :30 medalhas. 3º México - 9 de ouro, 6 de prata e 14 de bronze. Total: 29 medalhas.

                             A paranaense Angélica comemora a sua quarta medalha no Pan2011   (foto COB)