Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Que falta faz o futebol

           Especialmente para que mora longe do mar, como nós londrinenses, não dá para aguentar um fim-de-semana sem um bom jogo de futebol. A Copa SP de Juniores "quebra o galho", mas a gente sente falta mesmo é dos campeonatos profissionais. Ainda bem que faltam só duas semanas para a bola rolar de verdade.
           No dia 15 (domingo) teremos amistoso Flamengo x Corinthians, mas é só um jogo de cumpadre. Ninguém vai se arriscar numa partida que não vale nada. Só conta mesmo para quem gostra de tietagem. Melhor esperar o outro domingo, quando os Estaduais já estarão sendo movimentados. O Londrina, por exemplo, estará na Capital, enfrentando o Atlético Paranaense.
           Os "grandes" de São Paulo, Rio, Rio Grande do Sul, Minas e demais estados estarão também, nos dias 21 e 22,  brigando pelos títulos regionais, que muita gente despreza, mas que para mim continuam sendo tão importantes quanto os nacionais. A rivalidade é muito mais acirrada.  Adoro os Campeonatos Estaduais. Já reservei até os meus pacotes na TV a Cabo.

Grandes dominam na Copinha

              A maior parte dos clubes grandes está predominando na Copa São Paulo de Juniores. A maior decepção parece ser o Flamengo, que enfrentou dois times pequenos (Aquidauanense e União São João) e ainda não conseguiu vencer. Vai ter que ganhar do São Carlos (lider do grupo) para se classificar. Para quem é o atual campeão do torneio, é muito pouco.
             O Inter, que perdeu hoje, está em terceiro no Grupo G e também pode não se classificar. Entre os paranaenses, nenhuma surpresa: Coritiba, dois jogos e duas vitórias; Atlético, um jogo e uma vitória; e Paraná, um jogo e uma derrota.
              Mas continuo incorformado com a ausência do Londrina. Com tanta "baba" jogando, não é possível que o Tubarão não consiga uma vaguinha. É falta de competência mesmo.

Será que Gutemberg prova o que disse ?

           Alguns leitores perguntam a minha opinião sobre a polêmica entrevista concedida pelo árbitro carioca Gutemberg de Paula Fonseca, denunciando corrupção nas arbitragens e um suposto favorecimento a alguns clubes, especialmente o Corinthians. Sempre houve corrupção no futebol.
            Penso que as denúncias terão que ser investigadas, mas prefiro esperar mais um pouco para assumir uma posição. A denúncia vem de um árbitro excluido do quadro da Fifa e com carreira encerrada. Me parece mais um desabafo cheio de recalques, feito por um cara que "perdeu a boquinha".
             Ele terá que provar tudo que disse. Tomara que consiga. Mas, por enquanto, nada poderá ser feito. Até porque os dirigentes que comandam o futebol não têm interesse em fazer alguma coisa. Só lamento que Gutemberg não tenha feito estas denúncias quando participava do mundo do futebol. Esperou demais para falar.

Zico falou bobagem

           Gosto muito do Zico, mas desta vez ele pisou na bola. Em entrevista à TV Record, o Galinho disse que "hoje, Adriano é um dos poucos jogadores que podem ganhar um jogo sozinho." E foi mais longe: "Se eu fosse o treinador da Seleção, trancava o Adriano num quarto e mostrava pra ele que Deus lhe deu um futebol que poucos têm."
            Acho que o Zico está desapreendendo lá no Iraque, dirigindo a seleção deles. Ou então ele não ve o Adriano jogar há muito tempo. Não acreditei quando ouvi ele dizer: "Acho que o Adriano pode ganhar uma Copa para o Brasil."  Foi mal, Zico. Muito mal.  

Sem Ronaldinho perde a graça

               O amistoso Londrina x Flamengo, marcado para quinta-feira próxima no Estádio do Café, está perdendo o seu principal protagonista. Com insônia e com dores musculares, Ronaldinho Gaúcho nem terminou o treino no CT da SM Esportes e está entregue ao Departamento Médico. Se ele não puder jogar, o amistoso perde no mínimo 50 por cento do seu interesse. A rigor, o R10 é a única grande atração do Rubro-negro carioca.
               Acho difícil que Luxemburgo arrisque escalar Ronaldinho, porque no dia 25 o Mengo já atua pela Libertadores, contra o Real Potosí, em Sucre, na Bolívia. O mais provavel é que o técnico deixe para testar Ronaldo no amistoso com o Corinthians, dia 15, também no Estádio do Café.

Cristina Kirchner não tem câncer

                A boa surpresa vem da Argentina. Depois de um grande susto, os médicos retiraram o tumor existente na glândula tireoide e concluiram que a presidente Cristina Kirchner não tem câncer. Ela até já recebeu alta do Hospital Austral, a 50 quilômetros de Buenos Aires, três dias depois de submeter-se a cirurgia. Os médicos descartaram a existência de células cancerígenas nos nódulos instalados nos dois lados da tireoide. Ela nem terá que enfrentar a radioterapia que anteriormente estava prevista.
                 Cristina deixou o hospital no helicóptero presidencial, e já está em sua residência oficial. A previsão é de ela retorna ao comando do País no próximo dia 24. Até lá, o vice Amado Boudou permanece no cargo

Mais uma desistência no BBB 12

           Primeiro foi o advogado mineiro Netinho. Agora é a empresária carioca Fernanda, apontada como a mais atraente do grupo de mulheres, que desistiu de enfrentar o Big Brother Brasil. Sem explicar as razões da deserção, Fernanda Girão, de 29 anos, pediu para sair. Sua substituta somente será anunciada na segunda-feira, 24 horas antes da estréia do BBB 12.
                                               O programa perde com a saída da linda Fernanda
        Os participantes continuam  isolados num hotel. Eles não podem ver TV, usar Internet, ligar celular ou até mesmo ver a hora no relógio. São medidas exageradas que estão irritando alguns integrantes do grupo.