Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 26 de junho de 2014

A briga pelas últimas vagas


    A luta pela participação nas oitavas-de-final foi até derradeiro minutos dos jogos do Grupo H. Mas os dois melhores times prevaleceram. Confirmou-se a minha previsão de que a Argélia é a melhor das seleções africanas, Levou um susto dos russos, que fecharam o primeiro tempo com 1 a 0, gol de Kokorini, logo  aos seis  minutos.  Mas na segunda fase (foto) os argelinos foram buscar a sua vaga, empatando aos 15', com Slimani. Mas será muito difícil ganhar da Alemanha, segunda-feira.
       E a Bélgica fechou com três, eliminando os sul-coreanos, que não ganharam de ninguém neste Mundial. Vertonghen fez o gol dos belgas foto), que poderão surpreender os norte-americanos, no último joga das oitavas, programado para terça-feira em Salvador. Será um jogo imprevisível.



Sexta de folga, sábado de Oitavas

          Terminada a cansativa primeira fase da Copa, cai bem esse dia de descanso nesta sexta-feira.  Mas amanhã, o bicho começa a pegar pra valer. A saída de grandes forças tradicionais da Europa esfriou um pouco a competição, mas ainda assim teremos grandes jogos. Confiram aí:
         Amanhã - 13 horas - Brasil x Chile - Mineirão
                          17 horas - Colômbia x Uruguai - Maracanã
         Domingo - 13 horas - Holanda x México - Castelão
                            17 horas - Costa Rica x Grécia - Arena Pernambuco
          Segunda - 13 horas - França x Nigéria - Mané Garrincha
                           17 horas - Alemanha x Argélia - Beira-Rio
          Terça - 13 horas - Argentina x Suiça - Itaquerão
                       17 horas - Bélgica x Estados Unidos - Fonte Nova      

Tirar Luis Suárez da Copa é "sacanagem"

      É claro que a mordida que o uruguaio Luis Suárez aplicou no zagueiro italiano Giorgio Chiellini é condenável sob todos os aspectos. Mas o "barulho" que foi feito em torno do incidente e, especialmente a condenação aplicada pela Fifa ao centroavante da Seleção do Uruguai, são ainda mais condenáveis. Suárez e o Uruguai estão sendo vítimas de um ato que só prejudica o futebol.
       Pra começo de conversa, transformaram o "carniceiro" Chiellini numa vítima de violência. E todo mundo sabe que esse italiano bate até na mãe dele, se ela estiver jogando contra seu time.
        Também espanta que a repercussão tenha sido tão grande, quando tivemos agressões maiores nesta Copa. E temos que ser honestos: suspender Luis Suárez por 9 partidas e 4 meses, deixando o nosso Neymar impune, por aquela violenta porrada que ele deu na cara do zagueiro croata, no primeiro jogo deste Mundial, é no mínimo uma imoralidade.
        Não é o caso, porque ele tem vida construída e estabilizada. Mas se Luis Suárez se transformasse num marginal, num vida torta, a principal culpada seria a Fifa, que o está afastando da sua profissão.
         E não me venham dizer que esta não foi a primeira vez que Suárez mordeu um adversário. Temos milhares de jogadores espalhados por aí dando mordida em forma de pontapés repetidamente. Todos os dias. E eles não são sequer advertidos.
          Também não me digam que o árbitro mexicano Marco Rodriguiez não viu Luizito morder o italiano.  É claro que ele viu. Se não fez nada é porque também já tinha visto Chielline  acertar o uruguaio em diversas oportunidades, com pontapés, cotoveladas ou empurrões.
            E o clube que mantem Luis Suárez sob contrato, o Liverpool da Inglaterra ? Quem vai se responsabilizar pelo prejuízo ? É óbvio que vamos ter desdobramentos na Justiça, envolvendo os dirigentes uruguaios, o próprio jogador, o Liverpool, os patrocinadores e mais um monte de gente.
            Estão tentando afastar a Seleção Uruguaia da luta pelo título desta Copa. Mas esse tiro pode sair pela culatra. Um dirigente da delegação charrua já disse hoje: "A nuestro juego nos llamaron", que em outras palavras é o mesmo que "mexeram com a gente".
            Não vou me espantar se na próxima partida, o Uruguai jogar ainda melhor e com mais raça do que vinha fazendo até agora.  E vou me levantar e bater palmas ! 

        CONVENHAMOS,  EXPULSAR LUIZITO SUÁREZ DA COPA E NÃO PUNIR O NOSSO NEYMAR, É UMA ENORME IMORALIDADE !

Sem Marmelada entre Löw e Klinsmann


       A Alemanha derrotou os Estados Unidos por 1 a 0, hoje à tarde na Arena Pernambuco, e os dois países se classificaram para as oitavas-de-final da Copa. E não houve "marmelada", como se especulava antes da partida.  O fato dos dois treinadores serem alemães e terem jogado juntos, abriu margem para desconfianças. Mas os Estados Unidos de Jurgen Klinsmann e  Alemanha de Joachim Löw  (foto) jogaram pra ganhar, perante 41.846 torcedores.

 
        A vitória era tão importante para os dois times, que houve até invasão de um torcedor da Alemanha, quase no final do jogo, sendo detido pelos seguranças. Os torcedores alemães ficaram muito felizes com o gol marcado por Thomas Müller, aos 9 minutos do segundo tempo. Com este gol,  Müller alcançou Neymar na artilharia da Copa, agora com quatro gols.
        Os alemães terminaram como primeiros do Grupo G, com 7 pontos.  Os Estados Unidos ficaram em segundo, com 4 pontos, superando Portugal no saldo de gols. A última do grupo foi Gana, com apenas 1 ponto.
 
 
 
 

Pelo menos, Cristiano Ronaldo fez um gol

 
     A Copa terminou para Portugal e Gana, que se enfrentaram agora à tarde em Brasília, com vitória portuguesa por 2 a 1.  Apesar do triunfo e mesmo com a derrota norte-americana  para a Alemanha,  "nossos patrícios" não conseguiram a vaga para as oitavas.  O que arrebentou com eles foi aquela goleada sofrida na estréia, para aos alemães,  por  4 a 0. Acabaram perdendo no saldo de gols.
       No jogo de hoje, problemas dos dois lados. Para Portugal faltou qualidade mesmo. Sozinho, Cristiano Ronaldo não consegue carregar o time.  E Gana, como a maioria das seleções africanas, tem problemas financeiros sérios e uma incrível falta de disciplina dos jogadores. 
       Vivem brigando e se agredindo, quase sempre por causa de dinheiro (salários, premiações, etc). Hoje mesmo, antes do jogo, Muntari e Boateng foram suspensos por tempo indeterminado da Seleção. Muntari deu um sôco num dirigente da Federação de Gana, e Boateng xingou o treinador Appiah, no treino em Maceió. Na verdade, um bando de desequilibrados. Camarões também viveu esse clima pesado, aqui no Brasil.
        Na partida de hoje, jogo equilibrado por baixo. Duas equipe fracas. No primeiro tempo, Portugal 1 a 0, um gol contra de Boye, aos 31 minutos. Na etapa final, Gana chegou a empatar, aos 11', através de Gyan.  E aos 35 minutos surgiu a melhor coisa do jogo: Cristiano Ronaldo conseguiu finalmente marcar um gol (foto ao alto), pegando um rebote do goleiro Dauda. Pelo menos não foi embora "sapateiro".