Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 2 de agosto de 2015

      E o Furacão acabou
 com o papo palmeirense




      Com todo aquele calorzão no Allianz Parque, em São Paulo, quem se deu bem foi o Atlético Paranaense,  acabando com o otimismo dos palmeirenses, que estavam achando que o seu time está uma "maravilha".

      Um gol do 'gordo' Walter, aos 30 minutos do segundo tempo, fez "cair a ficha" dos fanáticos torcedores do Verdão. Afinal, esse time ainda não tem nível para ser campeão brasileiro, embora esteja sendo muito bem dirigido por Marcelo Oliveira.

    Já o Atlético, que consegue duas vitórias seguidas, volta a lutar por um lugar no G4. Também não tem time pra ser campeão, mas daqui a pouco pode até "descolar" um lugar na Libertadores. O próximo jogo será em casa, contra o Sport Recife.

   E o Coxa "pipocou" de novo


       
                      Enquanto o Atlético fora de casa derrotava o Palmeiras e aproximava-se do G4, o Coritiba fracassava mais uma vez em seu reduto, só empatando em 1 gol com o Goiás e permanecendo em penúltimo lugar no Brasileirão. E poderia ter sido pior, porque o empate só veio no último minuto.

                    Com 27 mil pessoas no "Couto Pereira", os coxas tiveram boas chances no primeiro tempo, mas caíram demais na fase complementar. Pra complicar ainda mais as coisas, o Coritiba sofreu um gol aos 24 minutos, marcado por Liniker e aí caiu no desespero total. O empate só veio aos 45 minutos, através de Evandro.

                    Com seis empates, oito derrotas e apenas duas vitórias, o Coritiba dá sinais de que sua recuperação está ficando a cada rodada mais difícil. Está com muita "pinta" de quem vai cair.  Outra vez !

  Que fiasco, hein Bethe ?




                       Foi mais um fiasco brasileiro nas lutas. A nossa Bethe Correia "cascateou" a semana inteira, dizendo que ia nocautear  a norte-americana Ronda Rousey, mas caiu logo aos 34 segundos do primeiro round, nesta madrugada, pelo UFC Rio 7. Não teve nem graça.

                    Foi o 11º nocaute obtido por Ronda no primeiro assalto. Ela lutou 12 vezes e tem 12 vitórias. E o público que foi a Arena da Barra gritou o seu nome, enquanto a "tagarela" brasileira tentava se recuperar do potente direto de direita que a levou a lona.

  Circo fica mais pobre
  com a morte de Orfei










              Considerado um ícone do circo mundial, o italiano Orlando Orfei morreu neste sábado, aos 95 anos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Vivendo no Brasil a partir dos anos 60, ele estava internado desde o dia 16 de julho, com pneumonia, e teve seu estado agravado nos últimos dias.

               Orfei veio ao Brasil para o Festival Mundial de Circo, no Maracanãzinho, no fim da década de 60, e se apaixonou pelo País. Nunca mais foi embora. Aqui fundou o Circo Nazionalle D'Itália, que estreou em 1969.  Ele também o Tivoli Park, na Lagoa, Zona Sul do Rio. Foi um dos mais famosos parque do País e funcionou cerca de 20 anos.  

              Palhaço desde os seis anos, Orlando Orfei era respeitado no mundo inteiro. Ele deixa seis filhos, treze netos e seis bisnetos. Seu corpo será velado amanhã em Mesquita-RJ e sepultado na terça-feira. 

   Quem da nossa geração não foi pelo menos uma vez ao Gran Circo di Orlando Orfei ?

Futebol às 11 horas





               Em meia hora, já tinha jogador de língua de fora


         Estou assistindo Palmeiras x Atlético pela televisão. Tem muita gente elogiando esse horário de 11 horas da manhã para o futebol, mas acho que isso não pode ser aplicado em qualquer lugar. Com meia hora de jogo, palmeirenses e atleticanos já pararam para beber água e estão mortos de cansados. Não se pode contrariar a natureza. Esse não é o melhor horário para se jogar bola no Brasil.

         Pior ainda é futebol às 11 da manhã de sábado, como ocorreu ontem na partida  Portuguesa 1 x Londrina 1. Tem muita gente trabalhando aos sábados. Não são todos que podem ir ao estádio num sábado de manhã. No Brasil é tudo decidido na base do "porra louca" !

            Na última sexta-feira, fez 27 anos que Portugal e o mundo inteiro perderam o grande artista que hoje destacamos neste espaço. Morreu com apenas 64 anos. Deixou uma imensa saudade, com seus fados e suas baladas românticas
         
                    F R A N C I S C O        J O S É

                  

                                      Me criei ouvindo música de todos os gêneros e de todos os cantos do mundo. E a música portuguesa era muito curtida lá em casa, pelos meus velhos. Eu era adolescente quando comecei a conhecer o trabalho de FRANCISCO JOSÉ.  Ele foi importante na minha formação de músico amador.

 
                        Francisco José Galopim de Carvalho nasceu em Évora, Portugal, no dia 16 de agosto de 1924. Iniciou sua  carreira de cantor num baile de formatura do liceu em que estudava, no Teatro Garcia de Resende.  Mas profissionalmente começou a cantar aos 24 anos de idade, sendo obrigado a interromper o curso de engenharia, quando estava no terceiro ano.


                       O seu sucesso em Portugal foi rapidamente alcançado. Suas músicas era muito tocadas, especialmente a balada romântica "Olhos Castanhos", lançada em 1951, e que se tornou o seu maior single. Mas eu escolhi para o vídeo de apresentação desta postagem outra canção maravilhosa: "Só Nós Dois", escrita por Joaquim Pimentel, um dos maiores compositores portugueses de todos os tempos.

        Foi em 1954, que Francisco resolveu vir para o Brasil, um mercado então muito aberto para os artistas portugueses. Mas nem ele esperava que acabaria se fixando por aqui, deixando para trás uma carreira já consolidada em Portugal.
         Até 1960, ele ficou praticamente só cantando para a grande colônia lusa aqui existente. Somente em 1960 é que voltou a gravar, lançando uma nova versão de "Olhos Castanhos", que atingiu um sucesso sem precedentes, vendendo um milhão de cópias. Valeu como um "visto de permanência" no Brasil.








                        
            Embora praticamente residindo aqui, Francisco visitava Portugal regularmente. Foi assim até 1964, quando ele se tornou protagonista de um "incidente diplomático",  ao declarar num programa de variedades, que os artistas portugueses eram mal pagos pelas emissoras de lá, enquanto os estrangeiros recebiam pequenas fortunas. O comentário foi mal interpretado, e Francisco José ficou sem atuar na televisão lusa até 1980.


       Francisco José era irmão de um famoso geólogo, o professor Doutor Galopim de Carvalho, conhecido por sua atuação em defesa dos vestígios (icnofósseis) de Dinossauros.

       E antes de ser cantor, Francisco José foi professor universitário, cargo que teve até a morte.
 
       Além de "Olhos Castanhos", o ótimo cantor português fez muito sucesso por aqui com a canção "Guitarra Toca Baixinho".

        A volta para Portugal ocorreu somente na década de 80, onde lançou em 1983 o single "As Crianças Não Querem a Guerra".
        Francisco José morreu em Lisboa, no dia 31 de julho de 1988.




AS MELHORES DO FACEBOOK

 
Baiano tem cabeça de poeta mesmo.  Esta postagem foi feita por Gal Garcez, lá de Salvador. Não é mesmo uma gracinha ?