Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vasco empata; Botafogo vence

O Vasco, mesmo jogando em casa, só empatou com o Atlético Goianense, por 1 a 1. Os visitantes abriram o placar com Anselmo, mas Diego Souza fez o gol de empate, que garantiu a liderança aos cruzmaltinos, agora com 46 pontos, um a mais que o São Paulo.
Ainda hoje à noite, o Palmeiras ganhou do Ceará, por 1 a 0, no Canindé, mas o melhor resultado foi conseguido pelo Botafogo, que viajou a Porto Alegre e derrotou o Grêmio, também por 1 a 0,  chegando ao terceiro lugar, com 44 pontos e saldo de dois gols a mais que o Corinthians, agora quarto colocado. Foram os jogos que completaram a 25ª rodada do Brasileirão.

Uruguai como nos velhos tempos

        Quase caí da cadeira quando vi a cena, ontem à noite pela televisão. Em jogo válido pela Copa Sul-Americana, o  Nacional de Montevideo estava perdendo por 2 a 0 para o Universidad do Chile,  em pleno Parque Central, na capital uruguaia. De repente, quando um chileno se preparava para cobrar um escanteio, eis que caiu do céu uma bobina de papel, acertando em cheio o bandeirinha Milciades Saldivar. O rolo duro da bobina bateu na cabeça do auxiliar paraguaio, que despencou no gramado. A agressão veio da torcida do Nacional, que ainda comemorou a precisão do lançamento. O árbitro central, também paraguaio, não teve dúvidas e encerrou a partida "por falta de garantias". Com isso, o Nacional, que já havia perdido o primeiro jogo por 1 a 0, está eliminado. E o Universidad do Chile vai pegar o Flamengo na próxima fase.
         Me recordei então daqueles velhos tempos em que a violência campeava solta nos jogos disputados no vizinho país. E fiquei triste porque os charruas tinham eliminado o problema. E o futebol deles até cresceu, como ficou provado na última Copa do Mundo e na recente Copa América. Atualmente, vem sendo  tranquilo jogar no Uruguai. Será que vai começar tudo de novo?

O eterno Silvio Santos

Os anos passam, apresentadores de TV aparecem e desaparecem, muitos morrem. Porém Silvio Santos continua, firme e forte, tocando a vida no seu SBT. Ontem, ele lançou um novo programa no horário nobre: "Um milhão na mesa". E pelo jeito a audiência foi boa, pois hoje ele está em muitos orgãos de divulgação.
Na verdade, não há maior novidade no  programa. O detalhe que chama mais a atenção é a exposição de 1 milhão de reais (em notas de 20 reais) sobre uma mesa. Certamente a segurança foi reforçada. Mas a primeira dupla que participou fez a decepção do público, pois errou a resposta. Mãe e filha não sabiam que Moby Dyck tinha sido uma baleia. Voltaram pra casa sem nenhum no bolso.
HOJE É O ÚLTIMO DIA DO INVERNO, GRAÇAS A DEUS. AMANHÃ VAI COMEÇAR UM TEMPO NOVO

O show de Bola da TV Cidade

Vai muito bem o programa Show de Bola, comandado por Gelson Negrão(foto) na Rede Massa, diariamente às 13h30m. Com ele estão Fiori Luis e Marcio Alcântara, que sabem tudo de futebol. O programa é mesmo muito bom.
E amanhã  às sete da noite, eles estarão gravando o "Boteco Show de Bola", no Bar Menina, na Av.Santos Dumont.  Você pode participar.Trata-se de uma extensão do programa diário, que assim sai do estúdio e vai ao encontro do público. Mais uma ótima idéia de Gelson, que eu conheço desde menino (faz tempo, hein?), e é muito talentoso.

Briguinha ridícula

       Que coisa mais ridícula esta briga do ex-jogador e atual comentarista Neto com seus companheiros da TV Bandeirantes. Quando vejo que ele e Milton Neves estão juntos no programa, trato logo de mudar de canal. Fica um falando mal do outro. Começa como brincadeira, mas depois parece que fica sério. Esse papo furado estraga qualquer programa.  Bem fez a direção da Bandeirantes, que chamou a atenção de Neto. A emissora é muito grande e tem uma longa história no esporte. Não pode se prestar a este tipo de coisa.

E o Papa é quem leva a culpa

     Coitado do Papa Bento XVI.  Antes mesmo de chegar a Alemanha, ele já foi aceitando as vaias que certamente receberá. Em sua terra natal, o Pontífice terá que enfrentar muitos manifestantes, que estão prometendo protestar contra a pedofilia praticada por alguns clérigos. Como se este santo homem fosse o culpado de tudo. Mas ele acha que as pessoas têm razão ao se escandalizarem, porque "pedofilia é crime".
     Com a humildade de sempre, Bento XVI diz: "A Igreja é uma rede do Senhor, que pega peixes bons e peixes ruins."
                                          SELEÇÃO: DOIS EM UM

  Estou começando a achar que o técnico Mano Meneses (foto) ganha por convocação. Vai gostar de convocar tanto assim, lá no meio do mato. Desta vez, ele atacou em dose dupla: fez uma lista para o jogo com a Argentina, na semana que vem, e outra para os amistosos com Costa Rica e México, programados para os dias 7 e 11 de outubro.

     Contra  os argentinos mais uma vez só vão atuar jogadores que estão vinculados a clubes brasileiros. O grande desfalque será Leandro Damião, que se machucou ontem. Mas foi convocado Borges, artilheiro do Brasileirão, com 18 gols. Os chamados são: GOLEIROS - Jefferson(Bota)  e Rafael (Santos); LATERAIS - Bruno Cortês (Bota), Danilo (Santos), Kleber (Inter) e Mario Fernandes (Gre); ZAGUEIROS - Dedé (Vas), Emerson (Coritiba), Rever (At.MG) e Rhodolfo (SP); MEIO-CAMPISTAS - Casemiro (SP), Diego Souza(Vas), Elkeson(Bota), Lucas(SP), Oscar(Inter), Paulinho(Corinthians), Ralf(Corinthians) e Rômulo (Vas); ATACANTES - Borges(Santos), Fred(Flu), Neymar(Santos) e Ronaldinho Gaúcho(Fla).
     Para enfrentar Costa Rica e México, os convocados são: GOLEIROS - Jefferson, Julio Cesar(Inter Milão) e Neto (Fiorentina); LATERAIS - Adriano(Barça), Daniel Alves, Fábio (Manch.United) e Marcelo (Real); ZAGUEIROS - David Luiz(Chelsea), Dedé, Rever e Thiago Silva;  MEIO-CAMPISTAS - Elias (Sporting), Fernandinho (Shakhtar), Hernanes (Lazio), Lucas(SP), Lucas Leiva (Liverpool), Luiz Gustavo(Bayern), Oscar (Inter) e Sandro (Tottenham); ATACANTES - Fred (Flu), Hulk(Porto), Jonas (Valencia), Kleber (Porto), Neymar e Ronaldinho Gaúcho.

Nem vem com novo imposto para a saúde

     Os governadores estão pressionando para a criação de um novo imposto, tipo CPMF, mas os deputados rejeitaram a idéia, ontem em Brasília. E eu gostei. É lógico que a saúde precisa de recursos, mas esses recursos terão de vir do absurdo volume de impostos que o brasileiro já paga. Não me venham com CSS ou coisa parecida. No tempo da CPMF a saúde já estava em crise. Morria gente nas portas dos hospitais ou postos de saúde do mesmo jeito.  Que os estados e a União cortem outras despesas ou mesmo gastos considerados necessários. Nada é mais necessário do que uma política de boa saúde para o povo.
     Tenho elogiado a presidente Dilma, por entender que ela faz um bom trabalho. Mas nesta questão da  saúde não concordo com sua intenção de criar um novo tributo. Assim, não precisa ser inteligente para ser ministro ou presidente. É só criar um novo imposto, a cada dificuldade financeira encontrada. Fica fácil demais, não ?
      Assim, até eu sou candidato na próxima eleição.

O basquete do Brasil no Pan

       Na lista divulgada pela CBB para o time masculino que vai aos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no mês que vem, não aparecem os nomes de Marcelinho Huertas, Marquinhos, Rafael Luz, Augusto Cesar e  Rafael Hettsheimeir, o que significa que não teremos a mesma força que tivemos no Pré-Olímpico da Argentina. Com exceção de Marquinhos, são jogadores que atuam na Espanha. Certamente aí está a explicação.
       Mas o técnico Rubens Magnano chamou  outros cinco que não foram ao Pré-Olímpico: Murilo, Bruno, Davi, Cristiano e José Roberto. Todos jogam por equipes brasileiras. A apresentação será no dia 18 de outubro e a viagem para o México ocorrerá no dia 21. Praticamente não haverá preparação, e o Brasil está num grupo difícil, com República Dominicana, Estados Unidos e Uruguai. Só os dois primeiros passam para a fase seguinte.
      O basquete é o esporte coletivo que deu maior número de medalhas de ouro ao Brasil, na história dos Jogos Pan-Americanos: oito.