Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 1 de junho de 2014

É hora de rezar pelo Brasil


        O amigo Hamilton Nassif  me envia para divulgação, algumas informações sobre o "dia de orações" que a igreja brasileira está programando para o dia 11 de junho, véspera da Abertura da Copa do Mundo.  Independente da religião que praticam, as pessoas estão sendo convidadas a se reunirem nas praças, nas ruas, fora de suas igrejas, para rezar publicamente.  E quem não puder ir, pode se expressar colocando um pano branco (toalha ou lençol) na janelas, para também manifestar sua insatisfação contra a corrupção e a imoralidade.
       A organização é de vários setores religiosos, de diversas igrejas.  Embora ocorra uma coincidência da datas, o movimento aparentemente não tem nada a ver com a Copa do Mundo.
       Particularmente, acho que rezar pelo fim da corrupção me parece ser um ótimo caminho. Não vejo do mesmo jeito outras manifestações que estão se declarando contra a realização da Copa, que certamente será um sucesso e trará muitas coisas boas para o nosso Brasil.

Seleção vai dormir em Goiânia

       A Seleção Brasileira já está chegando à Goiânia, em vôo fretado, para o jogo amistoso de terça-feira, contra o Panamá.  A CBF reservou quatro andares de um moderno hotel da cidade, com 56 apartamentos individuais. Até nutricionistas estão incluídos na delegação, para cuidar da comida dos 23 jogadores convocados.  O jogo será no Estádio Serra Dourada.
        No último treino realizado na Granja Comary, hoje pela manhã,  os titulares venceram por 3 a 2, com gols de Neymar (cobrando falta) e Marcelo (2). Para os reservas, marcaram Hulk e Willian. O ensaio serviu para confirmar que Dante e Hernanes serão os substitutos de Thiago Silva e Paulinho, poupados pela Comissão Técnica.
        Muitos amigos e parentes dos jogadores puderam assistir o treinamento e no final, os jogadores foram liberados por alguns minutos. Eles puderam conversar com seus pais, esposas, filhos, namoradas e amigos, como se vê na foto, que mostra Neymar com a namorada Bruna Marquezine, conhecida atriz global.

Brasil é o campeão de Toulon

         A Seleção Brasileira ganhou agora à tarde, pela oitava vez, o Torneio Internacional de Toulon. E  conquistou o título com uma goleada de 5 a 2 sobre os donos da casa, os franceses. O time comandado por Alexandre Gallo complementou uma campanha irrepreensível: 5 jogos, 5 vitórias. E vale ressaltar que o lateral-esquerdo do Brasil no torneio foi Wendell, revelado no Londrina e negociado com o Grêmio há pouco tempo.
        A França esteve duas vezes a frente no placar, no começo da partida, mas a Seleção Brasileira reagiu, empatou o jogo e goleou no segundo tempo. Alison, Marquinhos, Thales e Ademilson (2) fizeram os gols do Brasil, enquanto Bahebec marcou os dois dos franceses.

Morre Marinho Chagas. Que tristreza !

       Muita gente dizia que ele era indisciplinado e que farreava demais. Mas Marinho Chagas foi um dos mais alegres jogadores que vi atuar com  a camisa da Seleção. Que pena, ele faleceu precocemente hoje, na Paraíba. Quando a Seleção Brasileira decepcionou, na Copa de 74, ele chamou a atenção do mundo. O lendário Bob Marley era apaixonado pelo seu futebol. Mas na derrota para a Polônia, na decisão do terceiro lugar, falou no gol que nos tirou o bronze e foi acusado pelo goleiro Leão. Os dois saíram na porrada, depois da partida no vestiário.
         Nos últimos tempos, sua decadência física era evidente. Vejam nas fotos o Marinho Chagas dos bons tempos da Seleção e o de agora, inchado e sem aquela alegria. Ele passou mal no domingo, durante um evento de troca de figurinhas da Copa, em João Pessoa. Foi internado e ontem morreu no Hospital de Emergência e Trauma.
            Marinho Chagas tinha 62 anos e vinha lutando contra o alcoolismo.

Assim, o São Paulo vai ser campeão

          Se começarem a ajudar o São Paulo em todos os jogos, certamente ele será campeão brasileiro. No meio da semana, arranjaram um pênalti e confirmaram um gol que Luis Fabiano fez com a mão, no empate de 2 a 2 com o Atlético Paranaense. E ontem, inventaram uma falta aos 44' do segundo tempo, para que Tricolor derrotasse o Atlético Mineiro, no Morumbi, por 2 a 1.  Só coincidência ?
         Foi mesmo um castigo para o Galo, que estava levando um bom empate pra casa. E o pior  é que o goleiro Giovanni, reserva de Victor ( que está na Seleção), também trabalhou "contra a casa", falhando clamorosamente no gol. Foi um "peru".  Mas realmente o árbitro carioca Péricles Bassols Pegado Cortez "inventou" a falta que originou o gol de Pabón.

                                                               
         Mas não foi um dia só de alegrias para os são-paulinos. O time não jogou bem e o atacante Alexandre Pato (foto) já começou a mostrar sinais de desgaste junto a torcida. Não tenho mais dúvidas de que Pato é um grande "enganador". E saiu vaiado pelos torcedores. Pra completar, seu substituto (Pabón) entrou e  marcou o gol da vitória.
                   
        A "gracinha" foi feita pelo amigão Billy de Paula, autor da postagem no Facebook. Muito boa. Os caras não têm mais o que inventar.