Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 12 de setembro de 2017

No Brasil até os Bombeiros pegam propina





                    A operação da Polícia Civil e do Ministério Público deflagrada na manhã desta terça-feira, que investiga o pagamento de propina para a emissão de laudos e certificados do Corpo de Bombeiros, confirmou que entre os alvarás liberados indevidamente está o que autorizou a realização de jogos do Fluminense no estádio de Edson Passos, em Mesquita, na Baixada, para mandos do tricolor.

                 "Em determinada conversa, isso é dito. O estádio funcionou sem autorização. Foi dada uma autorização prévia sem o cumprimento das exigências" - disse a delegada Renata Araújo, durante coletiva de imprensa.
                  De acordo com as investigações, o documento irregular no caso do estádio Edson Passos era o Laudo de Prevenção e Combate a incêndios (LPCI). O alvará garante que o local tem capacidade de escoar todo o público em situações de pânico ou emergência.
Procurados pela reportagem, o América Futebol Clube e o Fluminense Futebol Clube ainda não se pronunciaram sobre o caso.
                    Segundo dados da megaoperação, que teve como base a interceptação de escutas telefônicas, o esquema funcionava em diversas unidades do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ), em especial o 4º GBM (Nova Iguaçu), o 14º GBM (Duque de Caxias) e o Grupamento de Operações com Produtos Perigosos (GOPP).
                   Entre os locais onde estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão estão estas três unidades da corporação, além do 8º GBM (Campinho), 12º GBM (Jacarepaguá), 17º GBM (Copacabana) e o Comando de Bombeiros de Área (CBA) da Baixada Fluminense.
                      Propinas compravam laudos dos bombeiros
                    De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança, os acusados de participar do esquema de corrupção se aproveitavam da autoridade de bombeiro militar para fiscalizar os estabelecimentos. A intenção era levar os proprietários a negociar pagamento de propina em troca de não serem notificados e multados.
                      Os bombeiros emitiam um laudo de exigências citando todos os requisitos de segurança para incêndio e pânico. Em troca de propina, os bombeiros emitiam o documento que atestava o cumprimento exigências, apesar de não serem cumpridas.
                       As investigações comprovaram que locais de diversões que reuniram grande público, como o Estádio de Edson Passos, em Mesquita, receberam as documentações sem cumprimento das exigências de segurança para proteção da vida das pessoas e do patrimônio, em caso de incêndio.
Gilmar Mendes x Rodrigo Janot
                  MAIS VERGONHA PARA O PAÍS




                 O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes classificou o período de Rodrigo Janot à frente da Procuradoria-Geral da República (PGR) como "gestão de bêbado".  Em entrevista à Rádio Gaúcha na manhã desta terça-feira, Gilmar também classificou como "grande equívoco" a homologação da delação premiada de Joesley Batista e Ricardo Saud, da JBS, por seu colega, ministro Edson Fachin. 
— A foto (de Janot com o advogado de Joesley, Pierpaolo Bottini) é o epitáfio da gestão Janot. É uma gestão de bêbado, desorientada, sem nenhuma qualidade (...) Nem sei o que ele fez nesse período — criticou Gilmar.
Na entrevista, o ministro demonstra a tensão que ocorre entre o STF e a PGR, após o conteúdo do áudio entre Joesley e Saud apontar o ex-procurador e braço direito de Janot, Marcelo Miller, como "agente duplo" a defender os interesses dos executivos da JBS, inclusive junto ao Supremo. 
Gilmar também avaliou que Fachin foi precipitado na homologação da delação premiada de Joesley e de Saud:  "Foi um grande equívoco. O Tribunal (STF) tem sua responsabilidade (...) Deveríamos ter exercido um controle maior. "
A entrevista, veiculada no programa Gaúcha Atualidade, foi conduzida pelas jornalistas Carolina Bahia, Rosane de Oliveira e Andressa Xavier, com produção de Tiago Boff. 
O Operário vem vindo aí !


        Li até com certa emoção a matéria publicada hoje pela "Folha de Londrina", nos dando detalhes sobre a conquista do Operário de Ponta Grossa, novo campeão da Série D Nacional, título consolidado no último domingo, no confronto com o pouco conhecido Globo, do Rio Grande do Norte.  O clube paranaense ganhou o "caneco", apesar da derrota sofrida em casa, por 1 a 0. É que havia metido 5 a 0 no jogo de ida, lá em Natal. 

       O Operário Ferroviário sai da "linha de pobreza" e passa a figurar como um verdadeiro participante do Campeonato Brasileiro, com calendário garantido na Série C e direito de tentar a subida para as duas principais divisões nacionais.

          Sempre tive grande simpatia por Ponta Grossa e por sua gente. Quando estou na Princesa dos Campos, me sinto como se estivesse no meu Rio Grande do Sul. Sei lá eu porque, mas sinto mesmo. Vai ser muito bom ver o "Fantasma" logo logo na Série B, reforçando a presença paranaense na categoria. 
         

     
    O governo Marcelo Belinati




               Já se pode perceber algumas mudanças na vida de Londrina, provocadas pela ação do novo prefeito, Marcelo Belinati. Ainda não dá para prever se teremos ou não um bom governo. Mas já temos mudanças. E até algumas polêmicas. Pra uma cidade que estava absolutamente parada, já é um progresso.

             Em vários locais de Londrina já se observa mais carinho no trato das coisas. Tipo o que está sendo feito no Bosque Central da cidade, que já está com outra cara. Porém já estamos ouvindo as primeiras reclamações, especialmente quando o assunto é IPTU. E não será uma boa para o prefeito assustar as pessoas neste momento.

             Mas a maior transformação até agora, é observada no tratamento do pessoal da imprensa para com Marcelo Belinati. É claro que volta e meia surgem algumas críticas, mas já percebo uma certa boa vontade, especialmente por parte dos críticos mais duros, que até já estão arriscando  alguns elogios, ainda que bem discretos. E percebo também que Londrina está mais alegre. Até o Londrina já começou a ganhar !