Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Voltamos ao rítmo normal

       Com o fim da Copa das Confederações, os amantes do futebol voltam ao rítmo de vida normal. É bola rolando a partir de hoje, por todos os cantos do País e do Exterior. E daqui a pouco já teremos Salgueiro x Criciuma, às 19h30m pela Copa do Brasil. 
       Ainda esta noite a televisão mostra dois jogos da Série B, um da Série C e a partida Olímpia (Paraguai) x Independente Santa Fé (Colômbia), às 21h50m pela Libertadores da América. Eu já estava com saudade de ver nossos clubes em ação.
 
 
    E amanhã tem muita coisa boa programada, com destaque para Newells Old Boys  x Atlético Mineiro, pelas semifinais da Libertadores, e São Paulo x Corinthians, decidindo a Recopa Sul-Americana, ambos as 21h50m.  Teremos também dois jogos da Copa do Brasil.
       Para o final de semana são muitas as atrações marcadas, inclusive a sequência do Londrina na Série D do Campeonato Brasileiro, às 16 horas no Estádio do Café, certamente com um grande público.

 

Acho que agora o Grêmio vai

  
       Renato Portaluppi já está em Porto Alegre, contratado pelo Grêmio para substituir Vanderlei Luxemburgo. A alegria voltou ao reduto gremista. Renato Gaúcho já foi conhecer a nova Arena e já deu suas primeiras entrevistas, prometendo que "nosso Grêmio vai voltar a brigar por muitos títulos."
          O presidente Fábio Koff esperou Renato com uma camisa retrô, recordando a maior conquista do clube, há 30 anos atrás, quando usando esta camisa 7 Renato comandou o Tricolor na conquista do Mundial de Clubes. "Toma Renato, o Grêmio precisa de ti" - disse o presidente ao entregar a camisa ao novo contratado.
         Portaluppi disse que o Grêmio vai voltar a jogar com alegria e muita confiança. "Foi assim que conseguimos bons resultados em 2010, e agora não será diferente" - garantiu o treinador. E o trabalho já começou, com a presença de muitos torcedores, que ovacionaram Renato na Arena.
         Particularmente, acho que o Grêmio fez o que tinha que fazer. Renado Gaúcho é o cara certo. Na minha opinião, os dirigentes tricolores erraram quando dispensaram o seu trabalho em 2010. Ele tem um ótimo trabalho de vestiário e o Grêmio é o seu chão. E mais: finalmente o clube volta a ter um treinador gaúcho. Foi assim que o Grêmio conseguiu suas maiores vitórias.
            Mas não será fácil estrear já no próximo sábado, fora de casa contra o Atlético Paranaense.
          

Desta vez, Collor tem razão

      Não gosto do ex-presidente e atual senador Fernando Collor, por tudo que ele fez de errado no passado. Mas ouvi um pronunciamento dele, hoje no Senado, com algumas significativas verdades. Falando sobre a tão propagada reforma política, o político alagoano alertou para algo que me parece interessante. Segundo Collor, antes de discutir como será o voto, o financiamento de campanha e outros aspectos, "é preciso ver qual é o sistema de governo que o povo brasileiro deseja".
       Será que devemos continuar no presidencialismo ? Ou devemos tentar um outro sistema que, necessariamente não precisa ser o parlamentarismo, já que existem outras alternativas, que talvez se enquadrem melhor na nossa maneira de viver. Talvez, só proceder mudanças como estas que estão sendo comentadas não seja o suficiente para que as coisas mudem de verdade, como estamos querendo. Acho que vale a pena discutir o sistema de governo que melhor serviria ao povo brasileiro.
         Outro aspecto interessante levantado por Collor nos leva até a pensar que o maior erro esteja na nossa incapacidade de escolher. Dos três poderes que comandam o Brasil, o mais criticado é o Legislativo, justamente o que é totalmente definido pelo povo. Somos nós que escolhemos todos os vereadores, deputados e senadores.
         O poder Executivo também é criticado, mas não tanto quanto os políticos da área legislativa. E no Executivo escolhemos apenas o presidente e o vice. Os outros cargos (ministérios, secretarias, etc.) são preenchidos por pessoas escolhidas pelo presidente.
          Mas o poder que menos críticas recebe é o Judiciário, cujos membros não são escolhidos pelo povo. Não somos nós que escolhemos os integrantes dos vários tribunais, que atualmente estão sendo tão elogiados. Parece que, onde não metemos a mão, as coisas funcionam melhor.  Sendo assim ,quem não sabe escolher é o povo brasileiro, inclusive toda esta gente que está nas ruas reclamando.  
          
   

Pérolas que o Facebook nos traz


          Esta maravilhosa postagem feita no Facebook destaca um sinal das mudanças feitas pelo Papa Francisco no Vaticano, nestes poucos meses de trabalho. A simplicidade e a humildade têm sido suas principais marcas, como nos mostra a foto. Toda aquela riqueza que cercava a cadeira do Chefe da Igreja Católica, como vemos na foto a esquerda, com Bento 16, desapareceu. Hoje, Francisco ocupa uma cadeira confortável mas absolutamente simples, sem qualquer ostentação. Que Deus o abençoe muito !

A Foto do Dia

 
 
       Minha foto do dia de hoje me foi enviada pelo primo e compadre Mario Costa, lá de Pelotas. Bom Fim, é um conhecido bairro de Porto Alegre. A maior parte da colônia judaica da capital gaúcha mora lá. Durante a semana, é um bairro agitado, com muito movimento na larga Avenida Oswaldo Aranha. Mas aos sábados e domingos, se transforma num bairro bucólico, com ares de interior. Como em todos os lugares, os judeus do Bom Fim são sempre alvo de muitas gozações. A última é esta da foto