Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 11 de maio de 2013

A força que Londrina desperdiça

        Ontem, escrevi aqui no blog sobre o que eu acho do Londrina Esporte Clube de ontem e de hoje. Recebi alguns comentários e vários telefonemas de algumas pessoas que preferem não aparecer publicamente. A maior parte aprovou a minha maneira de pensar, mas quero agradecer também aos que não concordaram comigo. Acho que o mais importante é que a situação em que se encontra o Tubarão nos dias de hoje seja discutida.
         Em meio a tudo o que eu disse e ouvi, veio a  minha cabeça a lembrança de uma conversa antiga, que envolveu um grande dirigente do futebol paranaense, lamentavelmente já falecido: Azis Domingos, que conseguiu levar o Colorado EC (hoje Paraná Clube), a conquista do Estadual de 1980, num título dividido com o Cascavel.
         Aziz Domingos era um sonhador e uma raposa do futebol. Não foi à toa que o Colorado passou a ser chamado de Seleboca, quando ele era presidente. Era mesmo uma verdadeira Seleção  o time do "Boca".
         Pois numa conversa ocorrida aqui em Londrina, Aziz Domingos disse uma frase que eu nunca mais esqueci. E para garantir a autenticidade da frase, eu invoco o testemunho do amigo Darci Machado, a quem a referida frase foi dirigida. "Se eu vier para Londrina para tocar o time daqui, fico dois anos e saio daqui campeão e rico" - disse Aziz, maravilhado com o entusiasmo da torcida londrinense, quando aqui é montado um time realmente forte.
 
                      
 
         Aziz, que o Darci e muita gente chamava de "Magu",  gostava de dinheiro sim, mas acima de tudo amava o futebol. Ele sabia que aqui era um bom lugar para ganhar dinheiro, mas também sabia que a nossa cidade também merecia ser campeã paranaense.
         E Magu tinha razão. É incrível como o Tubarão consegue botar 30 mil pessoas no Estádio do Café, tendo um time apenas "bonzinho", mas longe de ser um time campeão. Parece que hoje por aqui é muito mais importante ganhar dinheiro do que ser campeão paranaense.
         Se no vizinho estado de Santa Catarina cidades como Joinville e Criciuma conseguem manter seus times no mesmo nível dos grandes de Florianópolis, e até desbancá-los seguidamente, por que Londrina tem que se contentar com um possível título de campeão do Interior ? 
         

Pérolas que o Facebook nos traz

 
 
                  E aqui vai mais uma oportuna e sugestiva postagem feita no Facebook pela amiga Sônia Beatriz Sampaio. Bem feito pra nós, brasileiros !