Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 24 de junho de 2015

COPA AMÉRICA
Chile é a primeira seleção na 
 semifinal: 1 a 0 no Uruguai



     Finalmente um grande jogo nesta Copa América 2015. Empurrada por 50 mil torcedores que lotaram o Estádio Nacional de Santiago, a Seleção Chilena derrotou o Uruguai por 1 a 0 e se classificou para enfrentar o vencedor do jogo de amanhã, entre Bolívia e Peru,  pelas semifinais do torneio. E o Uruguai, último campeão, está eliminado.

            Os uruguaios jogaram atrás, por uma bola, um gol de contra-ataque. E os chilenos pressionaram praticamente o tempo inteiro, até achar o gol da classificação, marcado pelo eficiente lateral Islas, aos 36 minutos da fase final. Mas na verdade, o duelo se decidiu quando o Uruguai ficou com um jogador a menos, aos 18' do segundo tempo, quando o craque Cavani foi expulso pelo segundo cartão amarelo.

            A Celeste ainda veio pra cima, atrás do empate, mas acabou tendo outro jogador expulso pelo árbitro brasileiro Sandro Meira Rici. Desta vez foi Fucile, que também recebeu o segundo cartão amarelo. Houve confusão e quase ocorreu uma briga geral, entre chilenos e uruguaios. Mas a partida teve sequência com a classificação do Chile para a Semifinal da Copa América, depois de uma espera de 16 anos. A festa foi grande em Santiago.

            Confira no vídeo o gol de Isla, que decidiu a partida de agora há pouco em Santiago.

             

Mas que palhaçada, hein ?

        Olhem o  constrangimento de Tiago Abravanel, que foi uma das vítimas das brincadeiras feitas no programa "Mais Você", na Globo, numa festa junina ao vivo. Deram um banho de macarronada no neto do Silvio Santos. Outros artistas - Tatá Werneck, Maria Eduarda de Carvalho e Suzana Pires - também sofreram no "arraiá".  Que mal gosto, hein ?

Festa "triste" !


           Se a notícia for verdadeira, Neymar não está tão chateado assim com  o que aconteceu no Chile. O blogueiro carioca Déo Dias, do jornal "O Dia", noticiou que o nosso maior craque realizou  uma festinha particular, ontem no condomínio Acapulco, no Guarujá. No cardápio, muito churrasco e mulher bonita !

Uma mala e duas mochilas !

         Tensão em Brasília. O Palácio do Planalto está isolado há cerca de uma hora. Tudo por causa desta "suposta encomenda" que foi deixada sabe-se lá por quem próximo a rampa do Planalto. Pode ser explosivos ? É claro que pode. De maluco está cheio por aí.  Uma mala e duas mochilas provocaram o corre-corre !
 

Timão tá quebrado mesmo !

         A coisa tá cada vez mais feia no Corinthians. O goleiro Cássio disse ontem ao ex-jogador Mário Sergio (comentarista da Fox Sports),  que preferia jogar no Pacaembu e ter os salários em dia. Quero ver se os dirigentes do Timão tem moral para punir Cássio.  Emerson Sheik, Paolo Guerrero e Fábio Santos já foram. E vai mais gente !

Opinião de quem conhece


  Na sua coluna na Folha de São Paulo, o ex-craque Tostão pede uma limpeza na direção do futebol futebol brasileiro que, segundo ele, "foi aos poucos subtraído e corrompido, dentro e fora de campo".
 

Vai, Valdívia. Mas vai mesmo !

           Felizmente para o Palmeiras e para todos nós que gostamos de futebol sério, parece que Valdívia vai embora mesmo. Aos 31 anos, o chileno vai jogar no Al Wahda dos Emirados Árabes, ao lado do volante Edmilson, que o São Paulo vendeu por R$ 10 milhões aos árabes.
 

     COPA AMÉRICA
     Será que melhora a partir de hoje ?



         O jogo que reabre a Copa América, hoje à noite no Estádio Nacional de Santiago, será certamente o melhor das quartas-de-final, que começam às 20h30m (de Brasília) desta quarta-feira. Se esta partida não for boa, então podemos "tirar o cavalinho da chuva"  porque será um peladão até o fim.

        Razões para que o jogo Chile x Uruguai seja bom existem de sobra. Os chilenos conseguiram a melhor campanha até aqui, e sua torcida está enlouquecida. Já os uruguaios adoram esse tipo de jogo, com todo mundo contra eles. Não costumam se amedrontar nestas situações.

       Vamos ver se finalmente a gente vê um bom jogo de futebol nesta Copa América

Bicho Amigo


                                                         
  CURIÓ
                     (Muita gente famosa adora ele)

       Nesta 12ª edição do quadro "Bicho Amigo", destacamos o "CURIÓ", talvez o pássaro mais admirado pelos brasileiros. Quanta gente famosa, como políticos, artistas e atletas possuem e até se dedicam a criar esta linda ave da família Emberizidae, cujo nome científico é "Oryzoborus angolensis".  O ex-craque Rivelino era e continua sendo louco por curiós, com os quais estabelece até um razoável nível de amizade (foto abaixo).

 
Os curiós têm como habitats naturais as florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, bem como as florestas secundárias altamente degradadas. Eles podem ser encontrados em praticamente todos os países sul-americanos, também na Centro América e até no sul da América do Norte.
 
Um curió mede cerca de 15 cm, sendo que o macho tem a parte superior do corpo preta, e a parte inferior castanho-avermelhado, com a parte interna das aves em branco.  Já  a fêmea (à direita) tem plumagem toda parda
                  


                 Quando criado em cativeiro, o Curió presta-se a torneio de canto. A espécie é a mais aprendida no combate ao tráfego de animais silvestres. É que por suas qualidades cantoras o Curió tornou-se um animal muito valioso.  Nos registros do Ibama, existe cerca de 1,3 milhão de aves criadas por particulares, sendo que 245 mil são Curiós.




                   Na reprodução, o Curió faz um ninho de paredes finas, em formato de xícara. Põe geralmente dois ovos branco-esverdeados com muitas manchas marrons, e a eclosão ocorre 13 dias após a postura. Passados 30 dias do nascimento, os filhotes já estão prontos para sair do ninho. Atingem a maturidade após um ano de idade. O período de acasalamento inicia-se no final do inverno e vai até o fim do verão.  
 












                             Os Curiós normalmente vivem solitários ou aos pares, quase sempre separados de outras espécies. É comum vê-los em capoeiras arbustivas, clareiras com gramíneas e arbustos situados nas bordas das florestas.


                                                         A alimentação dos Curiós baseia-se em alguns insetos e várias sementes, em especial a semente do capim navalha. Eles sobem nos pendões de capim ou catam as sementes no chão.
                        Existem Curiós em praticamente todo o território nacional, da Região Amazônica ao Rio Grande do Sul.  Eles adoram as regiões litorâneas, especialmente o litoral paulista.







    Uma cantora diferente, com cara e jeito de "tia". Mas ela é respeitadíssima nos meios musicais, e seu repertorio é de ótima qualidade.  E sua voz é linda. "MILÁGRIMAS", a música do vídeo abaixo, é um exemplo disto. Vamos conhecer um pouco mais de

                                 N  Á      O  Z  Z  E  T  T  I


                     

                                          NÁ OZZETTI  é uma cantora e compositora brasileira de 56 anos. Uma paulistana formada em artes plásticas, que acabou rendida pelo desejo de cantar: Seu nome de batismo é Maria Cristina Ozzetti.



                                        Antes mesmo de se formar em artes plásticas, Ná já estava ligada à música, estudando piano desde a infância. E aos 22 anos iniciou sua carreira musical com o grupo Rumo, com o qual fez muitos espetáculos e gravou 5 LPs e 1 DVD.
                                        Logo no primeiro álbum solo, em 1988, intitulado "NÁ OZZETTI, já levou o prêmio Sharp de revelação feminina na categoria MPB. E no segundo, que se chamava só "NÁ" ela ganhou os prêmios de melhor de "melhor disco" e "melhor arranjo".


                                           Em 96, três grandes CDs, com destaque para "Love Rita Lee", em homenagem a querida roqueira. Já os CDs "Estopim" e "Show" trouxeram clássicos da MPB. Outra conquista veio no ano 2000: ganhou o prêmio de melhor intérprete no Festival da Música Brasileira, da Globo. Ela cantou a canção "Show", de Luiz Tait e Fábio Tagliaferri.

                                       Ná também fez em sua carreira algumas parcerias de muito sucesso. Foi o caso do CD "Piano e Voz", lançado em 2005, tendo como parceiro André Mehmari. O disco reuniu canções nacionais de várias épocas e também alguns sucessos internacionais. É lindo esse disco, vale a pena ouvir.
                                      Mas talvez o maior sucesso de Ná Ozzetti  tenha vindo em 2009, com o lançamento do álbum "Balangandãs". Ela interpretou (foto acima) os sucessos de Carmem Miranda obtido em canções de Assis Valente, Synval Silva, Ary Barroso, Dorival Caymmi e Braguinha.  O álbum valeu para Ná e sua banda o primeiro lugar da categoria de "melhor CD popular" no 5º Prêmio Bravo! Prime de Cultura.

 
                            Na comemoração dos 30 anos de carreira, dia 11 de abril de 2011,  Ná Ozzetti lançou o álbum autoral "Meu Quintal", com  excelentes músicos que já vinham do disco anterior, como Dante Ozzetti, Mário Manga, Sergio Reze e Zé Alexandre Carvalho. No álbum entraram 11 canções suas, com parceiros muito especiais: Luis Tait, Dante Ozetti, Arthur Nestrovski, Alice Ruiz, Makely Ka. E uma surpresa especialíssima: a parceria com Zélia Duncan.

                           E o último álbum lançado até agora  (décimo disco de Ná Ozzetti) veio em 2013 e se chama "Embalar", com participações de Mônica Salmaso, Kiko Dinucci, Mariana Furquim e outros nomes conhecidos.

                  Se você quiser conhecer mais a fundo o trabalho de Ná Ozzetti, no próprio vídeo que ilustra esta postagem você encontrará outras canções interpretadas por ela. É só clicar no vídeo e curtir a vontade.

AS MELHORES DO FACEBOOK

 
      O Facebook nosso de todo o dia, sempre nos trazendo coisas novas. Esta postagem foi feita pelo amigo Antônio Santiago, dizendo que no frio as mulheres ficam mais charmosas