Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Olha a Fabiana aí, outra vez

         É só começar a se aproximar uma competição importante, e a nossa saltadora Fabiana Murer já começa a se destacar. É sempre assim, ela vai num crescendo, deixa todo mundo animado mas, na hora H, deixa todo mundo decepcionado. 
          E aí vem ela de novo, assanhando a torcida para os Jogos Olímpicos do Rio. Hoje, em Mônaco, Fabiana saltou 4m76 e venceu mais uma etapa da Diamond League, no Stade Louis II. A americana Jennifer Suhr e a grega Katerina Stefanidi não passaram de 4m71. A brasileira ainda tentou superar o recorde sul-americano (4m85) que é dela mesmo.  Mas não conseguiu.

Torcida do Timão foi o destaque

         A Série A  do Campeonato Brasileiro recomeçou ontem e anteontem com nove partidas integrantes da 10 ª rodada.  Nenhuma grande surpresa, considerando-se que muitos times estão reformulados.  O maior destaque foi a presença de mais de 32 mil torcedores pagantes no jogo disputado no Itaquerão, com vitória do Corinthians sobre o Inter, por dois a um. A renda foi superior a R$ 2,5 milhões.

        Os paranaenses até que surpreenderam pelos resultados. O Coritiba negativamente, perdendo em casa para o Figueirense, por 2 a 0. E o Atlético de maneira positiva, ganhando fora de casa do Flamengo por 2 a 1. Mas continua ruim esse Mengo, hein gente?
         Já os gaúchos não agradaram. Além da derrotada do Inter em São Paulo, o Grêmio não saiu do zero a zero na sua Arena, na partida com o Goiás. E quem começou bem foi o pernambucano Sport, que fez valer o mando de jogo e ganhou (1 a 0) do Botafogo.  Outra boa vitória foi a do São Paulo, lá em Salvador, fazendo 2 a 0 no Bahia.
          O melhor retorno foi dos catarinenses, pois além da vitória do Figuera em Curitiba, também o Criciuma fez três pontos, derrotando o Fluminense por 3 a 2.
           Finalmente, no clássico paulista, o horroroso time do Palmeiras não deu para o gasto contra o Santos. Levou 2 a 0. E o Cruzeiro só deslanchou mais, metendo 3 a 1 no Vitória.

        

O "chio" contra a CBF

        Não vi ninguém elogiando a CBF pela escolha de Gilmar Rinaldi para coordenador geral de seleções. Mas os maiores protestos vieram de duas classes específicas: os empresários de jogadores e os executivos de futebol (dirigentes profissionais remunerados).
         É que, ao assumir o cargo, Gilmar afirmou que largou de vez a carreira de empresário e que repassou seus clientes para Alvaro Serdeira. Entretanto, os outros empresários ainda consideram Gilmar como empresário, e agora com poder de escalar o técnico da Seleção e influenciar nas convocações.
          E os executivos que fazem parte da Abex (a associação deles) acharam que, escolhendo um ex-empresário com pouca experiência em administração de times de futebol, a CBF desprestigiou a categoria deles.
  
  GILMAR  SERÁ CERTAMENTE MUITO FISCALIZADO

Vôlei: Brasil perde e elimina Rússia

 
        Não sei se foi de propósito, mas os russos devem estar loucos da vida. A Seleção Brasileira perdeu para o Irã, agora à tarde em Florença (Itália), e perdeu o primeiro lugar do Grupo I, mas eliminou a Rússia, que era a grande favorita para ganhar mais uma vez a Liga Mundial de Vôlei Masculino.
           O fato é que o técnico Bernardinho poupou Murilo e Sião. Mesmo jogando razoavelmente bem, a Seleção Brasileira não mostrou o mesmo empenho que foi determinante na vitória sobre os russos, ontem na partida de estréia contra os soviéticos.
            Perdendo por três sets a um, (21/25, 19/25, 25/32 e 26/28) acabou se classificando em segundo lugar na chave. O Irã (FOTO), que cada vez joga melhor, ficou em primeiro, alcançando pela primeira vez uma vaga nas semifinais. E os russos foram eliminados.
 
             No Grupo H, a Itália fez 3 a 0 (25/14, 25/22 e 25/21) na Austrália e fechou em primeiro lugar, sem perder um único set sequer. Os Estados Unidos ficaram em segundo e os australianos vão pra casa  eliminados.
              O grande problema é que, com a derrota de hoje, o Brasil terá que enfrentar a Itália na semifinal de amanhã, às 15h30m de Brasília, com transmissão do SporTV. A outra vaga para a grande decisão será decidida no confronto entre Estados Unidos e Irã.
 
      O DURO SERÁ ENFRENTAR OS RUSSOS NA PRÓXIMA COMPETIÇÃO. ELES VIRÃO "BABANDO" PRA CIMA DO BRASIL. PODEM ESPERAR

Os meus amigos padres


      Os amigos do Blog sabem que tenho por costume ir a missa todos os dias. Mas ontem, fui a uma missa muito especial, na Paróquia Rainha dos Apóstolos, onde tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o padre José Lino (foto), que é o reitor do Teologado do Seminário Vicente Pallotti.
      Ele celebrou a habitual missa das quintas-feiras ao meio-dia, realizadas pela Paróquia. Fiquei impressionado com a sua homilia. Que homem abençoado e iluminado que é o pe. José Lino. Que Deus o conserve !
                                             
       E vou aproveitar o embalo para abraçar também outro sacerdote de muito valor, o padre Cesar Braga de Paula, pároco da Igreja dos Sagrados Corações, alí na Mato Grosso com JK.  E agradecer pelo livro que me foi ofertado pelo pe.Cesar, o "Evangelii Gaudium", uma exortação apostólica do Papa Francisco. Estou curtindo com muito interesse. Muito obrigado.
      

Alguém tem que ser responsabilizado

         O bom amigo Hamilton Nassif me manda e-mail que reproduz um texto supostamente assinado pelo diretor de jornalismo dos Canais ESPN, sr.Gunther Schweitzer. Um, negócio que deixa qualquer um maluco. A gente custa a acreditar que o está escrito alí pudesse realmente ter acontecido. De qualquer forma, as acusações  precisam ser investigadas. Não por pessoas sensacionalistas, mas por homens  comprovadamente responsáveis.  
          O texto diz que "o Brasil vendeu a Copa do mundo para a Fifa".  Na realidade, a Seleção teria trocado a vaga na final pelo título olímpico de 2016, único que o futebol brasileiro não tem em seu currículo.  Para concordar com tudo, os jogadores teriam recebido US$ 700.000 cada um, e até um contrato com Nike, idêntico aos dos maiores craques do mundo. Diz também que David Luiz não queria aceitar, mas que acabou sendo convencido, mediante ameaças ao seu futuro no aspecto patrocínio.
           Já existem desmentidos quanto a autoria da denúncia. Esse Gunther já esteve envolvido em casos semelhantes, especialmente na Copa de 98, naquele misterioso "apagão" do centroavante Ronaldo, antes do jogo com a França.
           O Nassif não fez qualquer comentário e eu também não vou me estender em qualquer julgamento.  Simplesmente não acredito em nenhuma destas denúncias.  Mas, como brasileiro, exijo que elas sejam responsavelmente investigadas.