Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Lusa empata e não comemora

        Se tivesse derrotado o Boa Esporte, hoje à noite no Canindé, a Portuguesa a esta hora estaria comemorando o acesso ao Brasileirão em 2012. Mas, como a partida terminou empatada (1 a 1), a festa ficou para o próximo jogo, que também será em casa, contra o Vitória-BA. Moisés para o Boa e Rogério para a Lusa marcaram os gols desta noite.
        Na outra partida da rodada de hoje pela Série B, em Americana, o time local empatou com o Náutico de Recife, sem abertura do placar.

Chile se reabilita e faz 4 a 2 no Peru

       Em Santiago, a Seleção Chilena reabilitou-se da derrota sofrida na Argentina e ganhou do Peru por 4 a 2, num jogo de muita movimentação. Ponce, Eduardo Vargas e Medel fizeram 3 a 0 para o Chile, mas os peruanos reagiram e, com gols de Pizzarro e Farfan encostaram no marcador. O jogo pegou fogo. Os incas acertaram três vezes a trave, mas quem marcou o último gol foi o Chile, num penalti sofrido por Valdívia (jogador do Palmeiras) e cobrado por Suazo.
        Com o resultado, Chile e Peru estão igualados na classificação das Eliminatórias Sul-Americanas, com 3 pontos cada. Na próxima rodada, enquanto os peruanos folgam, os andinos têm parada difícil: Uruguai no Estádio Centenário de Montevidéo.

Uruguai só empata no Paraguai

       O Uruguai dominou a maior parte do jogo e abriu o marcador aos 23 minutos do segundo tempo, com gol de Diego Fórlan, no passe de Luiz Suarez. Mas parou de atacar e deu chance para que o Paraguai pressionasse e chegasse ao empate, já nos acréscimos (47 minutos), quando Ortiz mergulhou e concluiu a boa jogada elaborada por Roque Santa Cruz. Final: 1 a 1.
       Os uruguaios perderam muitos gols e mereceram o castigo do empate no final. Para o Paraguai, a igualdade salvou a pele do técnico Arce, que perdera na estréia para o Peru e já estava sendo vaiado pela torcida. Este foi o primeiro empate destas Eliminatórias Sul-Americanas. O brasileiro Wilson Seneme apitou no Estádio Defensores Del  Chaco, em Assunção.

Colômbia estréia com vitória apertada

        A Seleção da Colômbia, que folgou na primeira rodada, estreou esta tarde nas Eliminatórias da Copa 2014, jogando fora de casa, contra a Bolívia. E passou apertado para conseguir seus primeiros três pontos. Os colombianos venceram por 2 a 1, com o  gol da vitória marcado aos 48 minutos do segundo tempo, através de Dayro Moreno (foto).
        No primeiro tempo ninguém marcou. A Colômbia abriu o placar aos 4 minutos da fase final, com gol de Dorlan Pabón, mas a Bolívia surpreendeu, empatando aos 39', num grande chute de Walter Flores. E os bolivianos chegaram a perder duas boas chances mas, nos acréscimos, surgiu o gol que salvou a Colômbia.

Cusco véio de Bagé

                                                  


Mário Costa me manda esta foto que eu não posso deixar de mostrar aos amigos do blog. Aí está um simpático cachorrinho de Bagé que, seguindo a tradição daquela região da fronteira como o Uruguai, apresenta-se todo pilchado (trajado com vestimenta típica de gaúcho). Que figura, hein? Com bombacha, guaiaca,  faca na cintura e tudo. Minha irmã Norma mora lá em Bagé e, certamente está acostumada a ver esta figuras pelas ruas da simpática "Rainha da Fronteira". Para quem não sabe, "cusco" é como os gaúchos  chamam o cachorro. Traduzindo do "gauchez", aí está um "cachorro velho de Bagé".

Show de incompetência

       Temos quatro ótimos jogos hoje pelas Eliminatórias Sul-Americanas, mas as TVs a Cabo estão mostrando Suécia x Holanda, Dinamarca x Portugal, Espanha x Escócia, França x Bósnia e outras partidas que pouco interessam aos brasileiros. Nem os jogos da Argentina e do Uruguai eles vão nos mostrar. Que povo incompetente. Porisso é que aparecem os caras tipo Hugo Chaves na América do Sul. E aí a gente acha ruim.

O Casseta vai voltar

        Leio no Londrix que o programa humorístico Casseta & Planeta, sucesso da Globo nos anos 90, vai voltar. Apesar de ter ficado na grade da emissora até 2010, o programa já não fazia o mesmo sucesso. A morte do comediante Bussunda derrubou o esquema.
        Bussunda era fantástico. Ri muito com ele, durante a Copa de 94, nos Estados Unidos. Todas as manhãs ele aparecia nos treinamentos da Seleção para entrevistar jogadores e fazer suas gracinhas. Era mesmo impagável. Eu e toda a crônica brasileira nos divertíamos muito com ele, nas arquibancadas do pequeno estádio de Santa Clara, onde o Brasil treinava.
 Maria Paula e Bussunda vão fazer falta

                                                      O Londrix  informa também que o Casseta volta sem Maria Clara, que era a musa do programa. Vai fazer falta. Dizem que a nova versão do programa se inspira no CQC, da Bandeirantes.

Morre José Vasconcellos

     Eu era criança ainda e já ouvia falar de José Vasconcellos, artista cômico brasileiro que morreu esta manhã. Mas foi bem no começo dos anos 60 que chegou à minha terra (Pelotas) o trabalho que realmente o deixou famoso. Sozinho, ele subia ao palco e apresentava "Eu sou o Espetáculo", que depois foi gravado em disco long-play. Foi o primeiro LP de um humorista a vender mais de 100 mil cópias.
     Na televisão fez muitos trabalhos mas, particularmente, acho que nunca foi o mesmo do teatro. Era um homem de palco. Ele está sendo velado em São Paulo e seu corpo será cremado no final da tarde. Tinha 85 anos, casado, quatro filhos, e morreu de parada cardíaca.

Seleção: jogo duro e tenso

        Faltam cerca de 10 horas para o Brasil enfrentar o México amistosamente, e o técnico Mano Meneses ainda não anunciou a escalação oficial da nossa Seleção. Na verdade esta escalação já deveria estar gravada na cabeça de todo o torcedor, mas Mano prefere ficar fazendo testes e mais testes.
        Só que hoje vamos enfrentar um outro tipo de jogo. Não é a moleza de Costa Rica. O México tem tradição, já tem ganho do Brasil e é sempre um adversário duro e pegador. Ainda mais no Estádio Corona, na cidade de Torreon onde, há menos de um mes, um jogo do Campeonato Mexicano foi interrompido por causa de um tiroteio. Torreon é uma cidade sempre ameaçada pelos vários grupos de narcotráfico.
        Javier "Chicharito" Hernandez (do Manchester United), o brasileiro Giovani dos Santos (do Tottenham) e o experiente Rafa Marques (ex-Barcelona) são alguns dos craques do México, que não terá seu goleiro titular Ochoa, machucado. O técnico José Manoel de la Torre está otimista.

Se ganhar hoje, Lusa sobe

        Com base em todas as edições anteriores do Campeonato Brasileiro, é possível afirmar que a Portuguesa de Desportos estará garantida na Série A do ano que vem, se ganhar o jogo desta noite, no Canindé, contra o Boa Esporte.
        Faltam 9 jogos e a Lusa está com 60 pontos. Se vencer esta noite, vai a 63. E, até hoje, todos os times que alcançaram esta marca alcançaram o acesso. O Canindé (foto) vai estar lotado, todo mundo de vermelho e verde. Mas o Boa Esporte, que é de Ituiutaba (Minas Gerais) tem uma boa equipe, está em quinto lugar e, se ganhar hoje, entra no G4. É o tipo do jogo perigoso.

Meu time perdeu o clássico

                                                Goleiro Vanderlei faz a festa coma torcida xavante

   Escrevi no sábado sobre o clássico da minha terra, e até agora não dei o resultado. O Mario Costa, torcedor do Xavante (Brasil) já postou sobre o jogo. Ele está feliz, porque seu time ganhou por 2 a 1. O Pelotas, que é o meu time de coração, acabou perdendo o Bra-Pel dentro de casa. Mas foi uma festa, com casa cheia. E, "pra variar," teve briga. A torcida do Lobo (Pelotas) acabou apanhando da Polícia Militar. Lá em Pelotas,  o bicho pega mesmo.