Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 4 de março de 2016

 Estrearam uma
nova palavra hoje,
 aqui no Brasil !


         Certamente, a maioria dos brasileiros só conheceu hoje a palavra "COERCITIVA. É uma palavra tão velha quanto as outras, só que não é usada por aqui. No Brasil não temos o hábito de conduzir uma pessoas coercitivamente para depor, como ocorreu hoje com Lula. Ele não aceitou ir. Se não aceitasse, iria de qualquer jeito, preso ou até algemado. Não tinha o direito de não querer ir.

Significado de Coercitivo, segundo o dicionário

adj. Que pode causar coerção (repressão).
Que pode reprimir ou coagir: discurso coercitivo.
Jurídico. Capaz de impor pena: procedimento coercitivo; força coercitiva.
(Etm. do latim: coercere/ coercit + ivo)
 
   



         
Quem são os homens que
   estão julgando Lula ?





               Não conheço o juiz federal Sergio Moro. Acho que poucos o conhecem a fundo, porque ele surgiu há pouco tempo.  Mas nunca ouvi alguém falar mal dele. Provavelmente é um homem de bem. Porém, não é um homem de grande experiência. Será que ele está pronto para  para assumir uma responsabilidade tão grande, como a de julgar um ex-presidente da República ?
 
               Aliás, nomes novos estão dando as cartas no País agora. Até pouco tempo atrás, eu nunca tinha ouvida falar em Igor Romário de Paula (delegado da Polícia Federal), Roberto Lima (auditor da Receita Federal) e outros nomes que pouca gente conhecia, mas que agora parecem estar cheios de poder, nestas novas regras. Fico torcendo que todos sejam pessoas realmente corretas. Porque, se não forem, aí sim o Brasil estará perdido.
 
               Não sei o que vai acontecer, mas minha experiência de jornalista de quase 75 anos me autoriza a afirmar que estamos entrando numa zona de extremo perigo. Vendo pela TV aquelas pessoas brigando no frente da casa de Lula e no aeroporto, fiquei pensando em como este perigo está crescendo.
 
                Bem ou mal. Bom ou mau. De qualquer forma, Luis Inácio Lula da Silva é o maior líder popular do Brasil, depois da morte de Getúlio Vargas. É preciso muito cuidado para julgar um homem assim.  Uma medida tomada de forma errada, pode gerar até uma guerra civil no País.
A Copa do Nordeste
     vai muito bem !

            Tenho "espiado" alguns jogos da Copa do Nordeste, através dos canais do Esporte Interativo, e me confesso surpreso pelo entusiasmo que venho observando. Estádios cheios, muitos jogadores conhecidos, bons jogos e uma vibração muito maior do que a gente vê na Copa Sul Minas Rio.
 
                        Divididas em cinco grupos de quatro equipes,  20 clubes estão brigando pelo título nordestino. O Campinense da Paraíba lidera o Grupo A;  América de Natal e Coruripe dividem a ponta no Grupo B; o Bahia está mandando no Grupo C;  o Sport Recife lidera o Grupo D; e três equipes estão empatadas na liderança do Grupo E:  Ceará, Sampaio Corrêa e Vitória da Conquista.
 
                Aqui em casa, sintonizo as ótimas transmissões do EI Max (Esporte Interativo) pelo canais 576 e 577 da NET.  Experimente assistir alguns jogos da Copa do Nordeste. Provavelmente vai gostar.






E a Liga "Morta" ?



          É incrível o desinteresse geral pela tal Primeira Liga ou Copa Sul Minas Rio.  Os grandes jornais e os principais sites do País não dão a mínima bola para o torneio. Não há como negar que ele já nasceu morto.
 
          E o interessante é que a competição não tem sido ruim. O problema é que a gente tem a sensação de que ela não vale nada, não tem valor nenhum. É uma pena, porque esse fracasso só serve para dar mais força à CBF e aos seus marginais.
 
          O Atlético Paranaense lidera o Grupo 1 da Liga, com 6 pontos. Flu (3) em segundo, Cruzeiro e Criciúma em último, com 1 ponto. Os próximos jogos serão Cruzeiro x Atlético Paranaense e Flu x Criciúma.
 
           No Grupo B,  Inter e Grêmio estão liderando com 4 pontos e se enfrentam domingo na Arena Tricolor. Coritiba e Avaí, só com 1 ponto, se pegam na quinta-feira que vem.
 
            E no Grupo C, o Flamengo lidera com com 6 pontos. O América Mineiro tem 4, o Figueirense 3 e o Atlético Mineiro só 1 ponto. O próximo jogo será Flamengo x Figueirense no Maracanã.
LIBERTADORES
 Nem quando ganha 
 o Palmeiras agrada !





              Com chuva, o Palmeiras ganhou por 2 a 0 do Rosário Central da Argentina e assumiu a liderança do Grupo 2.  Mas certamente deixou a maioria dos brasileiros com raiva. Também pudera. O sufoco que o "Verdinho" (não dá mais pra chamar de Verdão) levou no segundo tempo, foi o maior já aplicado por um time argentino num brasileiro, aqui dentro do nosso País. Foi uma coisa humilhante. O Palmeiras ganhava por 1 a 0 gol de Cristaldo) e ficou todo atrás, absolutamente sufocado pelo adversário. Mas aos 48 minutos do segundo tempo, foi lá e fez o segundo gol, com outro "gringo" Allione.
 
                Nos outros jogos de ontem pela Libertadores, os argentinos Boca e Racing empataram sem gols, mas o Bolívar meteu 5 a 0 no colombiano Deportivo Cali.
Psicose !


              A psicose é tão grande neste momento da vida brasileira, que o mais seguro é você ser muito pobre, um mendigo e preferencialmente um morador de rua. Porque a Justiça Brasileira está tão perdida que, basta um cidadão ter uma casa ou uma conta em banco, pra ser suspeito de alguma coisa !
É Justiça ou é circo ?


       Um monte de vagabundos. Não há outra denominação para estas dezenas ou centenas de pessoas que estão nas ruas de São Paulo, supostamente para acusar ou defender o ex-presidente Lula, que vai depor na Polícia Federal nesta sexta-feira. E os policiais já estão "descendo o cassete" nos desocupados que se intitulam "manifestantes". E tem mais que agir com energia mesmo.
 
        Muita gente queria "pegar" o Lula. Pois bem, o homem já está denunciado e tendo que explicar a sua vida pra PF. Então, vamos deixar Lula falar e responder as perguntas que desejam fazer a ele. Pra que sair pra rua, gritando pra acusar ou defender. O aeroporto paulista, onde supostamente Lula será ouvido no escritório da Polícia Federal, está lotado. "Vão trabalhar, vagabundos".

AS MELHORES DO FACEBOOK
 
 
Coisa linda, hein amiga Lucimeire da Silva, esta que você postou na sua página do Facebook. Onde é que achou esta maravilha de frase ?