Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Tudo vai mal no Barcelona

            A fase de astral negativo do Barcelona fica cada vez mais evidenciada. Nada dá certo. Como se não bastassem os resultados negativos dentro de campo, o clube chora hoje a morte do técnico Tito Vilanova, que até o ano passado dirigiu o time catalão em importantes conquistas. Ele assumiu em abril de 2012, por ocasião da saída de Pep  Guardiola, e se afastou definitivamente em julho de 2013, vencido por um câncer na glândula parótida. O argentino Tata Martino foi o seu substituto, permanecendo até agora no cargo.


          Tito morreu com apenas 45 anos. Antes de ser o técnico efetivo do Barça havia sido auxiliar de Guardiola, por quatro anos. Como jogador, também começou no clube, mas cumpriu a maior parte de sua carreira em times menores, como Celta, Mallorca e Elche. Entretanto, até hoje era muito estimado no clube, que vive um clima de tristeza geral.

Timão se despede do Pacaembu

      Pode ser que o Corinthians ainda realize mais alguns jogos desta temporada no Pacaembu, mas a partida de domingo, contra o Flamengo,  está sendo simbolicamente chamada de "jogo da despedida". Com a chegada do Itaquerão, o Timão vai se despedindo do velho estádio que foi a sua casa por muitos anos.
                        
                              
       Como mandante, o Corinthians fez 1.686 jogos no Pacaembu, com 965 vitórias, contra 325 derrotas e 395 empates. Marcou 3.305 gols e sofreu 1.922. Números expressivos, portanto. Será que o Timão vai ganhar tanto assim no seu novo estádio ?
       Por causa desta história de "último jogo", muitos torcedores alvinegros certamente estarão domingo (às no quatro da tarde) Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho. 

Palavra de "Rei"



         Com a chegada da Copa do Mundo, Pelé está cada vez mais assanhado, dando palpite em tudo. O "Rei" é fogo.  No 1º Fórum de Gestão Esportiva, realizado em São Paulo, ele fez críticas ao centroavante Leandro Damião, dizendo que "quando ele chegou, o Santos estava ganhando, porém após a sua chegada a equipe não foi muito bem e acabou perdendo o título do Paulistão".
         Muita gente achou que a crítica era endereçada a Renato Duprat, que estava no evento como representante da Doyen, empresa que trouxe Damião para a Vila Belmiro, emprestando R$ 42 milhões para a contratação. Duprat  já foi sócio de Pelé e no passado chegou a processar o "Rei".
         Mas Pelé está palpitando também no que diz respeito a Seleção. Ele acha que "nossa defesa está bem, mas não temos uma grande estrela no time. Nem mesmo Neymar, que é muito bom, mas talvez não consiga suportar todo o peso que estão colocando nas suas costas. "
          
          Palavra de Rei tem que ser levada em conta. Tem muita gente achando que Neymar vai resolver tudo sozinho, como Romário decidiu na Copa de 94. Será ? 

               
                            CADA VEZ MELHOR E MAIS BONITA
       A tenista russa Maria Sharapova continua jogando bem e, como se observa pela foto, cada vez mais bonita.  Ela chegou às quartas-de-final Premier de Stuttgart, torneio em que é bicampeã. Maria venceu sua compatriota Anastasia Pavlyuchenkova, por 2 a 0 (6/4 e 6/3) em uma hora e meia de jogo.  Hoje, Sharapova está enfrentando a polonesa Agnieszka Radwanska, outro "osso duro de roer".

Agora querem expulsar a Lusa da Série B

            A bronca do pessoal ligado à CBF contra a Portuguesa de Desportos é cada vez maior. Depois de excluir a Lusa da Série A para incluir o Fluminense, os cariocas querem agora excluir o clube paulista também da Série B.  Nesta sexta-feira, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) oficializou o pedido de exclusão, como punição pelo abandono de campo no jogo em Joinville, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.
            A Portuguesa também foi denunciada nos artigos 205 e 231 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), podendo perder os pontos da partida, pagar uma multa de até R$ 100 mil e ser excluída da Segundona Nacional.  Pelo jeito, eles querem acabar de vez com o clube do Canindé.  O presidente Ilídio Lico, o diretor Marcos Lico e o técnico Argel Fucks também foram denunciados e devem ser punidos.
           Pra mim, não há dúvida que a CBF agora quer amendrontar a Portuguesa e todos os demais clubes, para que ninguém mais entre na Justiça Comum contra a entidade.  Coisa de máfia. Os desportistas brasileiros têm que se levantar contra esta política que a CBF vem aplicando ao futebol. Vai sair José Maria Marin e vai entrar outro elemento danoso ao futebol, que é o tal Marco Polo Del Nero. E não vejo ninguém se revoltando contra esta situação.

O show de Palermo no banco


        O mais interessante que assisti ontem, no jogo Arsenal 0 x Union Española 0, pela Libertadores,  foi o desempenho de ex-jogadores conhecidos, que agora trabalham como treinadores: Palermo comandando o time de Sarandi e Sierra dirigindo a equipe chilena.
          A presença de José Luis Serra (ex-jogador do São Paulo)  não chegou a ser uma surpresa, porque ele já vem trabalhando como treinador há um bom tempo. E sempre com bons resultados. Dizem no Chile que é o técnico mais inteligente de lá.
                                    Martin Palermo                                 José Luis Serra
         A novidade é Palermo, que ficou famoso como centroavante do Boca Juniors e da Seleção Argentina, e que agora está iniciando carreira de treinador. Ontem, foi seu segundo jogo no comando do Arsenal, que está em penúltimo lugar no Campeonato da Argentina.  Seu assistente é o ex-goleiro Roberto Abbondanzieri (41 anos). Os dois jogaram juntos, no Boca e na Seleção.
          Todos conhecem Palermo, desde que ele perdeu três pênaltis num jogo só, pela Argentina contra a Colômbia. Mas foi um grande artilheiro e pode fazer carreira como técnico, por seu entusiasmo. A gritaria que ele aprontou ontem no banco de reservas foi um show a parte.
            Mas o Arsenal foi mal e por pouco não perdeu dentro de casa, em pleno Estádio Julio Grandona, em Sarandi, na Grande Buenos Aires. Acho que o time de Palermo não passa no jogo da volta, em Santiago do Chile