Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Confusão na apuração em São Paulo

          Na reta final da leitura das notas das escolas de samba de São Paulo, agora à tarde, um homem invadiu a área restrita dos jurados e rasgou os envelopes que continham as notas. A Mocidade Alegre estava próxima da vitória, no momento da confusão. E as escolas Camisa Verde e Pérola Negra estavam sendo rebaixadas.
          A apuração foi suspensa, especialmente porque logo depois das manifestações um carro da Pérola Negra (foto 2), que estava no pátio do sambódromo, pegou fogo. A confusão generalizou-se. O iniciador do tumulto teria sido Thiago Ciro Tadeu Faria(foto 1), que é diretor da Império de Casa Verde e foi preso. A Polícia também prendeu Cauê Santos Pereira, da Gaviões da Fiel, que obviamente tinha que estar no meio da confusão.

           Os dirigentes das escolas culpam o fato de estarem na disputa três times de futebol: Corinthians, Palmeiras e São Paulo. "Eles vem aqui, batem e xingam. Não dá. Isso aqui é carnaval, não é futebol" - disse o presidente da Império, Paulo Ferreira.

            O resultado não é conhecido até agora, mas as discussões continuam. Após a confusão, os torcedores da Gaviões da Fiel foram retirados do local e caminharam pela marginal Tietê até a quadra da escola.  Misturou samba com futebol, deu isso aí !

Confirmado: Luxa é do Grêmio

     Agora é oficial: Wanderley Luxemburgo é o novo técnico do Grêmio Portoalegrense. O contrato foi acertado agora à tarde e vai até 31 de dezembro de 2012. Vem com ele o auxiliar técnico Antonio Melo e a apresentação dos dois ocorrerá na quinta-feira.
      Luxemburgo deve chegar amanhã à tarde, a tempo de conhecer seu novo time num jogo duríssimo, um Grenal, marcado para às 22 horas no Beira Rio, pelas quartas-de-final da Taça Piratini, que é o primeiro turno do Gauchão 2012.

       O Grêmio é o primeiro time que Wanderley Luxemburgo comandará no Rio Grande do Sul. Mas, em 1978, ele foi lateral-esquerdo do Inter. É considerado um colecionador de títulos. Ganhou cinco Campeonatos Brasileiros: Palmeiras (93/94), Corinthians (98), Cruzeiro (2003) e Santos (2004); uma Copa do Brasil (Cruzeiro 2003); e dois títulos com a Seleção Brasileira: Copa America (98) e Pré-Olimpico (2000 em Londrina).
         Como gremista acho que posso dizer: Agora sim, o Grêmio tem um bom treinador !

Navio supeito continua assustando

            O navio MSC Armonia, que ficou detido por alguns dias em Santos, seguiu viagem e chegou hoje de madrugada a Mondevidéo, no Uruguai. Pelo jeito, o perigo continua vivo, pois mais cinco tripulantes foram hospitalizados na capital uruguaia. Porém, as autoridades locais apenas constataram que eles estão gripados, sem qualquer complicação maior.
            Os 2 mil passageiros que continuam no navio foram autorizados a descer e passear por Montevidéo.  Entre os turistas estão  brasileiros, norte-americanos e canadenses.  Mas, imagino eu, essa gente deve estar louca para chegar em casa. O navio se prepara agora para seguir com destino a Buenos Aires.

Alex Canziani pode ser candidato

         Oswaldo Militão conta hoje, na sua coluna na Folha, que Alex Canziani poderá ser candidato à prefeito de Londrina nas próximas eleições municipais. Como presidente do PTB no Paraná, Alex tem recebido muito incentivo de companheiros de partido para se candidatar.
          Aliás, sobre a eleição de Londrina, ouvi de um amigo e seguidor do Blog que "com os candidatos até agora anunciados, Barbosa Neto será eleito com facilidade." Só não digo o nome do amigo porque ele não me autorizou a fazê-lo. Mas trata-se de um homem que conhece a fundo o caminho das eleições municipais. Talvez ele até confirme o que disse, postando algum comentário sobre o assunto. Vamos aguardar.

Zacheo vai ser Papai

              O nosso amigo e seguidor, Alexandre Zacheo, está rindo à toa. Acaba de receber a notícia de que será Papai, no segundo semestre do ano. O meu abraço especial a ele e a esposa Caca, lá em São Paulo. Parabéns Zacheo. Vamos curtir a espera junto com vocês.

O Novo Mercedes

         Há poucos dias, os pilotos da Ferrari  apresentaram o modelo novo de sua escuderia. Hoje, foi a vez de Michael Schumacher e Nico Rosberg, pilotos da Mercedes, exibirem seu novo carro para a temporada de Fórmula 1. Com eles estava o chefe da equipe, Ross Brawn, e o diretor executivo da montadora, Norbert Haug. O F1 W03 foi mostrado nos boxes do circuito de Barcelona, pouco antes do início da segunda bateria de treinos coletivos de pré-temporada.

           O modelo segue a tendência dos carros que outras equipes já apresentaram, com um degrau no bico, para se adequar ao novo regulamento da F-1, que prevê altura máxima de 55 cm para a frente do bólido. Mas é,sem dúvida, um carro muito bonito.

Ruy Castro está hospitalizado

     Um dos meus escritores favoritos está internado no CTI do Hospital São Lucas, na Zona Sul do Rio. Ninguém sabe explicar ao certo o que levou o jornalista e escritor Ruy Castro, de 63 anos, a sofrer uma convulsão, na noite de domingo. Por volta das 23 horas, ele chegou ao hospital, também apresentando uma fratura no ombro direito, decorrente da crise convulsiva que sofreu.

      O meu livro preferido do Ruy é "Chega de Saudade", que conta a história da bossa nova. Frequentemente folheio suas páginas e me delicio. Mas ele tem outros trabalhos muito bons, como a "Estrela Solitária", sobre Garrincha, o "Anjo Pornográfico", mostrando a  vida de Nelson Rodrigues e "Carmen", narrando a trajetória de Carmen Miranda. Ruy é disparado o melhor biógrafo que conheço.
       O grande problema é que os médicos já submeteram Ruy Castro a uma bateria de exames e ainda não conseguiram diagnosticar as razões da crise convulsiva. A hipótese de um AVC foi descartada. Ele respira normalmente e está plenamente lúcido. Vamos torcer por pronta recuperação.

Futebol volta com tudo amanhã

                O carnaval está terminando hoje, e a vida  retoma seu curso normal a partir de amanhã, "Quarta-feira de Cinzas". O futebol também volta com tudo, reavivando os Estaduais. Aliás, hoje à noite já serão disputados três jogos pela Libertadores, sem a participação dos clubes brasileiros. Mas amanhã teremos inclusive jogos importantes, como Vasco x Flamengo e o nosso Atlético x Coritiba.
              Aqui no Paraná, as maiores atenções estão voltadas para o clássico 347º Atletiba, que depois de 35 anos volta a ser disputado na Vila Capanema (foto), campo do Paraná Clube. Desde 23 de janeiro de 1977, Coritiba e Atlético não jogam no velho Estádio Durival de Britto e Silva. Naquela partida, o Coxa venceu por 3 a 1 e o jogo valia a IV Taça Cidade de Curitiba.

     O Furacão está liderando o Campeonato Paranaense e vai querer vencer amanhã para manter a posição. Toda a torcida será sua, porque os 10 mil ingressos colocados a venda somente serão oferecidos ao rubronegros, por força de um acordo feito na semana passada. No returno, o jogo será no Couto Pereira, só para torcedores coxas. Coisas do futebol moderno.
               Nos outros jogos de amanhã, o Londrina joga em Cianorte; o Operário recebe o Iraty; o Arapongas vai a Paranaguá para um jogão com o Rio Branco; o Roma recebe o Paranavaí; e Toledo e Corinthians se enfrentam lá no Oeste do Estado.

O carnaval de Londrina

            O desfile das escolas de samba que a Prefeitura de Londrina promoveu, domingo no autódromo, parece ter superado todas as expectativas. Vejo pela foto publicada pela Folha de Londrina que havia um bom público e que o desfile estava organizado. Os dirigentes das escolas fazem muitos elogios e ao que tudo indica todos sairam satisfeitos.
             Pelo menos não se pode dizer que em Londrina não houve carnaval. Mas eu fiquei com aquela sensação de que a Prefeitura apenas fez a sua obrigação. E carnaval não pode ser levado como obrigação, mas sim com muita empolgação. Só o fato de repassar o dinheiro para as escolas na última hora, já mostra que o Poder Público só queria se livrar de possíveis críticas.  Quem sabe no ano que vem a Secretaria Municipal de Cultura entrega a organização da festa para quem realmente gosta de carnaval, e que não apenas pensa em fazer o dever de casa.

As confusas notícias do Londrina

              O noticiário diário do Londrina é repleto de confusões e contradições. Parece até time amador. Cheguei a conclusão de que o sr.Sergio Malucelli pode até ser um bom homem de negócios, mas de futebol ele não manja muito não. Até porque, para tocar um time de futebol você precisa investir, tirar dinheiro do bolso. E o homem parece que tem um escorpião no bolso. Só vem jogadorzinho barato, ou que está sem time pra jogar. Se tiver que gastar um pouquinho para trazer um jogador que interessa, o negócio já não sai. Vejam, por exemplo, aqueles meninos que viriam do Corinthians. Ficou tudo na conversa, e os garotos estão no Paraná Clube, para a Segunda Divisão. Será que é melhor disputar uma Segundona do que jogar no Tubarão?


 ******  Já disse aqui, que o que houve com o meio-campista Rodrigo não ficou muito claro. Dizem que Rodrigo tem problemas disciplinares, mas está provado que futebol ele sabe jogar. Já foi contratado pelo XV de Piracicaba e vai jogar o Paulistão. E o Ituano também queria contratá-lo. Rodrigo se deu ao luxo de escolher time pra jogar. Mas para o Tubarão não serviu.

 ****** Agora, contrataram uma psicóloga, segundo notícias divulgadas hoje. Ela já estaria até trabalhando. Deve ser de graça, porque quem não tem dinheiro para contratar bons jogadores, não gastaria com um profissional de outra área. O pior é que daqui a pouco terão que contratar um psiquiatra para cuidar desta psicóloga. A moça vai enloquecer, de tanto ver coisa errada.

 ****** A SM Esportes demorou muito para contratar e agora está falando em trazer quatro ou cinco jogadores de uma vez. Talvez já seja muito tarde para isso. O primeiro turno já foi. Daqui a dois meses, o campeonato terá terminado. Se os erros estão consumados, o mais coerente agora seria contratar um bom treinador (mas bom mesmo) e tentar fazer esse time jogar sempre como jogou contra o Coritiba.

 ****** O fato é que o campeonato está na metade e o Londrina ainda não tem um time formado. A cada jogo pinta uma escalação nova. Sem falar na bronca que os jogadores levam do "dono" do time e na desvalorização provocada pelas entrevistas do treinador. Eu nunca vi um técnico tão fraco durar tanto tempo no Tubarão. Ele deve ser muito barato...