Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O adeus a Luiz Edmundo

          Ontem, não escrevi no Blog, por absoluta falta de condições psicológicas e emocionais. Foi um dia de tristesa, de velório e de muitas lágrimas, no adeus ao amigo Luiz Edmundo Samartano, que nos deixou de repente, em condições realmente surpreendentes.
          Como fazia há muito tempo, Luiz estava jogando o seu tenis, sábado à tarde, no Círculo Militar de Curitiba. Ele jogava muito bem, por sinal. Mas nesta última partida não teve chance. Em plena disputa, pediu para parar, porque não estava se sentindo bem. Seu parceiro tratou de sentá-lo num banco e foi buscar um copo d'água e uma banana. Em questão de instantes, nosso querido amigo bebeu a água e, logo após comer a banana, baixou a cabeça e apagou. Estava morto aos 67 anos. Que loucura, meu Deus !


          O corpo de Luiz Edmundo foi trazido para Londrina, onde ele viveu muitos anos, antes de se transferir para a Capital. Aqui em nossa cidade, fez muita coisa boa e muitos amigos. Inclusive no esporte, especialmente como diretor do Monções Esporte Clube, força do futebol de salão do passado. Comercialmente, destacou-se em várias atividades, inicialmente na área de queijo, como bom mineiro que era. Com os pais, administrou o "Xodó", casa muito conhecida da época.
          Uma outra grande jogada de Luiz foi realizada em sociedade com seu amigo Zé Carlos Bandeira, craque do basquete londrinense, e que lamentavelmente também já nos deixou. Samartano e Bandeira montaram uma das melhores casas noturnas que Londrina já teve. A boate "One Way", localizada na rua Quintino Bocaiúva, e que trouxe a cidade para temporadas grandes nomes, como Fafá de Belém, Macumbinha, Alaíde Costa e muitos outros astros da música brasileira.  
            Mas talvez tenha sido como imobiliarista, profissão que exerceu até sexta-feira última, que Luiz Edmundo Samartano ficou mais conhecido ainda na cidade, especialmente no comando da Imobiliária Caracol. Foi então que Luiz me convenceu de que eu tinha que comprar um imóvel, e descobriu esta casa onde moro até hoje, aqui no Jardim Petrópolis, já há 26 anos. Ele não cobrou comissão no negócio, agiu apenas com amigo, interessado em que eu adquirisse alguma coisa para garantir a família. Ele era um verdadeiro "irmão".
           Entretanto, a vida seguiu e Luiz Edmundo acabou optando por uma mudança para Curitiba. Lá também conseguiu sucesso na compra e venda de imóveis. Era uma referência para os amigos que procuravam fazer negócios na Capital. Continuou sendo um londrinense de coração, embora fosse mineiro de nascimento.
            Nas suas constantes vindas a Londrina, onde ficaram as filhas Mariana e Mirinha e os primeiros netos, Luiz Edmundo nunca deixou de dar uma passadinha aqui em casa, para matar a saudade. No ano passado, também veio para o casamento de minha filha Camila. Ele era realmente um "cara chegado" com a gente. Ontem, ainda ouvi de suas filhas que quando falava em mim, Luiz se emocionava e chorava. E hoje quem está chorando sou eu.
         O velório no Parque das Oliveiras reuniu muitos amigos nossos. E o evento me fez curtir a saudade de outros amigos (meus e do Luiz Edmundo)  que já se foram e estão sepultados naquele lindo cemitério. Passei pelos túmulos de alguns deles, como Robert Sallum e Valmir Ladeia (Goose), ex-jogadores nos bons tempos do basquete londrinense. E de vários outros saudosos companheiros, como o querido Armênio Fernandes.
          Enfim, foi um dia de tristesa, saudade e despedida. Não tinha como escrever minhas bobagens habituais aqui no Blog. Mas hoje estou de volta ao convívio dos amigos. Que felizmente ainda estão por aqui, graças a Deus.

Pérolas que o Facebook nos traz



      Escolhi para abrir a semana esta oportuna postagem da querida Laura Galvão, lá de Pelotas, que está em grande fase e anda postando muita coisa bonita no Facebook