Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Rubinho vai bem no Alabama

             Parece que Rubens Barrichello está achando o jeito. Fórmula 1 e Indy são bem diferentes, mas aos poucos que sabe pilotar acaba se impondo. Hoje, Rubinho(foto)  foi o quinto mais rápido no primeiro dia de treinos livres para a etapa do Alabama da Fórmula Indy. Cravou 1m11s602. A prova será disputada no domingo.

              O melhor tempo de hoje foi de Will Power: 1m11s288. Power é da Team Penske, mesma equipe de Helio Castroneves, que foi o terceiro nos treinos, com 1m11s50. Já o companheiro de  Barrichello na KV, Tony Kanaan, termionu a sessão com o sétimo tempo, que foi de 1m11s680.
               Hoje às 10 horas (de Brasília), os pilotos voltam à pista, e à tarde acontece o treino de classificação para domingo. Vamos lá, Rubinho !

Dores no joelho derrotam Nadal

       A menos de duas horas  da semifinal contra Andy Murray, o tenista espanhol Rafael Nadal desistiu da partida que apontaria um dos finalistas do Masters 1000 de Miami. As dores no joelho esquerdo, que em Indian Wells já atrapalharam Nadal, aumentaram e impediram sua participação no jogo de hoje.
       Desta forma, Andy Murray apenas assiste a partida desta sexta-feira, entre Novak Djokovic e o argentino Juan Monaco, para ver com quem fará a final. 

Faltam menos de quatro meses

       Faltam menos de quatro meses para que a rainha Elizabeth II da Inglaterra proclame a abertura dos Jogos Olímpicos de Londres. Será no dia 27 de julho, neste estádio, com a presença de 80 mil pessoas e com transmissão pela TV para o mundo inteiro, cerca de um bilhão de pessoas. O estádio foi construido na zona leste de Londres. Nele também serão realizadas as provas do atletismo olímpico e a cerimônia de encerramento dos Jogos.

Sonho de Lula é comer pão com casca

     Um dia depois de receber a notícia de que o tumor na laringe desapareceu, o ex-presidente Lula deu uma entrevista à Folha de São Paulo, mostrando-se animado com a boa nova. Mas ele admitiu que ainda sente dor na garganta, e que sonha com "o dia em que poderá comer pão com casca dura."
                                                                                          foto -  Folha SP
     Lula está 16 quilos mais magro e com a voz um pouco mais rouca que o normal. Toda a entrevista foi acompanhada de perto por seu médico pessoal e "guru", Roberto Kalil. O ex-presidente disse que "agora é que tenho noção do que o Zé Alencar passou" - recordando a luta do vice-presidente José Alencar, que morreu de câncer há exatamente um ano.
       Lula revelou o seu maior medo, em todo o episódio:  "Se eu perdesse a voz, estaria morto."
   

"Brasil precisa trabalhar mais e falar menos"

            Esta é mais uma frase desaforada que sai da Fifa, endereçada ao Brasil. Ela foi dita pelo presidente Joseph Blatter, hoje de manhã em Zurique, na Suiça, no último dia da reunião do comitê executivo da entidade. Ao ser questionado sobre a preparação brasileira para receber a Copa 2014, Blatter disse: "Chegou a hora do Brasil fazer mais e falar menos." Ele mostrou-se claramente irritado com o andamento da preparação no Brasil, referindo-se a infraestrutura, aeroportos e hotéis. E afirmou que "a aprovação da Lei Geral da Copa nesta semana não encerra os problemas do Brasil na organização do torneio."
            O mais engraçado é que há três semanas Blatter fez uma viagem ao Brasil e aqui tratou de costurar a paz com o governo. Agora, de volta à Suiça, o homem está "valente" outra vez, criticando o que o Brasil está fazendo para organizar a Copa 2014.
            E o pior é que Joseph Blatter também deixou claro na reunião da Fifa que o seu secretário-geral, Jérôme Valcke, continuará mandando e desmandando nos preparativos para a Copa. É confusão na certa. Valcke voltará ao Brasil em maio e, certamente, não será bem recebido pelos brasileiro, até hoje contrariados com a sua grossura,  quando disse que "o Brasil precisa levar um chute no traseiro" para trabalhar direito. A imprensa vai pegar no pé do francês e vamos ter novos problemas.
           Blatter encerrou o papo de hoje dizendo que "agora estamos esperando também ações e não apenas palavras."

Libertadores: só o Flu está classificado

             Eu já havia destacado aqui no Blog que o Fluminense era destaque na Libertadores. Ontem, ele derrotou o Zamora, na Venezuela, por 1 a 0 e agora ele não é apenas o melhor brasileiro no torneio, mas a melhor equipe da Taça Libertadores da América. É o único que tem 100% de aproveitamento, com quatro vitórias em quatro jogos. Nenhum outro time soma 12 pontos até aqui. E o Flu já está matematicamente classificado para as oitavas-de-final.

             O gramado do estádio La Carolina, em Barinas, interior da Venezuela, é ruim e atrapalhou bastante. Mas Rafael Sobis (foto), que entrou no segundo tempo, fez um lindo gol de falta e decidiu o jogo. Outra coisa ajudou: a ruindade do Zamora, que não marcou um gol sequer nos quatro jogos disputados.
              Aliás, o Grupo 4 é fraco. Tanto assim, que o Boca Juniors, que começou empatando e perdendo, ontem derrotou o Arsenal (também argentino) por 2 a 0 e já está em segundo lugar. Vai acabar se classificando, podem apostar.

Jogo passado é página virada

           Hoje já é sexta-feira, e domingo já tem outro jogo, com o Toledo. Será que vamos ficar discutindo se aquela bola saiu ou não até a hora da próxima partida ?  Engraçado é que em Londrina problemas como este que ocorreu em Curitiba motivam mais a torcida do que as vitórias do time. O povo gosta é de meter o pau no juiz. Muito mais do que incentivar seus jogadores,  como esse goleiro Danilo, que está jogando demais. Nestes dias, não vi outro goleiro brasileiro se destacando tanto.  Vamos deixar o Roman pra lá, a diretoria é que precisa se impor junto a Federação. O torcedor tem é que empurrar a equipe nos cinco jogos restantes. Esse é o seu papel.
           Se o Londrina ficar constantemente pensando que a Federação quer prejudicá-lo, vai acabar perdendo o foco nos jogos, como vem acontecendo nas últimas rodadas. Os jogadores e o técnico Tencati têm que ficar focados no Toledo, para que não aconteça nenhuma surpresa desagradável.
 

Em todo o lugar é a mesma coisa

             Erros de arbitragem ocorrem todos os dias e em todos os lugares. Ontem à noite, por exemplo, o meu Pelotas foi prejudicado pelo árbitro Marcio Cristiano Brum Coruja (foto), no jogo disputado em Caxias do Sul, contra o Caxias. O Pelotas estava jogando bem, seu artilheiro Guly, um uruguaio que é irmão do craque Cavani, da Seleção Uruguaia e do Nápoli da Itália, fez 1 a 0. O Caxias estava "perdidinho" na partida, mas um erro do juiz mudou a história do jogo, no finzinho do primeiro tempo. Na verdade, Marcio Coruja cometeu dois erros num só lance.
          Foi um erro como esse que o Londrina reclama. Um atacante do Caxias recebeu a bola em posição de impedimento, que não foi marcado. O goleiro do Pelotas Martin Gongora, também uruguaio, saiu do seu gol e foi de encontro ao atacante caxiense, que tentou tocar a bola por baixo. Mas Gongora defendeu, exatamente sobre a risca da grande área, como mostrou a TV. O árbitro, entretanto, disse que ele tocou com a mão na bola fora da área, cometendo toque. E ainda expulsou o goleiro, que era o último homem.
              No segundo tempo, com 10 contra 11, o Pelotas se encolheu todo. Aos 25 minutos o Caxias empatou e o nervosismo tomou conta dos pelotenses. A tal ponto que o uruguaio Guly deu um tapa num companheiro de equipe e foi expulso.  Com 9 contra 11, o Pelotas tomou o segundo gol, perdeu por 2 a 1 e deve estar reclamando até agora, como acontece aqui com o Tubarão.
              E vai fazer o que ? O pior é que o Pelotas não terá seus dois uruguaios expulsos, no jogo  contra o Grêmio, domingo em Pelotas. Como o Londrina não teria Thiago Santos, mesmo que ele não estivesse machucado.