Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 6 de novembro de 2011

Todo mundo perdeu. E agora ?

                 O Botafogo já havia perdido no sábado, para o Figueirense, e hoje foi a vez de Corinthians e Vasco sofrerem derrotas nos seus jogos, contra América Mineiro e Santos, respectivamente. Desta forma, a situação dos três ponteiros do Campeonato Brasileiro não se modificou muito. O Botafogo teve um prejuizo maior, porque foi ultrapassado pelo Fluminense, caindo para quarto lugar. Mas Corinthians e Vasco continuam na ponta.
                  O Corinthians lutou muito, mas acabou derrotado pelo lanterna América Mineiro, por 2 a 1. O último venceu o primeiro colocado. Só mesmo no Campeonato Brasileiro. Nem a mudança do jogo para o Parque do Sabiá, em Uberlândia, ajudou os corinthianos, que levaram um gol no começo, marcado por Fábio Junior cobrando penalti. Conseguiram empatar, também de penalti, através de Chicão. Mas no finalzinho da partida, o América surpreendeu com um gol de falta, marcado por Amaral.
                   Já o Vasco foi derrotado pelo Santos, na Vila Belmiro, no jogo que marcou a volta de Paulo Cesar Ganso ao time santista. O Peixe venceu por 2 a 0, gols de Neymar (cobrando  falta) e Borges, que chegou aos 23 gols neste Brasileiro. O resultado foi justo.

                                            A NOVA CLASSIFICAÇÃO

Corinthians 58, Vasco 58, Fluminense 56, Botafogo 55, Flamengo 55, Figueirense 53, Inter 51, São Paulo 50, Santos 48, Coritiba 48, Grêmio 46, Atlético Goianense 42, Palmeiras 41,Atlético Mineiro 39, Bahia 39, Ceará 35, Cruzeiro 34, Atlético Paranaense 34, Avaí 29 e América Mineiro 28 pontos.

Flu vence o Inter e entra no páreo

             Com uma grande atuação de Rafael Sobis, que se vingou por ter sido dispensado no Beira Rio, o Fluminense derrotou o Inter em seu próprio reduto e entrou no páreo pelo título brasileiro. O Inter tinha tudo para entrar no G5, porém mais uma vez pipocou e perdeu por 2 a 1, com o Beira Rio completamente lotado. Rafael Moura e Rafael Sobis marcaram os gols tricolores, descontando Oscar para o Colorado. Com a vitória, o Flu passa a ser o terceiro colocado do Brasileirão.

                                          PALMEIRAS HUMILHADO

O Palmeiras perdeu de novo, desta vez para o Coritiba, na Arena Barueri, por 2 a 0, e agora já começa a se preocupar até com a possibilidade de um rebaixamento para a Segunda Divisão. O Verdão está em 13º lugar, com 41 pontos, sete pontos a frente da zona perigosa. Em todo o segundo turno, o time de Felipão só ganhou 9 pontos.  No jogo de hoje, os gols do Coritiba foram marcados por Davi e Leonardo. O Coxa já está entre os 10 melhores times do campeonato.

                                           ATLÉTICO PARANAENSE REAGE

Quem obteve um bom resultado hoje foi o Atlético Paranaense: 2 a 1 sobre o Atlético Goianense, de virada. Os gols na Arena, em Curitiba, foram de Anselmo para os goianos e Nieto (2) para o Rubro-negro paranaense, que se aproxima da porta de escape da Zona de Rebaixamento.

Cruzeiro perde penalti, leva 5 e vai pra Zona

         O Cruzeiro está de volta à Zona de Rebaixamento. Esta tarde, depois de começar vencendo com um gol de Anselmo Ramon, o Azulão Mineiro perdeu um penalti, mal cobrado pelo zagueiro Vitorino,  e deu a chance que o Flamengo esperava. Não deu outra, o Mengo fez 5 a 1 e humilhou a Raposa, que está cada vez mais ameaçada.  Thiago Neves fez três gols e Deivid marcou os outros dois. O jogo foi disputado no Engenhão, e Anselmo Ramon foi expulso no finalzinho.

                                         CEARÁ ESCAPA DA ZONA

 Enquanto o Cruzeiro caía, o Ceará escapava da "zona madita", ganhando por 2 a 1 do Avaí, em Florianópolis, num jogo decisivo para os dois. Pior para o time catarinense que começa a "dar pinta" de que vai mesmo ser rebaixado. Tiago Humberto e Felipe Azevedo marcaram os gols cearenses, e William descontou para o Avaí.

"Amor e Revolução"

          Apesar de gostar do SBT, eu nunca acreditei muito que o canal do Silvio Santos conseguisse fazer uma boa novela. Sempre achei que o SBT tinha mais cara de Ratinho, Moacir Franco, Carlos Alberto Nóbrega, etc. Mas devo reconhecer que o trabalho feito nesta novela "Amor e Revolução" é muito bom. Especialmente para quem viveu na época da Revolução de 64.
           Eu tinha 23 anos e morava em São Paulo, quando a Ditadura entrou de sola na vida dos brasileiros. A novela está me fazendo recordar situações que eu e as pessoas de mais de 60 anos sentimos na carne. Os medos, as limitações tudo aquilo está sendo revivido. Ainda na sexta-feira foi mostrada a violência praticada pelos policiais e militares contra o Teatro de Vanguarda. Os atores e atrizes apanharam e o teatro foi incendiado. Se você ainda não viu, assista um ou dois capítulos. Vale a pena.
             É claro que existem limitações técnicas, porque não dá para comparar o SBT com a Globo. Mas muita coisa boa nos mostra esta novela, que mais parece um documentário sobre a dureza que foi a ditadura. E mostra também que os dois lados (direita e esquerda) cometeram erros absurdos.
       
   Além de tudo isto, temos bons atores, como Lúcia Veríssimo, Claudio Lins (filho do compositor Ivan Lins) Reinaldo Gonzaga, Claudio Cavalcanti, Graziella Schimitt, Gisele Tigre, Nicole Puzzi, Jayme Periard, Tiago Abravanel, Mário Cardoso, Luciana Vendramini e muitos outros.  E cenas marcantes, inclusive com o primeiro beijo gay da televisão brasileira (foto), protagonizado por Luciana Vendramini e Gisele Tigre.
    Em suma, o que rola em "Amor e Revolução" é pura história do Brasil. Entre erros e acertos, ousadias e limitações, o SBT acertou no lançamento do evento. Parabéns !

Cinegrafista da Band é morto no Rio

           Um cinegrafista da Rede Bandeirantes de Televisão, foi morto hoje no começo da manhã, durante uma operação policial realizada na favela de Antares, zona oeste do Rio. Gelson Domingos entrou na favela juntamente com outros reporteres e com os policiais. Ele usava colete protetor, mas mesmo assim foi atingido na região do torax, morrendo pouco depois.
           A favela de Antares é controlada por uma facção criminosa liderada por Fernandinho Beira Mar, que apesar de estar preso na Penitenciária de Segurança Máxima de Campo Grande (MS), continua fazendo estragos na sociedade. E a lei não faz nada para impedir que esse vagabundo permaneça praticando crimes de toda espécie. Menos mal que, na operação de hoje, quatro bandidos foram presos e outros quatro mortos. E daqui a pouco, vem o tal "Direitos Humanos" reclamar.
            Pouco a pouco, a criminalidade está voltando a crescer no Rio. Depois daquela limpeza feita no ano passado, todos achávamos que os traficantes não teriam mais vez. Mas eles continuam aí, provocando mortes como esta do cinegrafista da Bandeirantes.

A chuva está voltando

       São Pedro deu uma folguinha de cinco ou seis dias, mas já está molhando o nosso chão de novo. Porém, segundo os sites de previsão, não será chuva grossa, como a que tivemos recentemente. E vai continuar aquecendo. Estão falando em 36º para sábado que vem. Que loucura, hein ? Mas eu torço é que o verão se firme mesmo, para que todos possam curtir uma piscina, andar de shorts e chinelo, etc. Tem coisa melhor?

Aniversário do Caíco, nosso seguidor nº1

           6 de Novembro é um dia muito especial. Aniversário de Carlos Frederico Scalassara, o Caíco, filho do Carlinhos e da Maria Alexandrina. Árbitro de futsal, goleiro dos bons, empresário e, além de tudo isso, seguidor nº 1 do Blog do Flávio Campos. Foi o primeiro a me seguir. Merece um abraço especial. Até porque sempre foi um sobrinho atencioso.
            O meu abraço é extensivo a esposa Eliana e aquela duplinha especial formada por Luca e Enzo.  A todos eles o nosso carinho.