Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 27 de abril de 2014

Um domingo de Papas e Santos



       Mais de 130 cardeais, 1000 bispos, 870 sacerdotes, 2 Papas (Francisco e Bento XVI) e uma multidão de católicos de todo o mundo. Foi neste clima que a Igreja ganhou neste domingo dois novos santos, que também foram  queridos papas no passado: João XXIII e João Paulo II.


        O mundo inteiro acompanhou a solenidade pela televisão. Eram 10h15m (5h15m de Brasília) quando a canonização foi oficialmente concretizada. A chuva fina que incomodava os 800 mil pelegrinos que lotaram a Praça São Pedro parou, surgindo o sol no céu nublado. Muita gente chorou emocionada.

O melhor boxe do ano até aqui


 
         A luta realizada ontem à noite, valendo o título das Américas do Conselho Mundial de Boxe, foi a melhor que eu vi até agora neste 2014. Na verdade, a Fox Sports deu um show de boxe nesta última madrugada. O argentino Lucas Mathisse e o norte-americano John Molina travaram um combate, violento, sangrento e sensacional, no Stuhub Center, em Carson, na Califórnia, bem pertinho de Los Angeles. Num recinto ao ar livre, esta foi a luta semifinal de uma bem elaborada programação.
           Mathisse caiu duas vezes, no segundo e no quinto round, e teve seu supercílio aberto. Molina, sete centímetros mais alto, levou boa vantagem na primeira metade do combate, que colocou frente a frente dois pegadores. Os dois batem muito forte. Entretanto, pouco a pouco o extraordinário boxeador argentino foi encontrando a melhor distância, até tomar conta da luta. E no 9º assalto foi a vez do americano cair pela primeira vez. Com um  corte no alto da cabeça, Molina começou a demonstrar cansaço, mas não parou de atacar e o combate ficou ainda mais sensacional.
            No round seguinte, nova queda do americano. Porém, ele continuou acertando Mathisse, que teve que lutar tudo o que sabe para liquidar a combate, o que aconteceu aos 2 minutos e 23 segundos do 11º assalto, quando o John Molina caiu definitivamente, ante a vibração do argentino, que completou 35 vitórias e apenas duas derrotas.


Yamaguchi ganhou. Mas não me convence

       A programação desta noite em Carson começou ainda de dia, no final de tarde californiano. E teve a presença do brasileiro Yamaguchi Falcão, medalhista olímpico, que está dando seus primeiros passos no boxe profissional. Ele derrotou o mexicano Francisco Najera, um principiante também, por decisão unânime dos jurados, em quatro assaltos.
       Yamaguchi lutou melhor do que na sua estréia, quando foi desclassificado juntamente com seu adversário argentino, num grande vexame. Mas novamente me passou a impressão de que não vai vencer no boxe. É cheio de gracinhas e provocações sem nexo. Sinto muito mas, desequilibrado deste jeito, não tem futuro na carreira. 
       Nas outras lutas do bom programa, o invicto Panterita Figueroa Junior ganhou por pontos de Jerry Belmonts. Os dois mostraram muita técnico, mas nenhuma pegada. E no combate principal da noite, o também invicto americano Keith Thurman (Prata em Pequim) manteve o título dos meio-médios da AMB, derrotando o mexicano Julio Diaz, que não retornou para o quarto round, perdendo por nocaute técnico.