Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 18 de março de 2015

E agora, com quem fica esse dinheirão ?


                   A Suíça anunciou oficialmente hoje que já bloqueou R$ 1,3 bilhão de empresas e pessoas envolvidas na Operação Lava Jato.  E que até agora R$ 390 milhões já foram repatriados.  O que se espera é que também seja detalhadamente divulgado o destino deste dinheiro todo quando ele chega ao Brasil. Isso nunca é bem explicado ao povo. Por que ?
    COPA LIBERTADORES
     Timão, Boca, Racing e Tigres
      disparam rumo à classificação




           As vitórias de Corinthians, Boca Junior, Racing e Tigres do México, ontem à noite,  deixaram estas quatro equipes praticamente classificadas para a fase seguinte da Copa Libertadores, embora ainda ninguém esteja matematicamente garantido.

          O Timão ganhou de novo fora de casa, desta vez em Montevidéo: 2 a 1 sobre o Danúbio (foto). Com 9 pontos, os corintianos estão liderando o Grupo 2, e aguardam o jogo de hoje (São Paulo x San Lorenzo) com grande expectativa.

           E o Boca Juniors, hein ? Já havia metido 5 a 0 no Zamora, em Buenos Aires, e agora fez 5 a 1, lá na Venezuela. O Boca já tem 12 pontos. Está disparado no Grupo 5.

            Sensacional foi a vitória o Racing sobre o Sporting Cristal, por 2 a 0, lá no Perú. Foi a vingança da derrota que havia sofrido  (2 a 1) para os peruanos, semana passada em Buenos Aires. O Racing chegou aos 9 pontos e deixou o Cristal com apenas 5.

             Finalmente, tivemos ontem no México a goleada do Tigres local sobre San José da Bolívia, por 4 a 0. Os mexicanos já têm 10 pontos no Grupo 6, abrindo seis pontos sobre o Juan Aurich, vice-líder da chave.

MARMELADA A VISTA ?


          Está todo mundo de olho no comportamento do Coritiba no jogo de sábado. Tem muita gente achando que o Coxa vai "entregar" a partida para o Cascavel, só para oficializar a ida do Atlético para o Torneio da Morte¨. Será mesmo ?

 O DIA SEGUINTE AO ASSALTO


            Pelo menos, a parte séria da imprensa nacional reconheceu que o Santos ganhou roubado do Londrina, ontem no Estádio do Café. Todos nós londrinenses ficamos com cara de quem teve sua casa assaltada. Os ladrões entraram e nos fizeram de trouxa, levaram tudo.   Resta agora saber se a CBF vai punir exemplarmente este jovem apitador, como puniu os jogadores do Londrina e do Brasil de Pelotas, quando eles participaram daquela inesquecível briga. Esse tal Paulo Henrique de Melo Salmázio também tem que ser duramente suspenso. e tratar de provar que não é um "gaveteiro".

           Mas "vigarice" a parte, o jogo desta terça-feira nos deixou muita coisa para reflexão. Primeiro, a conduta do Londrina, que foi bem superior a apresentada nos últimos jogos do Campeonato Estadual, mas que ainda ficou muito longe do que tem obrigação de apresentar um campeão paranaense.
            Insisto que a direção tem que cobrar agora, o técnico Claudio Tencati. O time não tem uma jogada ofensiva. Nos primeiros 20 minutos teve até mais posse de bola, mas não soube o que fazer com ela. Não existe um plano tático, está só na base do "vamo que vamo". 
           Hoje, já ouvi alguns defensores do treinador argumentando  que "é preciso respeitar, porque ele está há quase quatro anos no clube".  Mas é justamente por estar há tanto tempo aí que Tencati já deveria ter implantado um esquema de jogo.


            Confesso que também fui enganado pelas primeiras vitórias obtidas no Paranaense. Achei que o time fosse melhor do que agora está mostrando ser. É fácil resumir o que é hoje o time do Londrina. Um grande goleiro, melhor e maior até do que o anterior  (Danilo) que já era muito bom, e que foi negociado com a Chapecoense, até hoje não se sabe bem em que condições financeiras.  Um ótimo zagueiro, o central Dirceu, que continuo considerando superior a Edu Dracena, por quem o Corinthians pagou caro. Um lateral-esquerdo craque, mas que não parece ser muito disciplinado, e agora mesmo está suspenso.  E dois ótimos e experientes volantes: Germano e Léo Maringá, que têm que ser mantidos juntos, estabilizando o setor de meio da equipe. Fora isso, tem alguns jogadores razoáveis e esforçados, do meio para trás. E um ataque muito ruim, até porque Paulinho voltou do Grêmio muito pior do que era no ano passado.

             Um caso a parte é o de Celsinho, que ontem fez na minha opinião a sua melhor partida no Londrina. Mas esse rapaz nunca se completa, sempre tem alguma coisa para que sua performance não seja perfeita. Ou é expulso, ou se machuca ou "some" na metade do jogo. Nunca nos oferece 90 minutos completos. Não dá pra confiar num jogador assim. Quem não o conhece bem, se encanta com ele, como aconteceu ontem com o pessoal do Sport TV.   Mas compará-lo com Ronaldinho Gaúcho é um exagero. Tirando o cabelo, ele não tem mais nada do Ronaldinho.

            Enfim, é preciso que o comando do Tubarão decida o que quer da vida. Não adianta ficar achando que foi roubado aqui ou ali. Ontem foi mesmo, mas o time tem que jogar mais, se quiser finalizar bem o Estadual e disputar uma boa Série C.

Sal grosso não ganha jogo

       Pegou mal essa história de uma funcionária do Estádio do Café jogar sal grosso com água benta no gramado, para "segurar" o Santos. A informação é de que a autora foi a enfermeira do estádio. Respeito sinceramente a sua fé, mas estas coisas não funcionam mais no futebol. Nem na Bahia, que é  a terra dos orixás e das benzeções.
         Só serviu para provocar a brincadeira do santista Robinho, que disse que "sal grosso só é bom no churrasco, e  quem está com Deus não precisa destas coisas". 
         Talvez tivesse sido melhor jogar o sal na cabeça do árbitro que prejudicou o Tubarão.

O jogo visto pelo pessoal de fora

         É sempre muito bom quando um time grande do eixo Rio-São Paulo vem a Londrina, com cobertura da imprensa nacional. E a partida de ontem, entre Tubarão e Santos teve transmissão direta para todo o País. Alguns detalhes que me chamaram a atenção:
         
      *****  Elogios ao sistema de som do Estádio do Café. Eles se espantaram quando deu até para ouvir o nome  ("Pamela")  que estava gravado num chaveiro perdido por um torcedor, anunciado pe3los alto-falantes. .

      *****  Crítica e gozações  em cima da imagem da funcionária jogando sal grosso por todo o gramado, antes do jogo. Que "mico pagamos" hein ?  O Sport TV também destacou que o gramado é bastante irregular.

      *****  Desinformação ao comentar que o gramado do Café é muito grande, o que não é verdade, pois é menor do que o do Estádio Vitorino Gonçalves Dias. E pior ainda quando comentaram que "é normal por ser um estádio antigo". Ora, o Morumbi é mais velho do que o Estádio do Café, que pode ser considerado um estádio mal cuidado, mas não um estádio antigo.

      *****  Muito elogios ao goleiro londrinense Vitor.  Em determinado momento, chegaram a dizer "Que goleirão, hein ?"
    
RONNIE VON - O Príncipe
 
 
 
                  Se houve alguém nos áureos tempos da Jovem Guarda que chegou a ameaçar prestígio de Roberto Carlos foi o artista que hoje destacamos neste espaço dedicado à música

                                R O N N I E     V O N

                   Ele representava uma espécie de rival do Rei, Havia mesmo uma rivalidade. Tanto assim que Ronnie Von nunca chegou a participar do programa "Jovem Guarda", apresentado por Roberto, Erasmo e Wanderléa.  Mesmo assim, conseguiu muito destaque na mídia, obtendo grande sucesso com as canções "A Praça", do conhecido Carlos Imperial, e "Meu Bem", uma versão sua para o português de "Girl", dos Beatles.

                    Assim, em 1966, Ronnie Von foi contratado pela TV Record para apresentar o programa "O Pequeno Mundo de Ronnie Von", no qual ele interpretava um personagem baseado no livro "O Pequeno Príncipe", herói da literatura infantil.  E a mídia aproveitou para incentivar uma rivalidade entre os dois cantores, com o Rei de um lado e o Príncipe do outro.  Um prato cheio para o pessoal da imprensa.
                                          
                      Ronnei Von era na verdade um jovem muito bonito, louro de olhos claros, um tipo que agradava as meninas. E também era inteligente. Começou a trazer ao seu programa artistas diferentes dos que  frequentavam a Jovem Guarda. Recebeu inclusive os futuros tropicalistas Caetano, Gil e Os Mutantes, que na época eram conhecidos como Os Bruxos.   Pouco depois, já como Os Mutantes, o grupo integrado por Rita Lee e os irmãos Baptista passou a ser uma atração permanente do programa de Ronmie Von.

        O fato é que, mesmo sem ser um grande cantor, Ronnie
 fez muito sucesso e gravou na década de 60, três discos que são verdadeiras relíquias da história da nossa música.  Ele abusou da psicodelia, foi muito influenciado por Beatles e muito focado no rock que se fazia na época por aqui. Os álbuns não venderam tanto, mas hoje quem tem não vende. Quando encontrados, valem pequenas fortunas para os colecionadores.

                         É certo que Ronnie Von teria feito muito mais sucesso ainda, se não tivesse sido diagnosticado com uma doença rara, na década de70. Era a Síndrome de Guillain-Barré, que o deixou paralítico por um ano. Aos 33 anos, ele chegou a ser desenganado pelos médicos.  Mas conseguiu sobreviver.

                    Ronaldo Lindenberg Von Schilgen Cintra Nogueira, hoje com 70 anos, nasceu em Niterói, no Rio. Ele é o verdadeiro faz tudo: cantor, compositor, apresentador de TV, piloto de avião, publicitário, sommelier, escritor e economista.
 
                   Continua apresentando pela TV Gazeta o programa "Todo Seu", muito prestigiado em São Paulo. No ano passado, teve a sua vida contada no livro "Ronnie Von - O príncipe que podia ser rei", escrito por Antônio Guerreiro e Luiz Cesar Pimentel, que na foto acima aparecem com ele no lançamento da obra.

              Nos dois vídeos incluídos nesta postagem temos a chance de ouvir as canções que alavancaram a carreira de Ronnie:   "MEU BEM" (Beatles)  e  "A PRAÇA" (Carlos Imperial)

   Mais uma linda postagem que a amiga Rosângela Queiroz fez no Facebook chega hoje a este espaço.