Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 12 de novembro de 2011

Não dá para confiar no futebol carioca

          O futebol carioca não é mesmo confiável. É o que tem mostrado seus quatro representantes no Brasileirão. Cumprem grandes apresentações, mas logo ali adiante sofrem derrotas inexplicáveis. Hoje foi a vez do Fluminense, que lotou o Engenhão porque vinha de uma sensacional vitória sobre o Inter, no Beira Rio. Mas a "zebra" voltou a aparecer e o Tricolor foi derrotado pelo America Mineiro, que era o lanterna, por 2 a 1.
            Não há o que reclamar. O América foi melhor e chegou a estar vencendo por 2 a 0, só sofrendo o gol aos 36 minutos do segundo tempo. Kempes fez 1 a 0 no primeiro tempo, e Alessandro marcou o segundo do "Coelho".  Como sempre, Rafael Moura marcou o seu, descontando para o time carioca, que estaria na liderança, se tivesse vencido a partida. Melhor para o América, que passou a frente do Avaí, agora o último da classificação.

Figueirense já é o quarto colocado

             O Figueirense, de Santa Catarina, continua sendo a grande sensação desta fase final do Campeonato Brasileiro, acumulando vitórias e se aproximando cada vez mais dos ponteiros. Hoje, em Florianópolis, ganhou de virada do Atlético Mineiro, por 2 a 1 e dorme como quarto colocado do certame, a apenas dois pontos do lider Corinthians.
              O Galo Mineiro virou o primeiro tempo ganhando por 1 a 0, gol de Werley, aos 37 minutos. Na fase final, Wellington Nem empatou aos 6' e, faltando três minutos para o fim do jogo, Júlio Cesar consolidou a vitória, marcando o segundo dos catarinenses, que passam a ter grandes chances de classificação para a Libertadores e até para a disputa do título nacional.

Luis Fabiano desencabula e faz 2 gols

            Finalmente o centroavante Luis Fabiano desencabulou no Morumbi, marcando dois gols no jogo em que o São Paulo ganhou de 2 a 0 e empurrou o Avaí para a "lanterna" do Brasileirão. O Tricolor quebrou um jejum de quase dois meses sem vitória, com seis empates e duas derrotas. Mas hoje o São Paulo jogou bem, deixando o técnico Leão satisfeito, especialmente pelo segundo tempo. Apenas 11 mil torcedores foram ao Morumbi.

Portuguesa segue ganhando

           Nem precisa mais, porque a Portuguesa já subiu para a Série A e já é campeã da Série B. Mas o time do Canindé continua acumulando vitórias, e hoje à tarde foi a Goiania e meteu 3 a 1 no rebaixado Vila Nova, em pleno Serra Dourada. Leandro Silva e Junior Timbó (2) marcaram os gols da Lusa, enquanto Tulio Souza descontou.
            Os outros resultados de hoje foram estes: São Caetano 0 x Náutico 0, Bragantino 4 x Goiás 0, Grêmio Barueri 1 x ABC 3, ASA 2 x Duque de Caxias 0, Paraná Clube 3 x Guarani 0 e Vitória 3 x Criciuma 1.
              Faltando duas rodadas para a Série B  2011 chegar ao final, esta é classificação: 1º Portuguesa (já campeã), 75 pontos. 2º Náutico, 63. 3º Ponte Preta, 59. 4º Bragantino, 58. 5º Vitória, 57. 6º Sport Recife, 55. 7º Boia Esporte, 53. 8º Americana, 53. 9º Goiás, 51. 10º Criciuma, 51. 11º ABC, 50. 12º Paraná, 49. 13º Grêmio Barueri, 47. 14º Guarani, 46. 15º Icasa 46. 16º ASA, 45. 17º São Caetano,45. 18º Vila Nova-GO, 32 (rebaixado). 19º Salgueiro, 26(rebaixado). 20º Duque de Caxias, 16 (rebaixado).

Fórmula Um vive a penúltima prova do ano

            Advinhe que é o pole-position do Grande Premio Abu Dhabi de Fórmula Um? Essa é mole, não é ? O campeão Sebastian Vettel igualou o record do inglês Nigel Mansell, de 14 vitórias nos treinos. E tudo indica que a corrida será mais um banho do alemão, campeão antecipado da temporada.

             Lewis Hamilton larga em segundo, com Button em terceiro e Webber em quarto. E os brasileiros ? Massa é o sexto,  Senna o décimo-quarto e Rubinho o último. Como a prova começa às 11 horas e ninguém precisa levantar de madrugada, até que dá pra assistir.
             Ainda bem que a temporada está terminando. Esta será a penúltima prova. Depois, só o GP Brasil, no próximo dia 27.

Ninguém tiro o título das Cataratas

    

   Brasileiros e argentinos já estão comemorando a escolha das Cataratas do Iguaçu para inclusão entre as "maravilhas do mundo". Mas a organização do concurso, que é suiça, alerta que os resultados da votação ainda são provisórios e que a confirmação oficial somente ocorrerá no início do 2012. Todavia, com tanta beleza assim, as nossas Cataratas são mesmo uma das grandes maravilhas do planeta.

Vem aí uma novela sobre jovens vampiros

         A novela "Amor e Revolução", que o SBT está apresentando, deve terminar em janeiro ou no máximo em fevereiro. E o autor Tiago Santiago tem contrato para escrever mais duas novelas para a emissora de Silvio Santos. E uma delas deverá despertar o interesse de muita gente. Será uma história sobre jovens vampiros, certamente seguindo as pegadas da série "Crepúsculo", que tem feito tanto sucesso no cinema.
         A sinopse será entregue à direção da emissora ainda este mês, e Tiago Santiago acredita que as chances de um novo sucesso são boas. Se "Amor e Revolução" está atraindo um público de mais idade, que viveu a Revolução de 64, a próxima novela deverá chamar o público jovem, que vem curtindo muito os filmes sobre jovens vampiros.
 
Tiago Santiago (foto) é um carioca de 48 anos, filho da atriz Helena Xavier. Casado com a atriz Lígia Fagundes e pai de um filho, ele foi ator e, como escritor,  já fez trabalhos importantes, como "Uma rosa com amor" (SBT) e Caminhos do coração (Record).

Esse Mourinho, não sei não

                Leio a notícia publicada num jornal espanhol, de que o técnico português Mourinho, que dirige o Real Madri, ficou "irritado" porque Neymar renovou seu contrato com o Santos. E decidiu que,  enquanto ele for o técnico do Real, o craque brasileiro não será contratado. A nota só confirma as minhas suspeitas. O tal do Mourinho não é "espada" não. Suas reações são características de um cara fresco.
                 É incrível como Mourinho e outras pessoas ligadas aos grandes clubes da Europa se acham importantes. Se são contrariados em suas intenções, reagem como ele reagiu agora, com frescura autoritária. Pois o Mourinho que vá procurar homem em outro lugar e deixe o maior craque brasileiro em paz.
                  Vejam na foto o jeitinho dele. Um velho amigo meu costumava dizer: "Nem todo o boiola tem jeito de boiola. Mas todo o cara que tem jeito de boiola, é boiola."
                   Em tempo: não sou contra os homens que decidem ser boiolas. Respeito profundamente a opção de vida de cada um. Mas sou contra o homem que, boiola ou não, pensa que é dono do mundo.

Uma noite de muita pancada

           Hoje tem futebol, Campeonato Brasileiro e outras atrações. Mas o que chama mesmo a atenção é o duplo festival de pancadas que a televisão vai mostrar. Quem diria que um dia a Globo iria aos Estados Unidos para transmitir MMA. E com Galvão Bueno e tudo. É lá pela meia-noite. O brasileiro Junior Cigano, catarinense, vai tentar tomar o cinturão do norte-americano Cain Velazquez. A promessa é de um grande combate.
            Mais ou menos no mesmo horário, a SporTV mostra o boxe de primeira linha. O filipino Manny Pacquiao, considerado o melhor boxeador da atualidade, defende seu título de campeão dos meio-médios da OMB, contra o mexicano Juan Manuel Marquez. Eles já lutaram duas vezes. Pacquiao ganhou e uma e empatou a outra. Marquez garante que hoje será o seu dia.
                                               O Brasil inteiro vai conhecer Junior Cigano          

  Acho que vale a pena dormir mais tarde  para ficar "coringando"  nos dois canais.  Será uma noite de muita porrada, podem apostar.

Argentinos estão apavorados

              A Seleção Brasileira se livrou desta agonia que é a disputa das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa2014. Os argentinos estão apavorados, depois dos três primeiros jogos. Jogaram duas partidas em casa e só ganharam uma. Disputaram um jogo fora (na Venezuela) e perderam. E com Lionel Messi e tudo. O futebol da America do Sul evoluiu, está nivelado. É claro que na hora da decisão pesa a força da camisa das tradicionais forças, como Brasil, Argentina e Uruguai. Mas que não é fácil disputar um torneio como este, não é mesmo.
               Tem muita gente achando que é muito ruim para o Brasil ficar de fora da disputa. Acho que estas pessoas têm razão. São jogos duros como esses que dão equilíbrio a uma Seleção. É muito melhor do que ficar jogando com o Gabão ou o Egito. Quando as Eliminatórias terminarem, oito meses antes da Copa, as seleções que se classificarem estarão afiadas, prontas pra qualquer disputa. E como estará o Brasil diante das inacabáveis experiências de Mano Meneses ? Será que já teremos um time titular?
                 A primeira etapa das Eliminatórias será concluida na terça-feira, com a realização da quarta rodada. Depois, a disputa pára por sete meses. Recomeça em junho, com duas rodadas, segue em setembro e outubro, chegando a 11  das 18 rodadas programadas. Muita água vai rolar por baixo  da ponte.

Colômbia só empata com a Venezuela

          Em jogo que só terminou nos primeiros minutos da madrugada, a Colômbia deixou escapar a vitória no confronto com a  surpreendente Venezuela, que na rodada anterior já havia derrotado a Argentina. Colômbia 1 x Venezuela 1 foi o placar final do jogo disputado em Barranquilla. Freddy Guarin fez o gol colombiano, aos 15 minutos do primeiro tempo, mas Frank Feltscher empatou, aos 31' da fase final.

                                                   A NOVA CLASSIFICAÇÃO

Após a terceira rodada, a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas passou a ser a seguinte: 1º Uruguai, 7 pontos; 2º Colômbia, Paraguai, Venezuela e Argentina, 4 pontos; 6º Chile, Peru  e Equador, 3 pontos; 9º Bolívia, 1 ponto.
Na terça-feira próxima jogarão: Colômbia x Argentina, Venezuela x Bolívia, Chile x Paraguai e Equador x Perú.