Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Copa Sul-Americana começa daqui a pouco

      Para quem gosta de um pega estilo Libertadores da América, começa daqui a pouco a Copa Sul-Americana 2012. Pela fase preliminar, duas partidas serão disputadas esta noite. Às 19h15m, com arbitragem do brasileiro Sandro Ricci, jogarão Danúbio (Uruguai) x Olímpia (Paraguai), no Jardines del Hipódromo, em Montevidéo. A outra partida de hoje está marcada para às 21h30m, em Assunção, no Estádio Roberto Bettega, reunindo Tacuary (Paraguai) e Cobreloa (Chile).  Apita Oscal Maldonado.
      Ao todo serão 47 participantes e o torneio terá cinco fases. O campeão garante vaga na Libertadores 2013 e disputa a Recopa Sul-Americana de 2013, contra o Corinthians, campeão da Libertadores 2012. E ainda terá direito a disputar a Copa Suruga, contra o campeão da Copa da Liga Japonesa.
      Os oito brasileiros que disputarão a Sul-Americana, inicialmente disputarão um mata-mata entre si, em ida e volta. Os confrontos serão estes: São Paulo x Bahia, Palmeiras x Botafogo, Grêmio x Coritiba e Atlético Goianense x Figueirense. A FOX Sports transmite toda a Copa Sul-Americana.

A bola já rola amanhã em Londres

    O futebol feminino abre os Jogos Olímpicos de Londres, amanhã ao meio-dia, com o jogo Grã-Bretanha x Nova Zelândia. Às 13 horas já começam mais dois jogos: Japão x Canadá e Estados Unidos x França.  A atração seguinte é a estréia do Brasil, em Cardiff (País de Gales), a partir das 14h45m, contra Camarões. Depois ainda teremos Suécia x África do Sul e Colombia x Coréia do Norte, ambos a partir das 15h45m.

     As meninas do Brasil têm tudo para começar com vitória. Camarões tem um time fisicamente forte  e um estilo parecido com o brasileiro. Mas não tem nenhuma experiência olímpica. É a primeira vez que as camaronesas disputam os Jogos. A craque Marta (foto) e o técnico Jorge Barcellos acham que "está na hora do Brasil parar de ser vice e finalmente conquistar o ouro."

Rafael cortado. E agora, Mano ?

      O goleiro Rafael teve confirmado o seu corte da Seleção Brasileira que estréia quinta-feira nos Jogos Olímpicos. Uma pena, mas estas coisas sempre podem acontecer no esporte. O problema maior é o fato do técnico Mano Meneses não ter preparado o reserva Neto para entrar no time logo de cara. Ele foi convocado quatro ou cinco vezes, mas nunca jogou. E agora, como é que faz ?

                                                                             Rafael
       Defendi aqui em várias oportunidades a convocação do botafoguense Jeferson. Um goleiro experiente é meio time. Seria muito melhor ter chamado Jaferson do que o atacante Hulk. Mas Mano fez a sua escolha. Agora vai ter que se virar sem seu goleiro titular.

                                                                               Neto
       Neto é nosso conhecido, jogava aqui no Atlético Paranaense. É um bom goleiro e hoje trabalha num grande clube, a Fiorentina, da Itália.  Mas é reserva lá,  quase não joga. Vamos ver depois-de-amanhã, quando vestir a camisa da Seleção, como é que ele se porta.

Mais uma mancada da Globo

     Inadmissível que a maior emissora de televisão do País, que sempre se intitulou lider do esporte brasileiro, ignore completamente a realização dos Jogos Olímpicos, como está fazendo a Globo. Mesmo porque a rede estará representada pelo SporTV, que certamente vai fazer uma cobertura sensacional.
     Mas a bronca de ter perdido para a Record os direitos de transmitir os Jogos de Londres pela TV Aberta, está provocando mais uma crise que leva a um comportamento ignorante e inaceitável. O grande público vai ficando cada vez com mais raiva da Globo, esta é que é a verdade. Só o que ela transmite é que é bom. O resto não presta.
     E como é que essa gente vai fazer para destacar a próxima edição dos Jogos Olímpicos, que será realizada no Brasil ? Aí, eles vão dizer que é o maior evento esportivo do Planeta ?
    Eles são assim mesmo. A Globo elegeu Collor para presidente do Brasil. Depois, se comportou como se não tivesse nada com isso. E hoje escracha o homem e a ex-mulher dele todo o dia no Fantástico.
 
            É por esta e por outras razões que eu só vejo a Globo quando não tem outro jeito mesmo.

Artes já brigaram por medalhas nas Olimpíadas

      Muita gente nem sabe disto, mas além de esportes como futebol, basquete e atletismo, os Jogos Olímpicos já tiveram como disputantes músicos, pintores, escultores, arquitetos e escritores, que brigavam por medalhas ao lado de atletas. E houve até quem ganhasse medalha nos esportes e nas artes, como o americano Walter W.Winans, que em 1912 foi prata no tiro ao alvo e ouro entre os escultores.
      Durante 36 anos, os esportes conviveram com as artes nas Olimpíadas. E foi o próprio fundador dos Jogos Olímpicos modernos, o belga Pierre de Coubertin, que incluiu em 1912  música, pintura, arquitetura, escultura e literatura na competição que ele criara 18 anos antes. Concorriam trabalhos elaborados nos últimos quatro anos, e que aludissem aos próprios Jogos. As pinturas que venceram em Paris l924 estão na foto acima.
      E assim foi até os Jogos de Londres 1948. Mais de 2 mil artistas de todo o mundo competiram, a maior parte amadores. Mas foi porque a disputa dos artistas contava também com profissionais que ela foi tirada dos Jogos pelo sucessor de Coubertin, o americano Avery Brundage, que assumiu a presidência do COI em 1951. Ele acreditava que as Olimpíadas só deveriam ser disputadas por amadores.
      Mas até hoje as cidades que sediam o evento sempre promovem muitas atividades artísticas durante o período em que as disputas esportivas são realizadas. Este ano, em Londres, acontecerá uma autêntica Olimpíada Cultural, espalhada por toda a cidade.
  
    

O novo "Bichinho de Estimação"

       Acredite, mas já tem gente dormindo abraçada com um porquinho. Quem esperava que um dia isto fosse acontecer ? Pois já está acontecendo. Os miniporquinhos, chamados micropigs, são na verdade porcos melhorados geneticamente para não crescerem.


        Os micropigs não ultrapassam os 25 quilos e o tamanho de um cão de médio porte. Eles estão conquistando as famílias brasileiras. Carinhosos e engraçadinhos, eles se transformaram na companhia ideal: dormem a noite toda, brincam durante o dia e saem a passear com seus donos, usando coleiras como cãezinhos. Os criadortes garantem que eles convivem bem com cães e gatos, vão a praia e são inteligentes.
       Numa fazenda em São Roque (SP), já é criado com sucesso um porquinho que é cruza de vietnamita com enano (argentino). A raça vem sendo melhorada geneticamente a partir das crias que apresentam menor crescimento.
        Só agora os micropigs estão entrando com força no Brasil, mas no Exterior, eles aparecem como bichinhos de estimação de celebridades, como George Clooney e Paris Hilton.
         Para evitar fraudes, duas universidades brasileiras, em São Paulo e Belo Horizonte, já fazem estudos sobre os animais e, ao final, criarão um registro que dará garantia aos criadores. Uma matriz importada custa cerca de 12 mil dólares, incluindo a taxa de importação. Uma matriz reproduz duas vezes ao ano, com cinco filhotes em média.
         Há pouco tempo, um proprietário levou um micropig ao Programa do Faustão e venceu o quadro "Se vira nos 30". Seu porquinho jogou bola, tocou vuvuzela e mostrou-se inteligente e carismático.
         Os novos porquinhos comem ração de suíno de pequeno porte, couve, brócolis, espinafre e frutas. Restos de alimentos, principalmente com óleo e condimentos, são absolutamente proibidos, para evitar a obesidade.
          Devem tomar banho uma vez por semana e ter o ouvido bem seco, para não entrar água. É recomendável o uso de um hidratante sem perfume. No frio, deve ficar abrigado.
         Os micropigs podem viver 18 anos. Um bichinho desses custa de R$ 1 mil a R$ 1,6 mil.