Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Mundial de Clubes começa amanhã


        O marroquino Raja Casablanca e o neozelandês Auckland City abrem amanhã à tarde, no certamente lotado Estádio de Agadir, no Marrocos, mais uma edição do Mundial de Clubes da Fifa. A partida será mostrada para o Brasil pela TV, e começa às 17h30m de Brasília (19h30m locais).
        A expectativa é grande, porque o time da casa estará em ação. Mas o campeão marroquino vem de derrotas pela liga local, o que causou a demissão do técnico Mohamed Fakhir, as vésperas do Mundial. Já o Auckland é lider do certame da Nova Zelândia e quer apagar as eliminações nas edições anteriores do Mundial. Dirigido pelo espanhol Ramón Tribulietx, promete surpreender neste jogo de estréia.
 

        O representante brasileiro na competição, o Atlético Mineiro, chegou hoje a Marrakesh, depois de longa viagem. No desembarque (foto), cercado por seguranças que chegaram a empurrar jornalistas, Ronaldinho Gaúcho foi a grande atração. Foi perseguido por torcedores marroquinos, que queriam fotos dele a qualquer preço. 
         Os brasileiros chegaram muito cansados e levaram 30 minutos para percorrer os 10 km que separam o aeroporto do  Hotel Selman, no bairro de Hivernage, que foi fechado só pra eles, sem aceitar outros hóspedes.A preparação para a estréia começa amanhã
    

A Foto do Dia


            A caminho do cemitério, Nelson Mandela continua fazendo verdadeiros "milagres". Ontem, ele reuniu quatro ex-presidentes e a atual presidente brasileira, Dilma Rousseff. E a foto do encontro correu o mundo. Mas o que ocorreu hoje em Johanesburgo foi ainda mais espantoso: o presidente norte-americano Barack Obama  quebrou um "gelo" de meio século e apertou a mão do presidente cubano Raúl Castro. E Dilma estava ali, ao lado de Castro. É a minha Foto do Dia, embora a qualidade  técnica da imagem não seja das melhores. ,

Ainda é muito pouco pra essa gente

         A torcida organizada mais conhecida do Atlético Paranaense está proibida de ir aos estádios de futebol  por seis meses. A punição à facção "Os Fanáticos" foi sacramentada hoje pela manhã, através de um termo de ajuste de conduta assinado pele diretoria do grupo com o Ministério Público do Paraná (MPPR). E se a torcida causar algum distúrbio a partir de agora, a punição pode aumentar para três anos de suspensão.
          Com a punição, está proibido o uso de camisas, de faixas, de bandeiras e de qualquer referência à facção. A  bateria também está proibida. Em caso de descumprimento, o grupo "Os Fanáticos" terá que pagar multa de R$ 20 mil.
                                 Já será muito bom ficar livre destes porcos por seis meses
 
          É claro que uma suspensão de seis meses já significa uma "limpeza" nos nossos estádios, mas ainda é muito pouco pelo que estes marginais vem fazendo há muito tempo. Existem no grupo figuras manjadíssimas, que precisam é ser banidos dos estádios e colocados na cadeia. Tem muita gente que deixou de ir ao futebol porque tem medo de apanhar destes animais.  O próprio termo que eles assinaram hoje já mostra que eles são um bando de desajustados. Não podem andar soltos por aí, mesmo porque eles vão vestir uma camisa qualquer e continuarão frequentando os estádios.
          Quem pesquisar um pouco, inclusive no site oficial da torcida, verá com que tipo de gente estamos lidando. Até nas músicas que eles cantam a estupidez e a ignorância estão presentes. Uma das músicas preferidas deles se chama "Acabou a Paz".  Na curta letra, eles gritam: "Acabou a Paz/ Isso aqui vai virar o inferno/ Seja no campo/ No terminal/ Fanáticos vai descer o pau !!!"
           O que mais me preocupa é que a torcida organizada do Londrina Esporte Clube tem confessado uma leal amizade com estes marginais "Fanáticos". Pelo amor de Deus !
                                   

"Sobrar" para o Joinville é uma injustiça

         O pior é que já se fala em interditar a Arena Joinville, que foi palco desta "Barbárie" de domingo. Se isto acontecer, quem vai pagar o pato é o Joinville Esporte Clube, que não tem nada a ver com toda esta história. Será uma grande injustiça.
         Mas o Atlético Paranaense, mesmo ameaçado de perder 20 mandos de jogos, está dando risada. Afinal, ele não poderá mesmo jogar na sua Arena, em Curitiba, que está sendo reformada para a Copa do Mundo. Então, jogar em outra cidade qualquer, não fará muita diferença.
          O que já se sabe, entretanto, é que dificilmente o Furacão voltará a ser recebido pelos joinvilenses. O prefeito de lá, Udo Döhler (PMDB) ficou louco da vida, porque o presidente atleticano, o sempre desequilibrado Mário Celso Petráglia, disse que a culpa de tudo o que aconteceu foi do município catarinense.
          Uma pena que o comportamento da torcida e dos dirigentes do Atlético esteja estragando esta campanha maravilhosa que o time rubronegro realizou dentro do campo. Eu mesmo, que torci para o Furacão em muitos jogos, começo a achar que lá na Baixada só escapa mesmo o bom time. O resto já pisou na bola.

Pérolas que o Facebook nos traz

 
   Entre as muitas fotos lindas postadas no Facebook, neste dia dos 79 anos de Londrina, escolhi esta do amigo Fernando Cremonez. Londrina realmente voa !