Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 13 de junho de 2018

ACABOU A ESPERA.
É AMANHÃ !



                         A Copa do Mundo da Rússia 2018 está na contagem regressiva para seu início, que acontecerá amanhã, 14 de junho, às 11h30m (horário de Brasília), com a cerimônia de abertura do Mundial.

                  O Estádio Luzhniki, em Moscou, com capacidade para 80.000 espectadores, será o palco do evento e abrigará, na sequência, a primeira partida do torneio: a seleção anfitriã, a Rússia, contra a Arábia Saudita, às 12 horas de Brasília.
                   A diferença de outras cerimônias de abertura da Copa para esta é que a deste ano estará focada nas apresentações musicais, e será algo mais breve, acontecendo apenas meia hora antes do jogo inaugural. Seus protagonistas serão o cantor britânico Robbie Williams, que diz estar "muito contente e emocionado", e a soprano russa Aida Garifullina, considerada uma das melhores vozes do país.
                   Outro nome conhecido no evento será o ex-jogador Ronaldo, campeão mundial nos anos de 1994 e 2002 e eleito apresentador da cerimônia, além de representante brasileiro no primeiro dia do torneio na Rússia.
                      O lateral-direito titular da seleção russa é um ex-jogador do Gremio de Porto Alegre. Mário Fernandes, revelado no Tricolor Gaucho e que joga no CSKA Moscou desde 2012.  Ele conseguiu se naturalizar e faz parte da Seleção Russa desde o ano passado. Na Copa, usará a camisa 2. A provável escalação da Rússia - Akinfeev; Mário Fernandes, Granat, Ignashevich e Kudryashov; Zobnin, Golovin, Zhirkov e Samedov; Miranchuk; Smolov.
                           A Arábia Saudita não chegou às Eliminatórias asiáticas como favorita, porque estava na mesma chave de Japão e Austrália na fase final. Contudo, conseguiu superar os australianos no saldo de gols e ficou com a vaga direta — o país dos cangurus ainda conseguiu a vaga posterior na repescagem. A provável escalação da Arábia Saudita -  Al-Mosailem; Al-Shahrani, Omar Hawsari, Osama Hawsari e Al-Harbi; Otayf, Al-Jassam, Al-Shehri, Al-Muwallad e Al-Dawsari; Al-Sahlawi.

Os Jogos que abriram todas as Copas !


1930
França 4x1 México
Estados Unidos 3x0 Bélgica
1934
Não houve jogo de abertura (todas as partidas da primeira rodada, eliminatória, foram no mesmo horário)
1938
Não houve jogo de abertura (cinco das partidas da primeira rodada, eliminatória, foram no mesmo horário)
1950
Brasil 4x0 México
1954
Brasil 5x0 México
1958
Suécia 3x0 México
1962
Não houve jogo de abertura (quatro partidas foram disputadas ao mesmo tempo)
1966
Inglaterra 0x0 Uruguai
1970
México 0x0 União Soviética
1974
Brasil 0x0 Iugoslávia
1978
Alemanha 0x0 Polônia
1982
Argentina 0x1 Bélgica
1986
Itália 1x1 Bulgária
1990
Argentina 0x1 Camarões
1994
Alemanha 1x0 Bolívia
1998
Brasil 2x1 Escócia
2002
França 0x1 Senegal
2006
Alemanha 4x2 Costa Rica
2010
África do Sul 1x1 México
2014
Brasil 3x1 Croácia 

   Geromel parou a arrancada
de Neymar no treino de ontem


                  O treino desta terça-feira no CT do Tottenham foi aberto para a imprensa, sendo possível observar toda a atividade. E foi o que fiz. Primeiro Tite reuniu todo o grupo da Seleção Brasileira, conversou e gesticulou bastante. No seu melhor estilo, exercitou a parte emocional dos atletas. 
  
                      Logo depois, começou o trabalho de campo. A comissão técnica optou por fazer um treino de ataque contra a defesa, e sempre com mais atacantes do que defensores. Em um determinado momento, eram três jogadores de frente contra dois da zaga. Eles tinham que partir praticamente da linha central do campo em direção à grande área, trocar passes ou fazer uma jogada individual para tentar o gol. 
                      Em um destes ataques, Neymar pegou a bola. Dominou daquele jeito que todos sabem. Partiu pra cima, pedalou, mudou de direção, enfim deu aquelas arrancadas que o tornaram um dos melhores jogadores do planeta e que encantam as torcidas pelos estádios da Europa. 
                       Só que desta vez, neste lance, parou em Geromel. Havia um paredão na sua frente. O que chamou a atenção neste momento específico foi a frieza do zagueiro do Grêmio para fazer o desarme, e sair com a bola limpa em um confronto direto contra um craque. Foi exatamente o que costuma acontecer nos jogos disputados na Arena do Grêmio. Uma capacidade extraordinária de tirar a bola do adversário. 
                         Claro que durante o treino, Neymar fez jogadas maravilhosas e gols. Assim como Geromel realizou muitos outros desarmes. Mas este lance deixou claro como o zagueiro está treinando bem na Seleção Brasileira. 
Fernanda Gentil rouba a cena
      no programa de Fátima Bernardes


                         A Copa do Mundo de 2018 começa nesta quinta-feira, na Rússia, e Fátima Bernardes já está pronta para o Mundial. No Encontro desta quarta, a apresentadora conversou com Fernanda Gentil, que está em Moscou para acompanhar o campeonato. No bate-papo, a jornalista roubou a cena ao fazer um comentário pra lá de irônico sobre as diversas regras impostas pelo país europeu aos turistas. “Cerca de 60 000 brasileiros compraram ingressos para ir a Rússia. O governo brasileiro acabou lançando um guia consular do torcedor brasileiro com várias recomendações de comportamento, porque existem muitas diferenças culturais“- disse Fátima.
        
                   A apresentadora, então, questionou o tratamento dado à comunidade LGBT: “Desde 1993 não é crime um relacionamento com pessoas do mesmo sexo, mas existe outra lei de 2003 que diz que você também não pode fazer propaganda disso, ou seja, no fundo é uma proibição a manifestações públicas de afeto, de carinho“.
               Fernanda, então, falou sobre as regras russas: “Fátima, é mais ou menos assim: cada casa tem uma regra. Você não chega na casa da pessoa e vai se comportar de qualquer maneira. Você pergunta se tem que tirar o sapato para pisar na sala, se pode abrir a geladeira. Então aqui é a regra deles, sim“- disse a jornalista, revelando que há uma multa de 200 a 4 000 reais para quem desobedecer a lei de 2003. “O que eles julgam? Que menores de idade não podem ver pessoas do mesmo sexo fazendo carinho uma na outra“.
            “Na teoria tem essa orientação, sim, essa restrição de várias questões, mas, na prática, durante a Copa principalmente, a gente vai vendo no dia a dia. É importante a gente chegar orientado. Eu, por exemplo, tô aqui bem na atividade, tô bem menininha“- disparou a jornalista, levando Fátima Bernardes às gargalhadas
No Dia de Santo Antônio,
  hospital recebe relíquia



                      Nesta quarta-feira, data em que se celebra o Dia de Santo Antônio, o Hospital Pompéia de Caxias do Sul será o primeiro hospital do mundo a ser agraciado com a entrega de uma relíquia da própria divindade canonizada.

                     A capela da instituição passa a exibir um pedaço do corpo do santo "amado por todos". A solenidade de entrega  ocorre  hoje às 16 horas, na própria igreja. No ato, o relicário onde ficará a parte da massa corporal (supõe-se como parte da milagrosa língua de Santo Antônio) será instalado em um espaço específico, onde permanecerá para veneração de devotos, pacientes e funcionários  do hospital. 
 EUA, Canadá e México
vão sediar a Copa 2026



                Estados Unidos, Canadá e México sediarão a Copa do Mundo de 2026. A decisão aconteceu na manhã desta quarta-feira, no Expocenter, em Moscou, na véspera da abertura da Rússia 2018. Essa será a primeira vez que o Mundial será disputado simultaneamente em três países.

               Membros de 210 federações ligadas à Fifa puderam escolher entre a candidatura tripla e a de Marrocos. Anteriormente, o processo de escolha era feito pelo Comitê Executivo da Fifa, esse mesmo que foi alvo do escândalo de corrupção na Fifa, conhecido como Fifagate.
               Estados Unidos, Canadá e México venceram por 134 a 65 votos entre os votos válidos. O membro da federação do Líbano votou em nenhuma das concorrentes. O Brasil optou por Marrocos contrariando o acordo da Conmebol; enquanto Cuba, Taiti e Togo se abstiveram do pleito.

                   Na primeira escolha de Copa do Mundo depois do Fifagate, o próprio presidente Gianni Infantino mencionou o devastador “Relatório Garcia”, que apontou em 400 páginas “problemas sérios e de grande envergadura no processo de candidatura e nomeação da Rússia 2018 e do Qatar 2022".

                 "Claro que as reformas que introduzimos foram vitais para atingir esse status a que chegamos hoje. Os princípios que introduzimos foram fundamentais para nossa sobrevivência. Nomeamos comitês independentes para nos recuperarmos”, disse Infantino. “Naquele tempo, a Fifa estava morta como organização. Mas agora, a Fifa está viva, cheia de amor pelo trabalho e com visão para o futuro.”
Jovem morre ao atender celular
   que estava sendo carregando



                     Um estudante de 16 anos morreu eletrocutado ao atender o celular enquanto o aparelho estava sendo carregado em um computador de uma escola de Tianguá, no noroeste do Ceará, no último dia 7.

                  Iago Aguiar Mendes era aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Santa Maria e assistia a uma aula de Informática quando sofreu a descarga elétrica. O adolescente chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Maternidade Madalena Nunes, mas não resistiu ao choque e morreu.
Em sua página no Facebook, o Colégio Santa Maria lamentou o caso. "Iago esteve conosco desde seus primeiros passos na escola até hoje" - escreveu a escola. "O Colégio Santa Maria, por meio da direção, professores, funcionários, colegas e comunidade, une-se à família de Iago, lamentando profundamente esta fatalidade."

Alem de ser um péssimo presidente
 Temer ainda não gosta de esporte

              Os meios esportivos estão apavorados com a decisão do presidente Michel Temer de editar a Medida Provisória 841 com o objetivo de transferir parte dos recursos das loterias esportivas para a segurança pública.

           A MP caiu como uma bomba e preocupa diversos setores do esporte, tanto de alto rendimento quanto o escolar, que já sofriam com cortes após os anos gloriosos dos megaeventos no país. Algumas entidades projetam que o ato marca o fim do Ministério do Esporte.
 Partido da Mulher quer um
 homem no governo gaúcho 



                      Apesar do nome, o Partido da Mulher Brasileira (PMB) lançou um homem como pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul. O administrador de empresas Luiz Fernando Portella(foto), de 37 anos, tentará concorrer pela primeira vez ao Palácio Piratini com bandeiras da igualdade entre homens e mulheres, o direito das minorias, a valorização dos policiais e a privatização de estatais. "Não há muito essa necessidade de ser uma mulher a candidata em função da sigla ser o Partido da Mulher Brasileira" - justificou Portella.
Senadores querem a cabeça
do ministro Gilmar Mendes !


                Dois senadores apresentaram questões de ordem para o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), na analise de um pedido de impeachment apresentado contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes 

              Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Lasier Martins (PP-RS) cobraram do emedebista uma posição sobre o caso, já que o pedido de afastamento do magistrado foi impetrado em abril pelo jurista Modesto Carvalhosa .
Espanha demite o técnico
quase na hora de estrear !



                     Uma das seleções favoritas ao título mundial, a Espanha demitiu o técnico Julen Lopetegui apenas dois dias antes de seu primeiro jogo. O vestiário espanhol ficou sem clima para Lopetegui, após o Real Madrid anunciar que o técnico seria seu comandante quando terminasse a Copa do Mundo 

                   A situação irritou o presidente da Federação Espanhola. A estreia é justamente a partida mais difícil do grupo e uma das mais equilibradas de toda a primeira fase do torneio, contra Portugal.
Morre um lider
do rock gaúcho



                      Referência do rock gaúcho, o músico e radialista Mutuca morreu na madrugada desta quarta-feira (13), aos 71 anos. Atualmente, Carlos Eduardo Weyrauch comandava o programa Hot Club, na Dinâmico FM.

                       Com mais de 50 anos de carreira, Mutuca acompanhou o surgimento do rock gaúcho e passou por várias bandas em sua trajetória. Alphagroup (1967) foi seu primeiro grupo, seguido por bandas como Mutuca & Amigos (1982) e Mutuca e os Animais (1991). O álbum Hot Club, do selo Barulhinho, lançado em 1999, foi indicado ao Prêmio Açorianos de Música nas categorias Cantor de Rock e Disco de Blues, contando com Paulinho Supekovia (guitarra solo), Sérgio Stoch (teclados), Lúcio Vargas e Duda Guedes (bateria). Mutuca ainda fazia shows com diferentes formações em bares e casas noturnas de Porto Alegre – em 2009, fez o show de abertura de Jerry Lee Lewis no Pepsi On Stage.
                        Além do palco, Mutuca também fez sucesso no rádio. Consolidou boa audiência com o Hot Club do Mutuca, na Ipanema 94.9 FM, que foi ao ar a partir de 1991 com uma programação incluindo rock, blues e folk. Também teve recentemente um programa na rádio Unisinos.